A cidade de Kuala Lumpur na Malásia foi uma das maiores surpresas que eu tive na minha viagem pela Ásia. Eu sabia que a cidade era moderninha, cheia de monotrilhos e prédios espelhados, mas foi além do que eu imaginava. A cordialidade do povo, a cidade limpa e muito bonita chamou realmente a minha atenção. Nesse post, vou dar dicas para quem estiver chegando em Kuala Lumpur.
É importante ficar atento pois a cidade tem dois aeroportos, um do lado do outro e com nomes bem semelhantes: KLIA e KLIA2. Muita calma nessa hora pois é muito fácil se confundir e ir parar no aeroporto errado.
Leia mais:
O que fazer em Kuala Lumpur em 3 dias
20 coisas para fazer em Kuala Lumpur
Onde ficar em Kuala Lumpur
Como se locomover em Kuala Lumpur
Chegando em Kuala Lumpur pelo KLIA
O KLIA, Kuala Lumpur International Airport é o principal aeroporto da Malásia, é onde fica o hub da Malaysia Airlines e se você vem da Europa, Estados Unidos, África ou Oriente Médio, além de todos os voos operados pela Malaysia, é no KLIA que você vai chegar.
Como todos os grandes aeroportos, ele é enorme, mas muito simples de se encontrar. Ele tem um terminal principal com duas asas e um satélite que é acessado por um trem que passa por baixo da taxi-way e sai da área central do terminal principal. A transferência de um terminal para o outro é rápida, demora menos de 5 minutos.
Chegando pelo KLIA2
O KLIA2, Kuala Lumpur International Airport 2, é o segundo aeroporto mais movimentado da Malásia, é nele que operam principalmente as low-cost, como a Air Asia que tem seu hub principal lá. Se você vem de algum país vizinho, ou voando de low-cost, é nesse aeroporto que irá desembarcar.
Imigração em Kuala Lumpur
O aeroporto de Kuala Lumpur é muito bem sinalizado, o acesso ao setor de imigração, restituição de bagagens e alfândega acontece um piso abaixo da área de desembarque. Na parte central do terminal principal ficam os acessos por escadas rolantes e elevadores.
Antes de chegar ao setor e imigração, a gente passa por uma área com várias casas de câmbio. Se quiser trocar dinheiro, é uma boa oportunidade. Os valores cobrados aqui são praticamente os mesmos do centro da cidade, a moeda da Malásia é o Ringgit.
Logo na frente ficam os balcões de imigração. É tudo muito organizado, tem uma série de balcões para cidadãos asiáticos, maláios e para o chamado “resto do mundo”, é lá que nós vamos.
Importante dizer que brasileiros não precisam de visto para entrar na Malásia, tão pouco o preenchimento de algum formulário. É só chegar no balcão e apresentar o passaporte. O oficial de imigração tira uma foto, no meu caso ele só fez uma brincadeira com a falta de espaço para o carimbos no passaporte e pronto. Nenhuma pergunta, não pediu nenhum documento.
Mas é bom estar prevenido sempre, antes de viajar eu falei com o Consulado da Malásia e eles me disseram que a gente precisa ter o passaporte com validade de no mínimo 6 meses após o término da viagem, passagem de volta, comprovante de hospedagem, comprovante de vacina contra febre amarela, o CIVP (leia mais aqui), além de dinheiro maláio e cartões de crédito internacional.
Depois de passar pela imigração, seguimos para a área de restituição de bagagens e alfândega, sem complicações e já deixamos a área fechada do aeroporto.
Como ir do aeroporto de Kuala Lumpur ao centro
O KLIA fica distante 55 quilômetros do centro de Kuala Lumpur e existem duas maneiras principais de ir do aeroporto ao centro: trem e ônibus.
Trem
O KLIA tem um serviço de trem rápido, o KLIA Ekspres que liga o aeroporto a KL Sentral (com S mesmo), que é a estação central de Kuala Lumpur, reunindo num mesmo lugar os serviços de trem, metrô, monotrilho e ônibus. É um grande hub que conecta a cidade inteira. A estação tem até uma área com balcões de checkin remoto da Malaysia Airlines, para quem quiser fazer o checkin e despachar as malas antes mesmo de chegar ao aeroporto.
A viagem pelo KLIA Ekspres dura menos de 30 minutos, o serviço é bem confortável, a passagem custa 55 Ringgit, o equivalente a uns 45 reais. Eu achei um pouco caro em comparação com o mesmo serviço em outros países.
O trem sai do KLIA, para quem vem do KLIA2, tem um trem que liga os dois aeroportos e lá poderá embarcar no KLIA Ekspres.
Para achar a plataforma de embarque, basta seguir as placas indicativas e comprar o billhete no balcão da empresa ou nas máquinas de vendas.
