Eu adoro ver as cidades de cima, em Lisboa então é tudo mais bonito. Os telhados vermelhos das construções antigas, as ruas estreitas, os bondes subindo e descendo as ladeiras, as pessoas caminhando calmamente. A capital portuguesa pode ser apreciada de diversos ângulos, são vários mirantes ou miradouros para ver Lisboa de cima e nesse post vou mostrar a lista dos meus 10 lugares favoritos.
10 lugares para ver Lisboa de cima
Elevador da Santa Justa
Ele é um dos cartões postais de Lisboa, o Elevador da Santa Justo foi inaugurado em 1902 para facilitar o acesso das pessoas da parte baixa do centro da cidade ao bairro alto. O projeto neogótico do engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard por muitas vezes foi associado a Gustave Eiffel, mas historiadores defendem que nunca existiu nenhuma ligação entre a construção do elevador lisboeta com a famosa torre parisiense.
Boato ou não, o elevador é lindíssimo, todo em ferro com duas cabines de madeira que fazem o trajeto em poucos segundos. No topo do elevador, fica um mirante e que na minha opinião, tem a melhor vista da cidade e o melhor pôr do sol de Lisboa.
A viagem ida e volta com acesso ao mirante custa 5 euros, você pode até achar caro, mas a vista compensa e o melhor é que ele não fica abarrotado de gente. Só o acesso ao mirante custa 1,50 euro.
Só a subida do elevador por ser paga com os cartões Viva Lisboa e Lisboa Card, mas não dão acesso ao terraço, que é onde está a graça.
O elevador da Santa Justa funciona todos os dias das 7h30 às 23h (de março a outubro) e 7h30 às 21h (de novembro a fevereiro). Já o mirante funciona das 9h às 23h (de março a outubro) e das 9h às 21h (de novembro a fevereiro).
Castelo de São Jorge
Do Castelo de São Jorge a gente consegue ter várias vistas de Lisboa, por ele estar localizado num ponto bem alto da cidade, a gente tem uma visão incrível da baixa e até de Belém, também vemos o bairro alto e na parte de trás do Castelo, a gente ainda consegue ver a Mouraria e a Graça.
Praticamente vemos a cidade em 360 graus e caminhando pelas pontes, muros, passarelas e pátios, é um novo panorama a cada metro.
A entrada custa 8,50 euros (adultos), 5 euros (crianças) e 20 euros (famílias) e funciona das 9h às 18h (de novembro a fevereiro) e das 9h às 21h (de março a outubro)
Leia mais:
Pelas vielas de Lisboa e Castelo de São Jorge
Mirante da Graça
Esse mirante fica perto da Portas do Sol, na Graça ao lado de Alfama. É o preferido dos casais, por ter uma atmosfera mais romântica, ele era o lugar favorito da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, tem até um poema dela no lugar e pra completar o cenário, a belíssima Igreja da Graça atrás.
Largo das Portas do Sol
Esse lugar foi uma das minhas novas descobertas em Lisboa, só nessa última viagem (novembro de 2016) que eu fui conhecer em uma das paradas do Eléctrico 28.
Das Portas do Sol a gente tem uma visão completamente diferente da cidade, mais voltada para o lado sul de Lisboa, Alfama, Igreja da Graça e lá longe, a famosa Ponte Vasco da Gama.
O lugar tem vários bares, restaurantes, quiosques e de bandeja, mais um pôr do sol cinematográfico da cidade.
Para chegar é fácil, só pegar os Eletricos (bondes) 28 ou 12 e quer uma boa notícia? Como o mirante fica em um calçadão, não paga nada. É só chegar.
Parque Eduardo VII
Diferente da Porta do Sol, o mirante do Parque Eduardo VII foi o primeiro lugar que eu conheci em Lisboa, lá na minha primeira visita anos atrás. Ele fica na Marquês de Pombal, de frente para a famosa Avenida Liberdade e tem uma vista panorâmica da baixa, de um lado o bairro alto e do outro lado o Castelo, Alfama e ao fundo, o Rio Tejo.
Além da vista incrível, o parque tem uma área super agradável e nos meses quentes fica lotado e para entrar não paga nada.
