Atualização: O Departamento dos Parques Nacionais da Tailândia mantém Maya Bay fechada para o turismo. Segundo o órgão, a região permanecerá fechada tempo indeterminado até que a vida marinha se recupere.
***
Phi Phi Island ficou famosa depois do filme “A Praia” do Leonardo Di Caprio, mas a ilha não tem praias tão bonitas como as de Krabi, para ver praias bonitas tem que pegar um barco. A Maya Bay é a praia que foi cenário do filme do Di Caprio e em Phi Phi, uma centena de lugares vendem tours para lá, um mais caro que o outro. Vi passeios sendo vendidos por 1500 Baths.
Veja também:
O que fazer em Phi Phi e como planejar a sua viagem
O que fazer em Phuket
O que fazer na Railay Beach em Krabi
Dicas de Koh Lipe: Como chegar e o que fazer
Minha dica: vá na praia da Loh Lana Bay e converse direto com os barqueiros que ficam lá, marque bem cedo e o cara te leva direto para Maya Bay de long tail cobrando menos da metade de um tour e você terá uma experiência só sua. E assim eu fiz, paguei 500 Baths (50 reais) e às 6h30 da manhã saímos de Phi Phi.
Quando chegamos a Maya Bay, a praia estava totalmente vazia. Fomos as primeiras pessoas a chegar lá e olha, não tem foto nenhuma no mundo que consiga chegar perto do que é ver esse lugar com os próprios olhos.
A água é completamente transparente, o barco parece que está pairando no ar. A água quente, mesmo às 7h30 da manhã. Foi uma experiência única e tem que aproveitar cada minuto pois pouco depois começaram a aparecer os primeiros barcos e por volta das 9h da manhã a praia estava um pequeno formigueiro. Gente pra todo lado, dezenas de barcos atracados na areia ao ponto de que não dava nem para entrar direito na água correndo o risco de ser atropelado por um deles.
O paraíso de Maya Bay virou um pequeno inferno e foi a deixa para ir embora. E de volta à Phi Phi Island eu fui dar uma explorada na ilha, ver as poucas praias e dar uma fuçada nas lojinhas.
Agora, muita calma nessa hora pois o que eu vou dizer aqui pode ser um choque pra você: Phi Phi foi decepcionante! Vou explicar ponto a ponto, ok?
A ilha tem duas praias de fácil acesso, uma onde fica o píer Tomsay, que é de onde partem e chegam a maioria dos barcos de todo tamanho e por conta disso, é até meio perigoso tomar banho por lá. Por outro lado, a água é cheia de óleo que vazam das embarcações e parece que não rola uma fiscalização para evitar isso não.
Do outro lado da ilha, mas esse “outro lado” fica a apenas alguns metros de distância, fica a praia da Loh Lana Bay. Olhando de longe, é uma praia bem bonita, que fica numa baía rodeada por rochas que lembra até um pouco a geografia da Maya Bay.
O problema da Loh Lana é que todo o lado direito dela é poluído, rola um esgoto nervoso despejado direto na água, que fica assim, como na foto abaixo. Phi Phi tem uma estação de tratamento de esgoto, mas claramente nem todo esgoto é tratado. Ao lado disso fica a sujeira que os turistas deixam pra trás.
Para entrar no mar na Loh Lana, tem que ir pro outro lado da praia, que fica bem vazia o dia todo, já que todo mundo está lá na Maya Bay. Esse lado da praia é bacana e dá pra se banhar, mas será que é seguro? E aquele esgoto bravo sendo despejado do outro lado da praia?
No fim da tarde, quando geral já está voltando da Maya Bay ou de outras ilhas da região, a Loh Lana fica lotada de gente vendo o pôr-do-sol, como eu comentei no post de ontem.
Fui dar um giro pelas várias lojinhas e barraquinhas daqui, todas vendem as mesmas coisas, mas são coisas bacanas. Pergunta o preço, diz que esta caro e faz a contra proposta que é negócio certo.
A Phi Phi Island não é lugar para quem procura sossego, é uma ilha bem agitada, um caldeirão do inferno e eu nem falo por causa dos 40 graus de hoje. Tem de tudo um pouco: europeus, americanos, chineses que não acabam mais e brasileiros comprando pilhas de calças tailandesas pelo equivalente a 10 reais.
Eu sabia que Phi Phi era agitava, mas o que decepcionou foi a sujeira, a poluição e o esgoto a céu aberto em alguns lugares.
Leia mais:
Todos os posts do mochilão pela Ásia
Reserve aqui os seus passeios
Quando ir e quanto custa:
Qual é a melhor época para visitar a Tailândia
Quanto custa viajar para a Tailândia?