Nota: Eu usei o serviço quando voltei da cidade para o aeroporto, recomendo caso tenha muita pressa.
Site: kliaekspres.com
Ônibus
Tanto KLIA, quanto o KLIA2 tem vários serviços de ônibus que ligam os terminais a KL Sentral e a outras partes de Kuala Lumpur e região metropolitana.
No KLIA, a estação rodoviária do aeroporto fica no subsolo, basta seguir as placas. É um lugar bem bagunçado e não lembra em nada a organização do aeroporto.
Chegando lá, você vai ver vários balcões de vendas de passagens, a melhor opção é a Airport Coach e a passagem custa o equivalente a 8 reais, é realmente muito barato e a viagem até a KL Sentral dura 1 hora em média.
Ao lado dos balcões de vendas ficam as plataformas de embarque e desembarque, o problema é que cada ônibus de uma mesma empresa tem pinturas diferentes, não é padronizado como aqui no Brasil e alguns vem sem letreitro. Mas é só perguntar a um dos funcionários qual o seu ônibus e eles te indicam o veículo correto.
Os ônibus ultra coloridos são confortáveis, com um bom ar condicionado, que é fundamental para o calorão da Malásia. Caso você esteja indo para a KL Sentral, o desembarque é feito no subsolo da estação, de lá é simples se encontrar para pegar o metrô, trem ou monotrilho.
Nota: Na ida do KLIA para o hotel eu fui de ônibus, mas optei por um taxi até o hotel, o que foi bem barato, menos de 15 reais e valeu a pena. Recomendo o ônibus caso você queira economizar um pouco e não tenha pressa para chegar ao seu hotel ou aeroporto.
Site: airportcoach.com.my
***
Confira o nosso post com todas as dicas de hospedagem em Kuala Lumpur. O Vou na Janela é parceiro do Booking.com e reservando um hotel aqui, você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso. =) Mas vou deixar algumas dicas aqui embaixo.
Na minha primeira viagem, eu fiquei no Hotel Transit e foi uma decisão certeira. O hotel fica em frente a Pudu Sentral, um terminal de ônibus intermunicipais e com acesso ao metrô. O quarto era muito bonito e confortável, o café da manhã era relativamente ok, mais para o paladar asiático, mas eu comi bem. Os funcionários eram muito atenciosos e prestativos. O hotel também tem um bom restaurante com preços bem honestos.
Na minha segunda viagem eu fiquei no Hotel GTower, um hotel 5 estrelas bem pertinho das Petronas Tower. O hotel fica dentro da GTower, um prédio que tem escritórios comerciais, restaurantes e um bar muito bacana no terraço. Mas não se preocupe com o barulho, o hotel é muito silencioso e tem um elevador exclusivo. Os funcionários eram muito, mas muito atenciosos e prestativos. Faziam de tudo para agradar e receber bem.
Outros hotéis recomendados nesta mesma região:
Mandarin Oriental, Kuala Lumpur
JW Marriott
Le Apple Boutique Hotel
Holiday Inn Express Kuala Lumpur City Centre
O que fazer em Kuala Lumpur em 3 dias
Como se locomover em Kuala Lumpur
Como é passar pela imigração na Malásia
Como é a visita as Petronas Towers
KL Tower em Kuala Lumpur
Batu Caves: o templo hindú perto de Kuala Lumpur
Little India: o bairro indiano de Kuala Lumpur
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Fabrício eu vou sair de Langkawi para KualaLumpur, vc sabe se preciso passar por imigração tendo em vista q o voo é doméstico?
Não, no seu caso só o controle de segurança.
Olá Fabrício, tudo bem? Irei à Kuala Lumpur em Julho/2018 e desejo saber se há alguma restrição para desembarque com animais domésticos ( gatos )?
Oi Núbia, tudo bem? Não sei te dizer. Recomendo entrar em contato com o consulado da Malásia no Brasil.
Ola !!!!
Vou fazer conexao em kuala lumpur e sem saber que la existem 2 aeroportos , acabei comprando a passagem saindo de Klia e meu voo chega em Klia 2 , tenho 2 horas, sera que da tempo para trocar de aeroporto , ja que antes precisarei passar pela imigraçao , nao levarei bagagem .
Obrigada !!!
Olá! Olha, é bem arriscado, especialmente pq as filas de imigração no KLIA costumam ser imensas. Os aeroportos em si ficam um do lado do outro e o acesso entre eles é rápido, o problema são os procedimentos lentos e se o seu voo atrasar um pouco já vai comprometer a sua conexão.
Ola, bom dia !
Vou pra Perth (Australia), e pretendo comprar uma passagem com parada em Klia, e troca de aviao em Klia tambem (Espera de 9h 5m em Kuala Lumpur). Preciso de visto em transito ?
Oi Luan! Brasileiros não precisam de visto para a Malásia.