Mirante São Pedro de Alcântara
Outro mirante ótimo e de graça, é uma alternativa ao Mirante do Elevador da Santa Justa, pois dele a gente tem uma visão parecida da cidade. Ele fica ao lado do ponto final do Elevador da Glória, tem um jardim lindo, vários quiosques e nos finais de semana acontece ali uma feira de artesanato e com muitas comidas típicas.
Senhora do Monte
O Miradouro da Senhora do Monte fica no bairro de São Vicente, pertinho de Alfama e do Castelo. Ele não é dos mais conhecidos, por isso está sempre mais vazio, mas nem por isso tem uma vista que deixa a desejar.
Dele conseguimos ver a parte sul da cidade, um pedacinho da parte norte e toda a baixa com uma visão bem privilegiada do Castelo de São Jorge.
Terraço do MAAT
O mais novo ponto de observação para ver Lisboa de cima não é dos mais altos, mas tem uma ótima visão em 360 graus de Belém. Ele fica em cima do MAAT – Museu de arte, arquitetura e tecnologia de Lisboa, para subir não paga nada e ele fica aberto 24 horas.
Como o MAAT tem um desenho arrojado, do terraço a gente tem a sensação de estar flutuando no Rio Tejo e logo atrás, uma ótima visão da parte mais residencial de Belém.
Leia mais:
Lisboa na rota dos museus de arte moderna com o novo MAAT
Arco do Triunfo Rua Augusta
Esse mirante ficou para uma próxima viagem, não deu tempo. Mas pesquisando no mestre Google eu vi que ele tem uma visão super bacana da tradicional Rua Augusta de Lisboa, da Praça do Comércio e do Rio Tejo.
Ele foi inaugurado em 1875 e fica de frente para um dos lugares por onde os barcos com mercadorias chegavam a Lisboa, não à toa que ele tem a inscrição em latim que significa: Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”. Uma homenagem ao então Império Português e as suas descobertas mundo afora.
O mirante fica aberto todos os dias das 9h às 19h e a entrada custa 2,50 euros.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos fica em Belém, ao lado da Torre de Belém no exato ponto de onde partiam as caravelas portuguesas para conquistar novos mundos, a nossa história está muito ligada a esse lugar e quem acha que ele é um monumento novo, foi inaugurado em 1940. Ok, em se tratando de Europa ele realmente é novo.
Lá de cima a gente tem uma visão bacana de Belém, especialmente do marina, Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém. São 56 metros de altura, para mim, é o monumento moderno mais bonito da cidade.
A entrada custa 4 euros (adultos) ou 10 euros (família), ele fica aberto todos os dias das 10h às 19h (de março a setembro) e das 10h às 18h (de outubro a fevereiro), de terça a domingo.
Leia mais:
Mirante do Padrão dos Descobrimentos: a melhor vista de Belém
Confira o nosso post super detalhado explicando as melhores áreas para se hospedar em Lisboa e também lugares para serem evitados, clique aqui.
Eu acho que a melhor região para ficar em Lisboa é nas proximidades da Avenida Liberdade. Nessa região eu me hospedei no Hotel Dom Carlos Park e no Ever City Center. Ambos são ótimos e com bom café da manhã. Ficam pertinho do centro e com fácil acesso ao metrô e trem.
Não distante dali eu já fiquei também no Ibis Saldanha, pois Ibis não tem muito o que errar né? Falando nessa rede, eu também me hospedei duas vezes no Ibis Jose Malhoa. Tem metrô na porta e fácil acesso ao aeroporto.
E para finalizar, também já me hospedei no Hotel Miraparque, em frente ao Parque Eduardo VII, recomendo muito.
Veja também a minha lista com 10 hostels em Lisboa.
Como é passar pela imigração em Lisboa
Como usar o transporte público de Lisboa
Como usar os bondes de Lisboa
Dicas de Portugal para a sua primeira viagem
Quanto custa viajar para Portugal
O que fazer em Lisboa
O que fazer em Lisboa em uma conexão
Belém: como chegar e o que fazer
Bate volta de 1 dia até Sintra
Roteiro em Portugal: do Porto a Lisboa
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.