Imigração em Madri
Nos últimos anos as notícias de brasileiros sendo barrados na Espanha tomou conta dos noticiários e fez crescer o medo de quem...

Nos últimos anos as notícias de brasileiros sendo barrados na Espanha tomou conta dos noticiários e fez crescer o medo de quem precisa passar pela imigração em Madri. O Aeroporto de Barajas recebe diariamente quatro voos vindos de São Paulo (Latam Airlines, Iberia, Air Europa e Air China) além de voos do Rio de Janeiro e Salvador, por tanto, é um dos aeroportos mais procurados por brasileiros quando fazem conexão com algum outro destino europeu e até fora da Europa.

Eu passei pela imigração em Madri em um momento muito tenso. No fim do ano passado eu peguei uma promoção de milhas na Iberia e fui passar o ano novo na Espanha, menos de 2 meses depois da série de atentados em Paris que vitimou mais de uma centena de pessoas.

A empolgação pela viagem foi tão grande que eu só me dei conta de que iria enfrentar uma das imigrações mais difíceis do mundo (talvez a mais difícil, realmente) quando pisei naquele antigo Airbus A340 da Ibéria.


Passando pela imigração em Madri


Chegando em Madri, desembarcamos no Terminal 4S, já na porta da aeronave os oficiais ficam verificando se todos os passageiros estão com seus passaportes, eles não conferem nada, só se certificam que todo mundo esteja em posse do documento. Se você chegar em Madri pela Iberia ou Latam, seu desembarque será no Terminal 4S. Se seu voo for pela Air Europe ou Air China, o desembarque ocorre no Terminal 1.

A340 no gate to Terminal 4S
A340 no gate to Terminal 4S

Barajas, como é conhecido o Aeroporto Adolfo Suarez é enorme, como todos os principais aeroportos do mundo, é todo muito bem sinalizado mas ele não é tão prático como outros aeroportos e você vai entender daqui a pouco porque eu estou dizendo isso.

Seguimos por longos corredores até chegar a uma bifucação: De um lado seguem os passageiros que farão conexão para algum país fora do Espaço Schengen, exemplo Reino Unido ou Irlanda. Esses passageiros passarão novamente pelo raio-x e entrarão de volta na sala de embarque para seguir até seu destino final. Do outro lado seguem os passageiros que ficarão em Madri ou seguirão para algum outro país que faça parte do Espaço Schengen, por isso, terão que fazer a imigração em Madri.

Mapa do Aeroporto
Mapa do Aeroporto

Descemos uma escada rolante e passamos por dentro do free-shop até chegar aos balcões de imigração. De um lado ficam os balcões de controle de passaporte dos cidadãos europeus e do outro lado ficam os balcões que controlam os passaportes não-europeus e é lá que vamos.

Não precisa preencher nenhum formulário, basta seguir para o balcão com o passaporte e documentos que podem ser exigidos. Aqui no blog tem um post com uma lista de todos os documentos necessários (clique aqui).

Meu voo chegou de manhã e a imigração em Madri estava abarrotada de gente de todos os cantos do mundo. Algumas pessoas passavam bem rápido, outras demoravam um poucos mais e ainda tinham alguns que eram levados para a temida “salinha”, aquela onde o interrogatório é mais intenso. Os oficiais de imigração tem faro para detectar mentiras, se eles perceberem que alguém tem intenções de imigrar ilegalmente, essa pessoa será facilmente identificada.

Quando chegou a minha vez, o senhor que me atendeu me olhou por cima dos óculos, conferiu com a foto no passaporte, me perguntou qual seria meu destino final, motivo da viagem, quanto tempo e qual era a minha profissão. Carimbou o passaporte e pronto.

Não pediu para ver absolutamente nada, mas eu estava com a papelada toda na mão caso ele me pedisse alguma coisa.


Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.


Depois do balcão de imigração, a gente precisa pegar um trem interno para ir para o Terminal 4, onde ficam as esteiras de bagagem e alfândega. Lembra quando eu disse que Barajas não era muito prático?

