Esta semana uma notícia tomou conta de todos os noticiários: um hacker americano afirma ter invadido o sistema de entretenimento de bordo de aeronaves em 20 diferentes vôos e em um deles, Chris Roberts alega ter conseguido assumir os controles do avião e feito a aeronave subir e ir para os lados.
Mas a pergunta que não quer calar: Isso é possível? Estamos tão vulneráveis assim? Se é tão fácil, por que não fizeram antes? Respondendo diretamente: não!
Chris Roberts disse que invadiu sistemas da Boeing e Airbus usando um simples cabo de rede e seu notebook pessoal. Por mais que seja realmente possível para um hacker entrar no servidor do sistema de entretenimento, chegar a pilotar o avião é uma outra história.
Não é preciso ser um especialista em aviação para sacar que a coisa toda seria impossível. Para começo de conversa, o servidor que gerencia o sistema de entretenimento das aeronaves não possui nenhuma conexão com os computadores que auxiliam no controle das aeronaves, o AIMS (Airplane Information and Management System) que é o cérebro eletrônico do bichão. Toda essa parafernalha ficam em um lugar isolado chamado E&E. Por tanto, nem o acesso físico seria possível.
Além disso, os aviões modernos possuem mais de um AIMS, justamente para que um computador possa assumir o lugar do outro no caso de possíveis falhas. Ou você acha que os engenheiros colocariam todos os ovos em um mesmo cesto?
Uma outra teoria que foi espalhada a algum tempo atrás, afirma que é possível que hackers entrem no computador das aeronaves usando a rede wi-fi dos aviões. Volto a repetir, justamente por questões de segurança, nenhum desses servidores se comunicam com as máquinas que auxiliam no comando dos aviões.
Amigos, resumindo: um hacker, cracker, pirata de computador, um cara fodão de TI ou o que quer que seja, nunca conseguirá assumir os controles de uma aeronave comercial. Simplesmente por que é impossível! E que todos continuem viajando em paz!