Viajar de trem pelo Marrocos foi uma surpresa muito positiva na minha viagem pelo país. Os marroquinos tem uma excelente rede ferroviária e algumas estações bem modernas que são administradas pela estatal ONCF.
Os trens são bem antigos, mas são confortáveis e até rápidos. Eu viajei de Marrakech a Casablanca e nesse post vou contar como é viajar de trem pelo Marrocos.
Comprando os bilhetes
A ONCF tem um site em francês e árabe, é possível comprar as passagens por lá, mas eu não consegui. No final da transação, já depois de ter inserido os dados do meu cartão de crédito, o site apresentava um erro desconhecido.
Site: www.oncf.ma
Um dia antes da viagem eu fui até a estação de trens de Marrakech e comprei o bilhete, fácil e rápido. Os trens do Marrocos tem duas classes de serviço, primeira e segunda. A diferença de preço é pequena e valeu mais a pena comprar a primeira classe, pois além de poltronas mais confortáveis, os lugares são marcados, sem correria no embarque para pegar um bom lugar.
De Marrakech a Casablanca eu paguei 148 Dirhams, o que dá uns 14 euros. Um excelente preço par uma viagem com duração de aproximadamente 3 horas.
Embarque
O embarque em Marrakech foi ordeiro, só entra na plataforma dos trens quem for embarcar na composição que estiver saindo naquela hora. A estação é bem nova e moderna, parece um pequeno aeroporto e tem lojas, casa de câmbio e mercadinho. Tem até um McDonalds.
É tudo muito bem sinalizado, tem vários painéis com horários das próximas partidas e a plataforma correspondente, mas tudo em francês e árabe. Mas mesmo quem não domina os idiomas, é fácil de se virar.
Mesmo com o embarque bem organizado, o trem partiu com 15 minutos de atraso, algo bem comum no Marrocos.
O trem fazia a linha Marrakech x Fez, mais ao norte do país via Casablanca e Rabat, a capital.
O trem
Notei que apenas que algumas locomotivas são mais novas, os vagões são bem antigos, mas confortáveis. A segunda classe é mais bagunçada, não sei se as poltronas são confortáveis. Na primeira classe tem ar condicionado, bem fraco, mas como estava frio, foi aceitável. Não sei se o ar condicionado atende bem no verão.
A primeira classe dos vagões tem compartimentos com 6 poltronas, 3 de cada lado e uma de frente para a outra. Achei a poltrona bem larga e confortável, deu para relaxar bastante e trabalhar. Inclusive esse post foi escrito quase todo dentro do trem.
Os vagões tem bagageiros acima das poltronas, mas apenas para malas pequenas. Malas grandes tem que ficar embaixo, com jeitinho para não incomodar ninguém.
A viagem
O trem corre suave, pela janela a paisagem típica do Marrocos: deserto de terra vermelha e céu azul. Passamos por pequenas cidades no meio do deserto, pastores e nômades. Poucas áreas verdes e muita aridez.
Pouco tempo depois da saída de Marrakech, um funcionário da ferrovia passou conferindo os bilhetes, por tanto, tenha o seu na mão para a conferência.
O trem tem um serviço de bordo pago, com sanduíches, Doritos, batata chips, água e café. Preço do café: 10 Dirhams, que dá 1 Euro. Em geral o preço é um pouco mais caro do que o mercadinho da estação, vale comprar alguma coisa lá antes de embarcar.
Durante a viagem a gente percebe muitas obras da ferrovia, sinal que está havendo um grande investimento nesse tipo de transporte.
O trem também faz algumas rápidas paradas nas cidadezinhas ao longo da ferrovia, mas não fica mais de 2 minutos em cada estação.
Chegada
Em Casablanca o trem passa em duas estações, a Casa Oasis e a Casa Voyageurs, no centro da cidade, que ao lado da Casa Port são as principais da cidade. Na porta da Casa Voyageurs passa a única linha de Tram da cidade, mas que cobre uma boa área de Casablanca, uma opção interessante dependendo de onde for a sua hospedagem. Caso você esteja em trânsito, é da Casa Voyageurs que saem os trens até o aeroporto.
Em um país com tantos problemas, a viagem de trem foi uma ótima e positiva surpresa no Marrocos. Um serviço que eu recomendo.
