A maneira mais simples, econômica e prática de viajar dentro da Europa, não é de avião, mas com o bom e velho trem. Mas velho é só o modo de dizer, os trens europeus estão pra lá de modernos e velozes, quem nunca sonhou em cruzar o Canal da Mancha indo de Paris a Londres a bordo do veloz Eurostar?
Enquanto os aeroportos na grande maioria ficam afastados dos centros urbanos, as estações de trem chegam no coração das cidades, garantindo comodidade e mobilidade, já quem elas também estão conectadas as redes de metrô dos centros urbanos.
Viajando de trem você também não precisa chegar com tanta antecedência nas estações, como nos aeroportos e os procedimentos de embarque são mais simples. Além de que, viajar de trem dentro da europa é bem mais barato que o avião.
A única desvantagem em relação ao avião, é o tempo de viagem. Claro que o avião é mais rápido, mas no trem você vai ter belas paisagens na sua janela o tempo inteiro.
Eu já viajei de trem pela Holanda, Bélgica e Portugal. Eu falei um pouco dessas viagens em dois posts aqui no blog:
Roteiro infalível: O que fazer em 1 dia em Bruxelas?
Castelos dos Mouros em Sintra, Portugal. Como chegar?
A minha próxima viagem de trem será de Paris até Munique, na Alemanha, via Estrasburgo. Claro, vou contar tudo aqui.
A rede europeia funciona basicamente assim: trens maiores e mais velozes ligam as grandes cidades e comboios menores e mais lentos que fazem as ligações regionais. Alguns são diretos e mais caros e os “paradores” que são mais baratos.
Para facilitar a nossa vida, a rede férrea deles está toda conectada. Você pode comprar os bilhetes pela internet, nos sites de cada uma das operadoras de cada país, ou pela Rail Europe, que é a administradora dos trens europeus.
Você pode comprar os bilhetes ponto a ponto, mas existem também passes para viajantes estrangeiros de acordo com o tipo de viagem e os países. Por exemplo, o Rail Pass para viagens dentro do território alemão, custa €193 euros e permite 3 dias de viagem por toda a rede férrea da Alemanha.
Também existe o Euro Rail Global Pass, o ultra-master-blaster passe que permite viagens ilimitadas na rede ferroviária de 24 países por 15 dias contínuos por €567 euros.
Você consegue comprar passagens para qualquer lugar na Europa pelo site da Rail Europe, totalmente para o turista brasileiro: www.raileurope.com.br/
Você também pode comprar pelo site de algumas operadores de cada país:
Alemanha, Deutsche Bahn (DB) – www.bahn.de
Áustria, OBB – www.oebb.at
Suíça, SBB – www.sbb.ch
Holanda, NS Highspeed – www.nsinternational.nl/en
Hungria, MAV – www.mav.hu
Reino Unido, National Rail – www.nationalrail.co.uk
República Checa, CD – www.cd.cz
Eslováquia, ZSSK – www.slovakrail.sk
Polônia, Polrail – www.polrail.com
Portugal, Combois de Portugal (CP) – www.cp.pt
oi..amei seu post sobre o site que calcula o custa da viagem..acho que o principal problema quanto a uma viagem é o seu custo total, afinal, ninguém quer passar necessidade na viagem dos sonhos ne´?
Vou viajar em novembro (provavelmente chegando dia 08 em Berlim e terminado em Frankfurt dia 05/12)… passaremos pela Polônia (Cracóvia e Varsóvia), pela Áustria (Salzburg e Viena) e Alemanha (Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Offenburg)….tomara que meu dinheiro arque os meus planos rsrs acompanharei suas dicas!
ops…esqueci de Praga rsrs passaremos pela República Tcheca!
Uau Débora! Que viagem incrível você vai fazer. Eu vou dia 21/10 pra Paris, depois Estrasburgo, Munique, Berlim e Cracóvia. Mais um pouco e a gente se esbarrava por lá. Boa viagem e conta depois pra gente, como foi.
Oi Fabrício!
Mto bom o seu site, parabéns!
Uma alternativa mto boa de transporte no Reino Unido são as viagens de ônibus.
Os preços são mto menores que os de trem, as estradas são excelentes e o tempo de viagem, em algumas casos, são bastante semelhantes.
Uma viagem de Bath para Londres fica em 10 libras de ônibus, de trem em 35.
Compare nos sites:
http://www.nationalrail.co.uk
http://www.nationalexpress.com/home.aspx
Obrigada pelo excelente trabalho.
Um abraço!
Oi Rejane, tudo bem? Que bom que gostou go blog =) Muito bacana essa sua dica, eu nunca viajei de ônibus na Europa, uma vez pensei em fazer um trecho na Holanda, mas os ônibus eram sofríveis, mas a passagem era menos da metade do trem. Abraços!