Que a Tailândia é um país diferentão a gente sabe, com seus lugares exóticos, praias paradisíacas, templos e mais templos dourados e uma feira bem incomum. Nos arredores de Bangkok fica o inusitado Mercado do Trem de Maeklong, uma feira montada diariamente nos trilhos da ferrovia e que em diversos momentos do dia o trem obriga os feirantes, clientes e turistas a correrem dos trilhos antes da composição passar.
A feira fica em Maeklong ou Mae Klong, que é o nome do rio que corta a cidade da província de Samut Songkhram, distante cerca de 80kms de Bangkok. O comércio é montado em um trecho de mais ou menos 1 quilômetro nos trilhos da ferrovia que vai de Bangkok a Maeklong.
A ferrovia chegou primeiro, foi construída em 1901 e anos depois os trilhos começaram a ser usado como um mercado ambulante por moradores das casas no entorno dos trilhos, o mercado cresceu e ficou famoso.
O Mercado do Trem de Maeklong vende de tudo, muitas frutas, legumes, peixes e frutos do mar, além de todo tipo de quinquilharia. Apesar de ser invadido por turistas, é um mercado usado pelos locais.
Os feirantes já conhecem os horários dos trens e na hora marcada é um deus nos acuda, todo mundo sai levantado as tendas, recolhendo os produtos que poderiam ser atropelados e todo mundo corre em busca de um lugar seguro para esperar a composição passar.
Depois, tudo volta ao normal até o próximo trem, as vezes, menos de 30 minutos depois.
Como chegar ao Mercado do Trem de Maeklong
Chegar lá usando o transporte público não é impossível, só um pouco confuso e demorado.
De van
Ao lado da estação Victory Monument do BTS Skytrains em Bangkok saem várias vans para a cidade de Maeklong. Do mesmo lugar, várias van ligam Bangkok a Ayutthaya e Kanchanaburi também, outras cidades bem procuradas.
Chegando na estação, para não se perder, pegue a saída número 4, siga pela passarela que atravessa as avenidas Ratchawithi e Phahon Yothin, as vans ficam paradas embaixo da via expressa. Chegando lá, tem que perguntar qual é a van para Maeklong. Dica: pergunte para outros passageiros locais qual a van correta, os motoristas são meio “espertinhos”. A viagem custa 70 Baths e a viagem demora aproximadamente 1h30.
De trem
Dá para ir de Bangkok para Maeklong de trem, mas o problema é o mega rolê e os horários que mudam a todo momento. É a forma como os Tailandeses viajam, os trens saem da estação Wongwian Yai no sentido Maha Chai. Lá é preciso desembarcar e atravessar de barco o rio Tha Chin até a estação Ban Laem e de lá, pegar o trem até a estação Maeklong, que fica pertinho do Mercado do Trem.
De tour
Certamente a melhor maneira, eu fui em um tour que eu contratei ainda no hotel em Bangkok e custou apenas 400 Baths e incluiu a visita ao Mercado Flutuante. A van sai de Bangkok às 8h da manhã , passa pelo Mercado Flutuante e segue para o Mercado do Trem, chegando lá por volta das 11h00 da manhã e às 11h10 o trem passa pela feira.
O Brasil já teve o seu “Mercado do Trem”
Uma vez me disseram que a Tailândia é o “Brasil da Ásia” por conta de muitas similaridades, bom, não conheço tantas assim, mas o Brasil á teve a sua versão do Mercado do Trem, funcionada em Maceió e era a Feira do Rato. Um lugar perigoso e que vendia produtos roubados nos trilhos do trem.
Hoje a feira ainda existe mas foi construído um muro que a separa dos trilhos por onde passa o VLT da cidade.
Eu já estive em Bangkok mais 5 vezes e aliás, já morei lá durante o ano de 2018. Todos os hotéis que eu vou indicar neste post eu já conheço e já me hospedei neles. Leia o post completo com todas as dicas ou confira os principais destaques aqui embaixo:
O Rambuttri Village Plaza é um achado! Ele fica no coração do centro histórico de Bangkok, pertinho da Khao San. Embora essa região seja bem cheia, ele fica em uma rua super gostosa e bem tranquila. E foi neste hotel que eu me hospedei em duas ocasiões em Bangkok.
O Amara Bangkok faz parte de uma rede de hotéis lá da Ásia, com duas unidades em Singapura, uma em Xangai e este em Bangkok. E não é exagero dizer, esse foi o melhor hotel que eu fiquei em Bangkok.
O Prime Hotel Central Station foi reformado a pouco tempo, o quarto era enorme, com uma cama muito confortável. Uma bela vista da estação Hua Lampong, de onde saem os trens para Ayutthaya e para todos os cantos da Tailândia.
O The Quarter Ladprao fica em uma localização super estratégica em Bangkok, perto do Aeroporto Don Mueang e com fácil acesso de trem ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi.
Por fim, um hotel para quem está em trânsito. Eu fiquei no Suvarnabhumi Ville Airport Hotel durante uma conexão longa no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi. O hotel fica ao lado do aeroporto, coladinho na pista. Inclusive eles tem um bar no rooftop – que serve drinks maravilhosos e ótimos pratos – e de onde temos uma vista sensacional dos pousos e decolagens.
Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia
Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia
Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês
Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok
Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro
Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai
Sukhothai, o berço da civilização tailandesa
Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas
Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi
Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket
Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar
Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Não tivemos oportunidade de conhecer esse mercado, mas seria uma experiência interessante.
É muito interessante, fica um pouco longe de Bangkok mas vale a pena a experiência.