Trem que liga o Terminal 4S ao Terminal 4
Trem que liga o Terminal 4S ao Terminal 4

O trem passa a cada 2 minutos e a viagem é rapidinha. Quando cheguei na esteira, as bagagens já estavam rodando e algumas estavam amontoadas num canto, no meio de passageiros de outros voos. Ninguém, nem da Iberia e nem da administração do aeroporto vigiam as malas, é muito fácil ser roubado ali. Eu viajei com a mala de bordo, não corri nenhum risco, mas uma dica é não colocar itens de valor na sua mala.

O próximo passo foi a alfândega e vistoria de bagagens. Normalmente a vistoria é feita por amostragem, escolhendo algumas malas a cada número de passageiros que passam por ali. Mas como a segurança estava bem intensificada naqueles dias, todo mundo passava pela vistoria de bagagens e eles abriram tudo.

Olharam dentro dos sapatos e abriram até os forros das malas. Por conta disso, o procedimento de desembarque em Barajas demorou duas horas desde a hora em que o avião estacionou no portão até a hora em que eu saí no saguão do terminal principal.

Como vocês viram, passar pela imigração em Madri não foi nenhum bicho papão, tendo todos os documentos em mãos e respondendo a verdade sempre, não existem motivos para ter medo.

Leia mais:
Dicas para passar pela imigração na Europa sem medo
Imigração em outros países, veja aqui


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram.


 

61 thoughts on “Como é passar pela temida imigração em Madri na Espanha

  1. Oi Fabrício, me chamo Priscilla e vou passar as férias em Portugal com meu esposo e meu filho de 8 anos em março do ano que vem, buscando os voos encontrei a opção de ir pela Air Europa com conexão em Madrid por um preço muito mais baixo do que o voo direto pela Tap, a princípio me animei bastante por achar a passagem cerca de 2 mil mais barata, mas então comecei a pesquisar sobre a imigração em Madrid e me assustei com tantos posts falando da rigidez deles, uma amiga que tem a mãe cidadã espanhola também me colocou bastante medo dizendo que barajas é uma loteria, minha animação passou a ser receio e agora medo da imigração, acabei não comprando as passagens e estou relutante em fazer porque agora estou me borrando de medo de ter nossa primeira viagem internacional barrada na imigração mesmo sem motivo, ter um sonho que batalhamos tanto para alcançar interrompido e perder o dinheiro. Será que a imigração em Madrid está ainda tão pesada? Será melhor gastar um pouco mais e comprar um voo direto?

    1. Oi Priscilla, tudo bem? Barajas é sempre pesado, mas eu nunca tive problemas, não chega a ser uma loteria, não é bem assim. Mas pessoas sem a documentação correta correm o risco de não entrar mesmo. Você vai com seu marido e filho, acho difícil barrarem.

  2. Oi Fabrício, tudo bem? Me chamo Cláudia e moro em Salvador, na Bahia. Parabéns e obrigada pelas informações valiosas das suas postagens. Eu sou uma viajante de primeira viagem à Europa, peguei as suas dicas e vou levar toda a documentação sugerida, inclusive, estarei de férias no período da viagem. Vamos em março de 2018, em família – Eu, Mãe, irmã e cunhado, iremos passar 24 dias, visitaremos Madri, Barcelona, faremos um cruzeiro pelo Mediterrâneo, Paris, Amsterdam e Bélgica. Entraremos por Madri, compramos as passagens pela Air Europa de Salvador – Madri (ida) e Amsterdam – Salvador, com conexão em Madri – volta. Fiquei com dúvida a respeito dos euros que iremos levar, segundo sua sugestão teria que ser em torno de 40 euros por dia. Temos que mostrar o dinheiro na imigração? E se levarmos mais do que isso, podemos mostrar também? Ou você sugere que levemos o total dos 40 euros por dia em um local de mais fácil acesso, para poder apresentar na imigração e o restante escondido para não mostrar.
    Desde já, agradeço sua atenção e apoio!
    Abraços,

