Você já ouviu falar do Jardim de Majorelle? Talvez não, mas o lugar ficou conhecido mundialmente por abrigar a residência marroquina que pertenceu ao estilista francês Yves Saint Laurent e após a sua morte em 2008, se tornou um dos lugares mais procurados de Marrakech.
Mas a história do Jardim de Majorelle começa bem antes da chegada de Saint Laurent ao Marrocos pela primeira vez.
A história do Jardim de Majorelle
Jacques Majorelle foi um importante pintor francês, filho do também famoso designer Louis Majorelle. Em 1917, Jacques foi convidado pelo general francês Marshal Lyautey a visitar o Marrocos. Jacques se apaixonou por Marrakech, onde retornou em 1923 e comprou uma enorme área toda coberta de palmeiras ao norte da Medina de Marrakech.
Em 1931 ele encomendou ao arquiteto Paul Sinoir a construção de uma casa em estilo Art Deco com influência moura e berbere. A casa serviria de residência e estúdio e em seu entorno foi criando um jardim com plantas que Majorelle trouxe de várias partes do mundo, inclusive do Brasil.
Em 1947, Marojelle começou a passar por dificuldades financeiras após um divórcio e decidiu abrir o Jardim de Majorelle ao público pela primeira vez. Ele morreu em 1962 e o jardim ficou abandonado.
A chegada de Saint Laurent
Após a morte de Majorelle, Yves Saint Laurent e seu companheiro Pierre Bergé descobriram o jardim durante uma primeira visita a Marrakech. Em 1980 eles compraram a propriedade que seria vendida para a construção de um hotel.
Desde então, Yves e Pierre passaram a morar no Jardim de Majorelle, durante anos eles restauraram o jardim, adicionaram novas plantas e transformaram o lugar nesse oásis que a gente pode visitar hoje.
Em 2008 Saint Laurent faleceu, parte de suas cinzas foram depositadas em um memorial construído em um dos cantos da propriedade e Pierre Bergé transformou o lugar na Fundação Jardim de Majorelle e doou a propriedade a Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent que a administra desde então. Em 2010 o lugar foi aberto ao público.
A visita ao Jardim de Majorelle
A entrada do jardim fica em uma rua lateral que após a morte do estilista foi batizada de Rua Yves Saint Laurent.
O Jardim de Majorelle é um dos lugares de natureza mais exuberantes que eu vi no Marrocos. Na entrada a gente já sente a temperatura mudar, devido a enorme quantidade de árvores e ar puro.
São vários caminhos, lagos, canais e a casa de um azul incrível com janelas amarelas que faz os olhos da gente brilhar.
A coleção de cactos gigantes é linda, algumas plantas são mais altas que a casa. Além de muitas palmeiras, árvores centenárias, gazebos e caminhos com piso vermelho e vasos coloridos.
Parte da casa pode ser visitada, o antigo estúdio do Jacques Majorelle foi transformado em museu de arte bebere e muitas peças em exposição pertenceram a Saint Laurent.
O lugar tem também um café, livraria, loja e uma pequena galeria, a Love Gallery com cartazes das coleções do Saint Laurent.
Caminhar pelo Jardim de Majorelle é muito especial, pela história e beleza do lugar, mas também para fugir do caos de Marrakesh, mesmo que por algumas horas.
Como chegar
O Jardim de Majorelle fica na Rue Yves Saint Laurent, 40090. O lugar é fora da Medina, mas dá para ir caminhando sem problemas.
A entrada custa 70 Dirhams para visitar o jardim e 30 Dirhams para visitar o museu. O Jardim de Majorelle abre todos os dias das 8h às 17h30 (entre 01 de outubro e 30 de abril); das 8h às 18h (entre 01 de maio e 30 de setembro) e das 9h às 17h durante o Ramadan.
Site: http://www.jardinmajorelle.com/
Reserve um passeio em Marrakech
Chegando no Marrocos: visto, imigração e transporte
Dicas do Marrocos para a sua primeira viagem
Casablanca e Marrakech: como andar e onde ficar
Como é viajar de trem pelo Marrocos
10 coisas que você precisa saber
O Marrocos me decepcionou até onde eu deixei
O que fazer em Marrakech
Guia de Marrakech
Onde ficar em Marrakech
Como é se hospedar em um tradicional riad em Marrakech
Palais de la Bahia
Jardim de Majorelle casa de Yves S.Laurent
Compras nem Marrakech
Medina e o Souk de Marrakech
O que fazer em Casablanca
Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
O azul da casa é tão unico que assumiu uma posição no pantone da cor azul. Quando visitar esse jardim não sei se me vou conter pois sou apaixonado por cactos e vou querer trazer algum na mala, pior são os espinhos