Custo de vida na Tailândia
Que moeda levar para a Tailândia
Imigração e serviços:
Chegando em Bangkok por Suvarnabhumi e Dom Mueang
As companhias aéreas low-cost da Tailândia
Como funciona o Grab, o Uber da Ásia
Chip de internet na Tailândia
Leia mais::
Perigos e golpes na Tailândia
15 coisas que você precisa saber antes de visitar
Songkran, o ano novo tailandês
Para organizar a sua viagem:
O que fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok
Como usar o metrô de Bangkok
Roteiros em Bangkok:
O que fazer em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
8 experiências em Bangkok
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
Atrações de Bangkok:
Grand Palace e Wat Phra Kaew
Wat Arun: o templo do amanhecer
Wat Pho: o templo do Buda deitado
Passeios de barco em Bangkok
O melhor roteiro de barco em Bangkok
Chinatown e o templo do Buda de Ouro
Templo de Mármore em Bangkok
Templo Golden Mount
Mercado Flutuante
Mercado do trem
Khao San Road
Suan Pakkad Palace
Chatuchack Weekend Market
Asiatique
Iconsian
Jim Thompson House
Caminhe sobre Bangkok em uma passarela de vidro
Como chegar em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya (bate volta)
O que fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Chiang Mai
Aldeia das “mulheres girafa”
Tiger Kingdom
Templo Doi Suthep
Festival das Laternas de Chiang Mai
Uma experiência com os monges de Chiang Mai
Sukhothai, o berço da civilização tailandesa
Krabi & Railay Beach
Railay Beach, como chegar e o que fazer
Roteiro pelas ilhas saindo de Krabi
A ilha dos morcegos gigantes
Tour das 7 ilhas
Phi Phi Island
O que fazer em Phi Phi Islands
Como chegar em Phi Phi
Onde ficar em Phi Phi
Maya Bay
Mergulho em Phi Phi
Phuket
O que fazer em Phuket
Patong Beach em Phuket
Koh Lipe
O que fazer em Koh Lipe
Como chegar em Koh Lipe
Onde ficar
Koh Samui
Dicas de Koh Samui, como chegar e o que fazer
Três ilhas unidas por uma praia em Koh Ningyuan
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Estou em Phi Phi e quando fui visitar Maya Bay estava tao cheio de gente que nao quisemos parar! Parece que todas as pessoas que estavam na ilha foram pra lá naquele horário, parecia Copacabana no ano novo de tanta gente! Uma pena Pq o lugar é lindo demais! Sua dica de ir bem cedo é perfeita… Mas tem outras praias lindas pela ilha, especialmente Bamboo Beach! Abs
Olá, muito util suas dicas, mas qual o melhor lugar para se hospedar nas ilhas para poder se deslocar ate as outras para conhecer.
Oi Cris, eu acho que o melhor lugar ainda é Phi Phi, pois fica entre Krabi e Phuket, além de estar pertinho de Maya Bay. Mas Krabi é um lugar que vale a pena passar uns dias, é muito lindo, já Phuket é um lixão.
Olá Fabrício. Seu blog está sendo bem útil para eu pegar algumas dicas, irei à Tailândia em fevereiro de 2018. Me tira uma dúvida… Quanto tempo de barco foi o deslocamento até Maya Bay, você lembra? Já procurei pela internet mas não acho ninguém que especifique esse tempo. Obrigada!!!
Olá, tudo bem? Aproximadamente 1h15 hora em long tail, que vai bem rápido, mas isso pode variar dependendo do tamanho e velocidade do barco.
Valeu!
Acho que vc confundiu Lo Dalum Bay com Lo Lana Bay. Lo Dalum é a que fica a poucos metros de Ton Sai. Lo Lana fica mais distante.
Adorei teu post ,
Mas preciso de uma dica chego em puket 3 da tarde tem transporte p krabi esse horário ?
Silvana, dá uma olhada no site da Phuket Ferry (https://www.phuketferry.com/) mas tenha em mente que o aeroporto de Phuket é MUTOOOOOO longe do Pier, de táxi deve dar 1h a 1h30 por aí, dependendo do trânsito. São quase 50km de distância.
Eu não concordo!!!
Estive em Phi Phi fevereiro 2018, a praia de Phi Phi que recebe os Ferri boat é linda, maravilhosa!!! Totalmente limpa e transparência, tão limpa que se pode ver os peixes nadando!
Ficamos hospedamos bom Holliday Inn e então pegamos deste Píer um barco, pela lonjura o valor cobrado de 2 mil (4 pessoas) foi mais do que honesto.
Do nosso hotel depois pegamos um long tail boat e conhecemos as diversas ilhas de Phi Phi e foi um sonho!!!!! Maya bay foi é bela mas não foi a nossa top 1, juro! De fato é muito cheia, isso não é legal. Conhecemos também Railay, mas não se compara as belas praias/ ilhinhas de PhiPhi.
Voltaremos de novo para Tailândia agora em 2019.
Boa sorte para quem sonha como nos com este lugar mágico!!
Oi Aline, quando eu estive lá constatei isso, tanto que as fotos não mentem. Que bom que você teve uma experiência melhor.
obrigadas pelas dicas. vc deu a dica de sair de Loh Lana Bay e conversar direto com os barqueiros para levar direto para Maya Bay. É seguro pedir para ir assim? Pq irei sozinha e a princípio não teria ninguém comigo nessa aventura. E vc falou em inglês com eles? Nunca fui pra Ásia.
Oi Jane, agora a Maya Bay está fechada para o turismo. Você não consegue chegar mais até lá. Só olhar a distância em algum passeio de barco.