Visitar Cuba

Impossível visitar Cuba sem falar de história, ela que é tão viva e presente no país, especialmente na capital, Havana. Cuba foi descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo, pertenceu a Espanha até 1898, foi vendida aos Estados Unidos em seguida, mas pouco tempo depois conquistou sua independência.

Mesmo sendo um país soberano, Cuba continuava vivendo sobre influência norte-americana até que a Revolução Cubana liderada por Eernesto “Chê” Guevara e Fidel Castro pôs fim a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959 e o país parou no tempo desde então.

Certamente você já viu imagens de Havana, com seus prédios dos anos 40 e 50, muitos praticamente em ruínas e a imensa frota de carros antigos. Realmente andar por Havana pode parecer que a gente volta no tempo, especialmente por não poder desfrutar de coisas tão comuns no nosso dia a dia, como a internet, tomar uma cerveja que não seja Cristal ou Bucanero, ou uma simples Coca-Cola e não a onipresente TuKola.

Atenção: Seguro viagem é obrigatório para visitar Cuba. Faça o seu aqui com desconto

Cuba dos cubanos
Cuba dos cubanos

Mas andar por Havana também pode lembrar uma zona de guerra, com construções praticamente em ruínas, caos social, pobreza e abandono.  Só a insistente e alegre música cubana consegue quebrar a tristeza e dar uma sacudida na gente, especialmente se estiver regada a mojios e daiquirís, na Bodeguita del Medio ou no La Floridita, lugares onde Ernest Hemingway tomava seus gorós entre um charuto e outro.

Por trás de toda alegria e magia que a luz de um fim de tarde em Havana Vieja proporciona, existe um mundo além desse que a gente paga em CUCs, a moeda os estrangeiros. O mundo dos Cubanos que ganham uma miséria e são bombardeados diariamente com propagandas do governo na televisão, no rádio e nos muros da cidade alimentando a ideia de que a revolução deu certo e ainda existe, que ainda é relevante e precisa seguir adiante e talvez nem eles saibam pra onde.

A população só tem acesso a televisão estatal cubana, TVs estrangeiras só nos hotéis, não precisa ficar muito tempo assistindo para ver como funciona a lavagem cerebral, ou a manutenção dela.

Fulgêncio Batista e os presidentes americanos
Fulgêncio Batista e os presidentes americanos

São telejornais, documentários e programas de entrevistas reforçando a ideia de que a revolução deu certo e continua. No telejornal da noite eu vi a apresentadora chamando os Estados Unidos de “invasores” que tomaram Guantanamo e ameaçam a soberania cubana. Mesmo depois de tantos anos a gente sente que o ódio continua, menos quando os dólares entram no caixa.

Dentro do Meliã Cohiba, um dos hotéis mais bacanudos da cidade, uma parede com cartazes de uma campanha onde esposas culpam os Estados Unidos por não poderem ver seus maridos que lá residem.

Campanha das esposas, apoiada pelo Governo Cubano
Campanha das esposas, apoiada pelo Governo Cubano

Nos muros da cidade a imagem viva de Chê reforça o culto e continuidade das ideologias, mesmo que as panelas estejam vazias e os tetos das casas caindo sobre suas cabeças.

No panorama geral, não dá pra saber se eles ainda acham que a revolução e a sua manutenção foi e continua sendo um bom negócio. A ditadura pode parecer opressora para nós, mas existe um sentimento de orgulho por aqueles que fincaram a bandeira do socialismo no coração do continente americano.

Amando ou odiando, não dá para ser indiferente. Visitar Cuba é caminhar por dois mundos, o deles e o nosso, de quem visita. A divertida Cuba do turista e a fechada Cuba dos cubanos. Dois universos paralelos que caminham lado a lado e que vez ou outra acabam se colidindo, especialmente quando o assunto é dinheiro, pois não tem como fazer revolução com bolsos vazios.


Procurando hospedagem em Havana?


Aqui no blog tem um post com todas as dicas de onde se hospedar em Havana e também onde evitar. Clique aqui

Ou você pode olhar a nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui.


Booking.com


Reserve um passeio em Havana



Mais sobre Cuba


Planejando a sua viagem

Que moeda levar para Cuba
15 coisas que você precisa saber antes de visitar Cuba
Visitar Cuba é caminhar por seus dois mundos paralelos
Como conseguir o visto para Cuba
Como é passar pela imigração em Cuba
Quando visitar Cuba
Onde se hospedar em Havana
Como se locomover por Cuba
Como usar a internet em Cuba

Mais coisa para fazer em Cuba

O que fazer em Havana (Roteiro completo)
Fortaleza de La Cabaña
La Bodeguita del Medio
Museu da Revolução Cubana
Varadero e as praias cubanas


Guia de Havana para download


Guia de Havana para download

Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.