Dica
Se o seu destino for Casablanca, fique atento pois a cidade não é o ponto final da linha e o trem fica poucos minutos parados. Se o seu destino for a Casa Voyageurs, como a maioria das pessoas, recomendo já esperar no corredor com as malas após o trem sair da Casa Oasis para um desembarque mais rápido e como muitas pessoas embarcam em Casablanca para outras cidades, rola um tumulto de gente saindo e entrando no trem.
Se Marrakech for o seu destino final, pode ficar mais tranquilo, pois a cidade é o ponto final da linha.
Imagem de capa: ONCF
***
Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Dicas do Marrocos para a sua primeira viagem
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar
Como é viajar de trem pelo Marrocos
10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei
O que fazer em Marrakech
Guia de Marrakech
Onde ficar em Marrakech
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Palais de la Bahia
Jardim de Majorelle casa de Yves S.Laurent
Compras nem Marrakech
Medina e o Souk de Marrakech
O que fazer em Casablanca
Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Olá Fabrício!
Adorei seu post.
Vou fazer um tour na Europa no fim do ano, com conexão de 2 dias em Casablanca.
Como vou sozinha, gostaria de saber mais sobre a possibilidade de ir a maraquesh
Vc tem instagram?
Oi Jacque, meu instagram é @fabriciomoura e o do blog é @vounajanela. 2 dias eu acho bemmmm apertado, já que a viagem de trem toma uma boa parte do dia.
Olá, Fabrício.
Td bem?
Adorei seu post.
Sabe me dizer se do aeroporto de Casablanca consigo pegar um trem para Marrakech e qual seria essa estação?
Obrigada!
Um abraço.
Oi Erika, tem que pegar um trem até a estação Casa-Voyageurs em Casablanca e lá pegar outro trem até Marrakesh, mas é tranquilo.
Erika vc conseguiu pegar o trem?
Estarei nessa mesma situaçao,vi que essa estacao é bem distante do aeroporto.!
Olá Fabrício, muito obrigada pelas informações do seu post. Gostaria de fazer o trecho de Marrakesh a Rabat, mas parando em Casablanca para conhecer as Mesquita. Você sabe se as estações de trem têm guarda-volumes para colocarmos malas?
Obrigada, Abraço!
Oi Lilian, tudo bem? Não me lembro de ter visto, mas acho que não tem. A estação de Casablanca é MEGA precária, tem uma nova em construção mas acho que ainda não está pronta.
Olá Fabrício , td bem? Vou fazer uma excursão por Marrocos e acaba em casablanca onde ficarei por 3 dias livres. Gostaria de conhecer o estreito de Gibraltar. Vc pode me dar dicas? Como ir? Trem parece melhor né ? Onde compro passagem ? Tânger fica no caminho . Se puder me ajudar
Muito bom Fabrício!
Me ajudou em uma grande dúvida, achei a passagem de avião de Marrakesh pra Casablanca caro, pela proximidade e rapidez. Estava em busca de algo semelhante e você me ajudou! Certeza que vou fazer o mesmo que você!
Valeuuuuuu
Vai tranquilo que o sistema de trens deles funciona bem.
Oi, Fabrício, parabéns pelo relato nos ajudou bastante. Eu e minha esposa (casal maduro kkkk mais de 60) estamos vindo de Paris e chegaremos por volta do meio-dia em Marrekesh e iremos de trem para Casablanca. Faremos um tour a partir de Tanger. Qual melhor forma de ir do aeroporto à estação central de Marrakesh? abçs
Oi Eduardo, tudo bem? Do aeroporto até a estação de trem é perto, nem 5km. A melhor forma é pegar um taxi, mas pegue os taxis da cooperativa do aeroporto (os balcões ficam perto do desembarque), nunca pegue táxis na rua ou na porta do aeroporto. Ao sair do desembarque uma multidão vai em cima de você oferecer transporte, chega ser assustador e podem acontecer golpes. Por isso é importante pegar o táxi do aeroporto.
Estou pensando em fazer Tanger-Marrakech de trem, saindo às 23h e chegando às 9h (dia seguinte) em Marrakech, vc conhece a diferença entre a 1a classe e a lit single (q seria cama) ?
Boa noite Fabrício. Vou de Tânger Ville a Marrakesh. Tem algum trem q vai direto sem paradas ?
Olá! Não sei dizer, pelo menos eu nunca vi trem direto, só com conexão em Casablanca. Dá uma olhadinha no site da ONCF