Na minha viagem pelo Marrocos eu fiz questão de me hospedar em um riad em Marrakech, pois eu queria que a experiência fosse o mais autêntica possível. Mas antes de me aprofundar nesse assunto, deixe-me explicar o que é um riad.
Um riad é uma típica residência marroquina, podendo ser uma casa modesta e até mesmo um palácio, sempre dentro da medina. Hoje, muitas dessas casas funcionam como hospedarias, geralmente são administradas por famílias e tem poucos quartos.
Na minha viagem eu pude contar com o apoio do MonRiad, um riad administrado por uma família italiana no meio da medina em Marrakech.
A planta dos riads são todas muito semelhantes: um pátio central que pode ter uma fonte ou até uma piscina, com as áreas comuns no entorno e os quartos distribuídos pelos pisos superiores.
A primeira coisa que encanta num riad é a arquitetura, mas com certeza, a hospitalidade é a melhor lembrança que a gente leva de um lugar como esse. O tratamento é praticamente personalizado, as pessoas são muito amáveis. Fazem de tudo para que o hóspede se sinta em casa.
O MonRiad fica no final de um dos becos da medina, numa localização excelente: perto da Praça Jamaa el-Fnaa e perto também de um dos pontos onde carros consegue passar, de modo que a caminhada para quem chega ou sai da medina é bem curta.
O MonRiad e bonito e simples, tem algumas salas de estar para uso comum, um pátio com uma pequena piscina onde é servido o café da manhã e refeições durante todo o dia. No entorno do pátio ficam 2 andares de quartos e em cima um terraço com uma ótima vista para a Mesquita Koutoubia e mais ao longe a cadeia de Montanhas Atlas com seus picos nevados.
O tempo em Marrakech estava muito frio, então não aproveitei muito o terraço, mas no verão deve ser muito bom terminar o dia ali.
O quarto que eu fiquei era simples, como esse tipo de acomodação e o maior luxo que o quarto tinha era o ar condicionado, que eu não usei pois como comentei acima, estava bem frio naqueles dias.
O banheiro também era simples, tinha uma excelente ducha, toalhas limpíssimas e super perfumadas. Na verdade, tudo no MonRiad era muito limpo e bem cuidado.
O sinal de wi-fi também chega bem nos quartos, mas era bacana descer pra usar o computador na área comum e interagir com os outros hóspedes, tem um clima meio hostel.
O café da manhã era simplesmente fantástico, tudo feito na hora e servido na mesa por etapas, então, não tenha pressa. Tinha chá marroquino ou café com ou sem leite, o tradicional suco de laranja que eles fazem sem coar, pães feitos na hora, bolos, panquecas, omeletes, frutas,iogurte caseiro, manteigas e geléias. Cada dia o cardápio era diferente, não dava para enjoar.
O MonRiad tem uma cozinha que funciona o dia todo, uma excelente opção para jantar depois de um dia andando pela cidade e o preço é super honesto, um jantar completo sai por mais ou menos 10 euros e a comida é ótima. Não deixe de provar a salada marroquina, lembra um vinagrete com tomates e pimentões e bem carregada no coentro e especiarias.
O riad também oferece o serviço de transfer, o que para mim foi excelente pois chegar em uma cidade estranha, sem uma rede de transporte público e achar um riad no meio da medina seria quase como encontrar uma agulha no palheiro. O transfer do aeroporto ao riad custou 15 euros, vale muito a pena.
A minha passagem por Marrakech não foi a mais feliz, eu tive problemas que eu já publiquei aqui em outros posts, que eu coloque aqui embaixo. Mas a experiência no MonRiad foi super positiva e muito acolhedora.
Riad em Marrakech: MonRiad
O MonRiad tem uma excelente nota no Booking: 8,8 de pontuação geral e 9,3 de localização. As diárias custam em média o equivalente a R$250,00, mas no dia em que eu escrevi esse post (dezembro de 2016) tinha uma oferta especial de diária por R$180,00.
Clique aqui para ver os preços e reservar no Booking
Outros riads em Marrakech:
Pertinho da Praça Jamaa El Fna fica um dos Riads favoritos dos brasileiros, o Riad ILayka. Extremamente confortável, é uma verdadeira experiência em um Riad marroquino.
No coração da Medina e em uma rua bem segura, o destaque é o fantástico Riad Zolah. Ele é um pouco mais caro que os dois anteriores, porém você terá um Riad com conforto de hotel 5 estrelas, recomendo de olhos fechados. Assim como o Riad Camilia, que é famoso pela hospitalidade impecável.
Mas independente da escolha, dentro da Medina existem centenas de opções e no link abaixo eu coloquei uma lista de boas opções:
Confira a nossa lista de acomodações dentro da Medina
Reserve um passeio em Marrakech
Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Dicas do Marrocos para a sua primeira viagem
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar
Como é viajar de trem pelo Marrocos
10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei
O que fazer em Marrakech
Guia de Marrakech
Onde ficar em Marrakech
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Palais de la Bahia
Jardim de Majorelle casa de Yves S.Laurent
Compras nem Marrakech
Medina e o Souk de Marrakech
O que fazer em Casablanca
Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Muito bom Fabricio! Meu marido e eu iremos para o Marrocos em alguns dias. Seus posts nos ajudaram muito!
Abração!
Opa, que bom =)
Boa tarde!
Primeiramente parabéns pelo seus post. Uma maravilha. Muito bem explicado. Não conhecia.
Eu e minha esposa fazemos uma viagem ao exterior por ano. Estamos pensando em ir ao Marrocos em Abril. O problema é que não falamos inglês. Consigo me safar em espanhol.
Na imigração, se eu falar espanhol, será que consigo “me safar”?
Abraços.
Josias
Oi Josias, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Na imigração no Marrocos eles falam inglês, árabe ou francês. Nas ruas acho que dá até para se virar com o espanhol, mas o ideal era um inglês básico pelo menos.
Excelentes textos!
Onde está a postagem do problema que você teve?
Vamos em maio.
Obrigada.
Leni
Olá, todos os posts estão na categoria “África”> “Marrocos” no menu, o link do post em questão é esse: http://www.vounajanela.com/marrocos/marrocos-me-decepcionou/