    1. Oi Cláudia, bom dia! Eles podem pedir pra ver o dinheiro e cartões sim, isso aconteceu comigo. O limite máximo por pessoa é o equivalente a 10 mil reais por viagem, e nunca esconda nada dos caras. Abraços

  3. Oi Fabrício, comprei passagem Air China direto SP- MADRID, mas , pensei em comprar uma passagem até Dublin e ir encontrar uma amiga que mora lá para seguirmos viagem ( até então ela iria me encontrar em madrid; mas não vai mais conseguir ) se eu comprar uma passagem SEPARADA de outra cia aérea para Dublin , terei que passar na imigração em madrid ou vou direto para o terminal de voo a Dublin/ UK..
    Ou só se meu voo da origem (SP) tiver destino até Dublin? Como funciona ?

    1. Oi, tudo bem? Neste caso você vai ter que fazer a imigração em Madri, retirar as malas e despachar de novo. Chegando em Dublin, vai fazer a imigração de novo.

      1. Fabrício, uma última dúvida, prometo 😂
        Se eu comprar a passagem separada e não despachar a mala ainda sim teria que ser feita a imigração em madrid ? 🤔 abraço !

  4. Fabrício, adorei o texto!
    Voce acha 4h05 de conexão em Barajas um tempo bom?
    Meu voo é SP – Madrid, mas de lá, ainda pegarei um voo low cost pela Ryanair. Acha que dá tempo?
    Obrigada,
    Abraços.

  5. Oi Fabricio, meu filho está indo fazer intercâmbio na Irlanda em fevereiro, comprou uma passagem pela Ibéria que sai de Recife – SP com conexão em Madri e destino final Irlanda. Ele vai precisar passar pela temida Imigração? e quais documentos precisa apresentar?
    Obrigado pelo apoio. Felicidades.

  6. Olá Fabricio. Parabéns pelo post!
    Estou indo para a Europa no próximo dia 29. A minha chegada é em Madrid, de lá tenho um voo comprado separadamente para o Porto, e do Porto eu vou me encontrar com uma amiga que mora lá e vamos para Londres e Bruxelas. Nós vamos passar um período em Londres e Bruxelas e depois voltaremos para a casa dela em Portugal.
    Não posso deixar de comentar que estou morrendo de medo da imigração em Madrid depois que comecei a ler quão difícil é entrar na Europa por lá.
    Eu já fiz o seguro exigido, tenho passagem de volta comprada para o Brasil, estou pensando em levar 600 euros em espécie para os 15 dias e mais extrato do cartão de crédito com limite de 2000 euros, minha amiga me fez uma carta convite e registrou em cartório lá em Portugal para o período em que vou ficar na casa dela e não tenho reserva em hotel, estou levando as reservas em hotel em Londres e Bruxelas, comprovantes de passeios comprados para esses lugares.
    É a minha primeira viagem para a Europa e estou indo sozinho. Acabei de terminar a faculdade e me formo em março quando voltar, logo não tenho emprego e não sou mais estudante.
    Você acha que tudo o que estou levando é suficiente para conseguir entrar sem preocupação ou ainda poderia levar mais alguma coisa para indicar que só vou passear e voltar para casa em seguida?

    1. Oi Matheus, tudo bem? Você está fazendo tudo certinho, se os caras te barrarem é por alguma implicância ou por você não estar trabalhando, mas normalmente eles perguntam qual é a sua profissão, não se você está trabalhando. Vai tranquilo que vai dar tudo certo.

      1. Estou voltando para casa hoje e nessa viagem passei pela imigração diversas vezes, primeiro para entrar na Europa em Madrid, depois para irmos a Londres, depois para irmos a França, para Londres de novo e por fim para Lisboa, e com toda certeza a mais tranquila foi em Madrid. O oficial me perguntou meu destino final, eu respondi, depois se era turismo, eu respondi, e carimbou o passaporte. Sem problemas!

