Se você é, assim como eu, aquele tipo de pessoa que não consegue se desgrudar do seu smartphone por muito tempo, sabe o tormento que é em viagens internacionais não poder usar a internet à vontade com os altos custos do roaming internacional. Se estamos no meio daquela viagem incrível, a melhor coisa a fazer é aproveitar cada segundo, mas postar uma foto ou mandar um “oi” para a família, também é importante.
Em uma viagem que eu fiz para a Europa em 2013, eu resolvi comprar um chip pré pago e me libertar do roaming internacional.
Chegando no aeroporto de Heathrow, em Londres, ainda no desembarque eu encontrei uma daquelas vending machines, aquelas máquinas semelhantes as que vendem Coca-Cola. Eram mais de 10 opções de chips e operadoras, lá chamados de SIM Cards. Cada um parecia mais vantajoso que o outro e confesso que fiquei uns 5 minutos ali lendo atentamente até decidir qual SIM Card comprar.
Depois de escolher, basta inserir o dinheiro ou cartão de crédito e pronto, você está com seu chip local na mão.
Eu escolhi o SIM Card da Lebara (http://www.lebara.co.uk/), e paguei 20 libras (aproximadamente R$92,00 no câmbio da época) e ele veio com 10 libras de crédito para voz e dados. O custo, tanto do minuto para o Brasil quanto do MB de dados foi de 0,30 pences (aproximadamente R$1,40), e honestamente, valeu muito a pena. Sem contar que o 3G deles é mais rápido que o nosso 4G aqui no Brasil.
Para habilitar o SIM Card é muito simples, quando você insere o chip no seu telefone, automaticamente a rede é detectada e você recebe um sms de instruções para ativar os serviços. O sms vem com um link para uma página, onde você insere o número da sua linha e pronto. Nada de cadastros enormes, com números de documentos ou coisas do tipo.
O que eu achei mais legal no Lebara, é que serviço funciona no mundo inteiro, até no Brasil. Eles usam as redes das operadoras locais com custos locais. Outra vantagem é que você pode fazer a recarga, lá na europa chamado de “top-up”, pelo site ou em uma infinidade de lojas e quiosques espalhados por todos os cantos.