O Malba já foi muito comparado com o Museu de Arte Moderna de Nova York devido a sua importância, mas claro, o museu argentino está bem longe em termos de dimensões e de obras do MoMA, mas ambas as instituições tem o mesmo discurso: trazer o que há de mais importante em termos de arte moderna, movimentos vanguardistas e sem deixar de lado os clássicos.
O prédio do museu foi inaugurado em 2001 e foi o primeiro prédio construído na cidade com a finalidade de abrigar um museu. E junto da abertura, vieram um turbilhão de críticas pois milhares de dólares foram gastos num momento em que a Argentina vivia a sua pior crise.
Mas os anos passaram, a situação da Argentina melhorou e o Malba se firmou com um dos principais museus de arte da América Latina. Em seu acervo tem Frida Kahlo com Autoretrato con Chango y loro de 1942, é o surrealismo mexicano muito bem representado nesse autorretrato com os temas favoritos de Frida: pássaros e macacos.
Fernando Botero é bem representado com Los Viudos, de 1968, além de Ernesto Deira, Guilhermo Kuitca, Antonio Berni e o nosso Abaporu, de Tarsila do Amaral. O Malba sempre exibe grandes mostras e exposições, além de um ótimo cinema que funciona de quinta a domingo exibindo clássicos, cults e filmes argentinos.
O prédio não é dos maiores, mas bem completo, muito bonito e iluminado. São três pisos no total, dá para visitar todo o lugar em umas 2 horas.
Mais informações www.malba.org.ar/pt
Como chegar ao Malba
O MALBA fica entre o Museu Nacional de Bellas Artes e o Jardim Japonês, na Avenida Figueroa Alcorta 3415, Bairro de Palermo.
Horários: de quinta a segunda-feira e feriados de 12 a 20 hs. Quarta-feira até 21h. Fechado às terças-feiras.
Seguro viagem para a Argentina
O seguro viagem com cobertura Covid para internação, isolamento ou traslado sanitário é obrigatório para entrar na Argentina.
Faça o seu seguro viagem aqui com desconto.
Onde se hospedar em Buenos Aires
Na minha última viagem a Buenos Aires (Junho 2022) eu me hospedei no Hotel NH Collection no centro da cidade. Coladinho na Plaza de Mayo. O hotel é um 5 estrelas sensacional com preço de hotel 3 estrelas. Definitivamente um dos melhores hotéis que eu já fiquei. Recomendo de olhos fechados.
Mas se quiser, dê uma olhadinha no post que eu escrevi com os melhores lugares e onde evitar (clique aqui).
Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires em 3 dias
Onde se hospedar em Buenos Aires
Como ir do Aeroporto de Ezeiza até o centro da cidade
Perigos e golpes em Buenos Aires
***
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Encantada com essa bola amarela Fabrício (minha cor favorita rs). Lendo sobre esse museu só aumentou a minha vontade de voltar a Buenos Aires, pois acredita que não fui ao Malba, e não foi por falta de tempo, foi aquele pequeno equivoco de deixar para ir na última hora e depois não dá certo (fiquei 1 mês em BA este ano). Muito lindo e ainda conta com o acervo de uma mulher que é pura inspiração para mim, a querida e eterna Frida Kahlo 🙂
Abraços