        1. Que legal alguém contando uma experiência pós-viagem. Graças a Deus deu tudo certo! Muito obrigada por compartilhar sua experiência e nos deixar um pouquinho mais tranquilos

          1. Obrigado, Thami! A ideia é essa mesmo, tranquilizar que vai viajar e facilitar a vida de todo mundo.

  7. Olá Fabrício! Agradeço pelo post, tirou várias dúvidas!
    Em maio de 2018 vou fazer uma viagem pela Europa de 19 dias, comprei a passagem pela Air Europe para Portugal com conexão em Madrid, vou ficar uns dias na casa da minha tia no Porto, ela irá me enviar a carta convite, depois vou ficar em Aachen na Alemanha, na casa de uma amiga, mas ela irá me buscar em Bruxelas, você acha que terá algum problema na imigração em Madrid? Minha passagem de volta é pela Air Europe também, mas saindo de Bruxelas, porque ficava mais fácil para a minha amiga me acompanhar. E não tenho nada pra comprovar estadia em Bruxelas, pois não vou ficar por lá. :}
    Agradeço!
    Abraços!

    1. Olha, problemas em Madri a gente sempre pode ter. Ontem mesmo um amigo estava me contando que pintaram com ele na imigração. O cara se recusou a falar em inglês com ele e SÓ falou espanhol com gírias pra ele não entender NADA. Um passageiro brasileiro que estava atrás do meu amigo disse depois pra ele que está acostumado a entrar por Madri e eles fazem isso de maldade mesmo. Bom, minha dica é falar sempre a verdade, levar o máximo de documentos que puder e dar respostas curtas.

    2. Muito legal mesmo seu site!
      Ainda to com receio da imigração, acho que também o que me deixa com receio por sermos uma família negra e ouvirmos falarem que espanhóis são racistas 🙁
      Em Orlando foi muito tranquilo mesmo, acho que usei toda minha sorte lá kkkkk

  8. Cara achei a matéria interessante demais.
    Então, tenho 19 anos e vou para Espanha e Portugal em agosto, sozinho. Levarei todos os documentos, faço faculdade somente (se perguntarem profissão respondo estudante mesmo, né?) vou sozinho, conexão em Lisboa, vou ficar 4 dias em Barcelona e 5 em Lisboa, você acha que eles vão implicar em algo, por eu estar sozinho?

    1. Oi Diego, obrigado pela mensagem. Leve um comprovante da sua matrícula na faculdade (isso comprova vínculo com o Brasil). Mas se a sua conexão é em Lisboa (voo de ida do Brasil a Lisboa), a sua imigração vai ser em Portugal, pelo que eu entendi.

        1. Geralmente não, eles barram pessoas que claramente querem imigrar ilegalmente. Como aquelas que não tem passagem de volta, não tem reservas de hotel. Uma pergunta que eles fazem é sobre roteiro, tipo, o que você vai ver em X cidade, etc.

  9. Oi Fabricio, comprei uma passagem para Madri pela Air China e vou seguir para Faro Portugal em abril comprei passagens separadas, o voo esta programado para chegar as 08:40 em Madri e tem um voo pela Tap com saída as 12:10 para Faro, você sabe me dizer se daria tempo de passar pela imigração, pegar a mala despachada e fazer o check in da TAP nesse período de três horas?

  10. Boa tarde Fabricio,

    Estou indo pra madri passar 10 dias. e um bate e volta em paris , já está tudo pago, hospedagem, passagem, passaporte certinho, cartão de vacina, e vou levar 1000 euros só pra alimentação e passear .
    não uso cartão de credito.
    acha que eles podem exigir ?

    Desde já fico grato

  11. Oi! Tudo bem?!
    Minha duvida é a seguinte: comprei hoje minha passagem pra Lisboa, porém conexão em Madrid, o pequeno detalhe que não reparei quando comprei é que meu voo tem previsão de chegada em Madrid as 5:30 e o outro para Portugal sai às 6:50, ou seja, vai dar tempo? E eu pego a mala só em Portugal, né?

  12. Olá, tudo bem? Tenho algumas dúvidas.
    Tenho 18 anos e estou indo para a Espanha com minha avó, iremos ficar 80 dias na casa dos meus tios, que possuem documento europeu e moram em Málaga.
    Eles não tiveram como mandar a carta convite, mas mandarão as cópias de todos os seus documentos. Isso pode ser um problema?
    E mais uma coisa. Não vou levar a quantidade mínima de 60 euros por dia, pois além de não ter condições, estando com meus tios não precisarei gastar nenhum centavo. Eles podem me barrar?

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Chance de barrar sempre tem, mas se eles mandassem a carta convite seriam uma grande ajuda, mesmo que seja escaneada.

  13. Olá boa tarde. Vou fazer uma conexão em Madri, porém estarei vindo de Paris e vou para Lisboa pela Iberia, com conexão em Madri. Nesse caso acredito que não preciso fazer imigração pois já terei feito em Paris na chegada. Mas será que uma hora de conexão dá tempo?

      1. Fabricio muito obrigada pela rápida resposta. Como será só conexão, você acha que uma hora é suficiente?

  14. olá Fabricio, estou com viagem marcada pro final de junho, irei entrar por Madri, vou ficar cerca de 60 dias na espanha, estou com a carta convite, gostaria de saber quanto de grana irei precisar para passar pela imigração sem problemas? obrigado!

  15. Olá, Fabricio. Boa tarde.
    Vamos à Lisboa e Madrid em janeiro de 2018. Congresso em Lisboa, depois Madri.
    Faremos um stopover. Fortaleza-Lisboa-Madri-Fortaleza.
    Minha dúvida é que minha foto em meu passaporte me mostra de cabelos castanhos e cacheados. Agora estou de cabelos lisos e loiros. Vc acha que posso ter problemas no aeroporto de Madri por causa disso?

  16. Boa noite Fabrício. Obrigada por suas informações. Vou fazer Brasília/ Lisboa. Fico 5 dias em Lisboa e vou a Madri para ficar 3 dias. Vc explicou que a imigração será feita em Lisboa. Sei que tenho que pegar o carimbo de entrada em Madri. Isso é feito no balcão de imigração do aeroporto…com todos que chegam de fora do país, ou tem um lugar específico para colher essa entrada no país? É um procedimento mais rápido do que o da imigração?

    1. Oi Mirian, a imigração só acontece 1 vez. Se você vai voar primeiro do Brasil para Portugal, a sua imigração (carimbo) será em Lisboa. De Lisboa a Madri é considerado doméstico. Você não vai ter carimbo na Espanha.

  17. Olá Fabrício, como vai?

    Estou meio preocupado. Estou indo com a família para o norte da Espanha com conexão em Madri. A empresa aérea ao oferecer passagens de vôos em sequência, ela deve levar em conta tempo hábil para resolver tudo o que é necessário? Só agora me dei conta de que está extremamente justo. Chegando em Madri teremos apenas 1:10 de intervalo para o próximo voo…e na volta, o tempo é de 1:00 para pegar o voo ao Brasil, também por Barajas. É possível ou pode esquecer que é certeza de não dar tempo em ambos casos? Na volta, como não temos a imigração, se tudo correr redondinho, é mais tranquilo ou acha q não? Muito obrigado. Abraços.

    1. Oi Leandro, tudo bem? As companhias fazem as combinações aceitando o risco de que pode acontecer do passageiro perder a conexão, o importante para eles é encher avião, a gente que tem que se preocupar com o tempo, infelizmente. Acho que tanto na ida quanto na volta a chance de você perder o voo é enorme, pois na ida você tem a imigração de chegada e na volta você tem sim a imigração de saída, que é tão demorada (ou mais) que a de entrada. E Barajas é imenso, pra ir de um terminal para o outro tem que pegar um trem ou até mesmo um ônibus.

      1. Kkkk..Tô lascado! Minha esposa leu um negócio até certo ponto pertinente. Por exemplo: caso eu compre passagens para um voo mais tarde (inclusive já achei com valor legal), ao não estar presente no primeiro voo, a companhia pode entender que eu não fui e desconsiderar minhas passagens de volta? Ou não tem fundamento, uma vez que paguei logo aquele assento da volta é meu, uma vez que posso ter chegado ao destino por outros meios e estar ali naquele voo de volta.

        Outra coisa: Posso ter passagens para voos distintos? Comprar esta passagem do horário mais tarde e tentar ir no primeiro e caso não dê certo garanto pro segundo? Ou tenho q cancelar o primeiro e garantir o segundo?

        MUITO OBRIGADO Fabrício. Estou destrinchando seu site! Informativo demais! Parabéns.

        1. Aqui a coisa se complica ainda mais, pois se você tiver malas despachadas, elas seguirão até o destino final. Você não vai retirar as suas malas em Madri. E se você não comparecer ao voo eles vão dar no-show e dependendo das regras de emissão, eles podem cancelar até a sua volta. O melhor a fazer é ligar para a companhia aérea e ver a possibilidade de remarcação para um voo mais tarde. Tentar dar um jeitinho aqui vai complicar ainda mais a sua vida. Mas lembre-se, se você perder a conexão, a companhia é obrigada a te colocar em outro voo.

  18. Oi, estou indo a Portugal minha conexão é em Madri, como meu horário de chegada será as 11h30 e embarque ao Porto 18h55min, tem local q não seja hotel para uma ducha, sabe informar? Outra pergunta as malas são só retiro no Porto ?

  19. Olá Fabricio tudo bem?
    Vou para a Espanha dia 14/09/18 e chegarei no aeroporto de Madrid pelo terminal 1 as 5:20h. Meu destino final é a cidade de Palencia que fica no norte do país, então comprei passagens na Alsa, mas a rodoviária que tenho que pegar o ônibus é a Madrid Sul as 9h. Pelo que vi, o trem cercanías que sai do terminal 4 para na estação Mendez Alvaro que fica do lado da rodoviária. A minha preocupação é, será que dá tempo de sair do terminal 1, ir para o 4, pegar o trem e chegar antes das 9h na rodoviária? Ou é melhor ir de táxi, por exemplo? Obrigada

  20. Bom dia, Fabrício! Tudo bem? Vou viajar para a Bélgica no período de Natal e Reveillon, passarei 11 dias, porém, tenho conexão em Madrid (pouco mais de 4h de conexão). Tenho 33 anos, sou advogado, viajarei com minha namorada e minha mãe (com mais de 60 anos). Levarei quase 1300 euros em dinheiro. Minha namorada e minha mãe irão levar em torno de 1000 euros cada. Além disso tenho comprovante da estadia total nos Hotéis, nossos seguros de saúde e tenho um passaporte vencido, com carimbo em Frankfurt em 2012 (entrada muito tranquila e cordial, inclusive). Minhas dúvidas são: podemos ir no balcão da imigração todos juntos? Eu falo inglês, um pouco de espanhol e um pouco de alemão, mas minha mãe e namorada não falam nenhum idioma além do português, há algum problema? Existe algum óbice em Barajas/Madrid com esse perfil de viajante? Desde já eu agradeço sua reposta. Obs.: Meu voo é pela Air Europa saindo de Recife. Consiste em um voo novo no aeroporto de Recife, com pouco mais de um ano.

    1. Oi Cesar, tudo bem? Podem ir juntos sim e quando chegar no balcão já entregue os três passaportes e os cartões de embarque. Se você conseguir se comunicar em espanhol, melhor. Só mostre os comprovantes se o oficial pedir. Abraços e boa viagem!

  21. Oi Fabrício, eu estou indo para Europa no dia 13,proxima semana ,vou fazer a imigração em madrid, mas estou com bastante medo, é a minha primeira viagem para Europa, eu tenho seguro viagem,passagem de ida e volta, hospedagem, é uma carta convite pelo namorado , eu não vou levando dinheiro, meu namorado quem está arcando com todos os custos, eu não irei ficar em
    Madri, tenho um vôo de la para Alicante. Você acha que irei ter algum tipo de problema na hora da infração?

  22. Caraca, Fabricio, tou lendo esse post e percebi que irei passar exatamente por Madri (Air Europa de Recife a Lisboa)! Tomara que tudo dê certo…aliás, é na capital espanhola que terei de fazer a imigração, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.