Floresta Negra

Mesmo que você nunca tenha ido até a Floresta Negra, certamente já teve alguma ligação com lugar. Seja pela famosa torta de mesmo nome, as casinhas típicas tipo enxaimel (bem comuns na região de Blumenau em Santa Catarina), os clássicos Chapeuzinho Vermelho e João e Maria ou pelos relógios cuco. Esse canto da Alemanha é um dos lugares mais belos de todo país e um dos mais misteriosos também. Não faltam lendas e paisagens naturais incríveis.

A Floresta Negra se estende por mais de 200 quilômetros no sul da Alemanha, não é nada simples de conhecer tudo em uma semana, quem dirá meio dia, que foi meu caso. Eu estava em Munique, tinha um dia livre e acabei colocando a floresta no meu roteiro em cima da hora.

Verde, muito verde
Verde, muito verde

A Floresta Negra é uma das regiões mais procuradas pelos alemães durante as férias de verão, são vales incrivelmente verdes, lagos, culinária fantástica e muitas e muitas lendas que vão de lobisomens, duendes e até o diabo em diferentes formas. Até hoje quem vive dentro da Floresta Negra não sai de casa em noites de lua cheia.


De Munique até lá


Com os rápidos trens ICE da Deutsche Bahn, dava para fazer um bate-volta tranquilamente saindo bem cedo de Munique e voltando a noite. Mas por onde começar já que o lugar é imenso? A cidade de Baden-Baden é uma das portas de entrada da Floresta Negra, as outras são Offenburg e Freiburg, ambas quase na fronteira com a França, ideal para quem vem da região de Estrasburgo.

Aqui eu cometi um pequeno erro pela minha falta de planejamento, pois como eu estava em Frankfurt antes de ir para Munique, eu deveria ter feito o bate-volta saindo de Frankfurt, que seriam somente 1h40 de viagem até Baden-Baden, já de Munique até lá são 4h de trem com conexão em Mannheim, além da passagem ser um pouquinho mais cara.

Montanhas, vales e pequenas vilas
Montanhas, vales e pequenas vilas

A viagem até Baden-Baden é tranquila, os ICEs são realmente fantásticos, tem até um post aqui no blog que fala sobre como é viajar de trem pela Alemanha. Eu cheguei na cidade por volta das 9h da manhã e contratei um half-day-tour para tentar conhecer o máximo da Floresta Negra em uma tarde. Não foi muito barato, mas foi a melhor saída. Na estação de trens de Baden-Baden tem vários guichês oferecem o tour que custa em média 80 euros e inclui o almoço. A cidade é pequena e vale um passeio rápido pelo centro antes de embarcar no tour.


Floresta Negra


Já na saída da cidade a massa de pinheiros verdes impressiona, seguimos por vales pela B500 (Schwarzwaldhochstraße como dizem) que serpenteia montanha acima antes da primeira parada para uma trilha por dentro da floresta. Aqui a gente entende o nome Floresta Negra, é que chove muito nessa região e por conta disso as árvores esbanjam galhos e folhas fartas fazendo com que a luz não chegue com facilidade ao solo, tornando a floresta escura. Outra curiosidade é que pouca vegetação cresce entre os pinheiros, dizem que a seiva deles mata qualquer outro tipo de árvore que venha nascer aqui.

Alguns quilômetros depois, fizemos uma parada no lago Mummelsee, super procurado no verão, mas nesse outono molhado no sul da Alemanha estava deserto, mas nem por isso menos bonito.

O lago
O lago

Seguimos mais para o sul até Freudenstadt, uma cidade que foi bem destruída durante a Segunda Guerra Mundial e que ainda guarda muitas marcas dos bombardeios que sofreu e fica a apenas 60 quilômetros de Baden-Baden.

A volta é feita pela estrada que passa por dentro dos vales, a B462, o que faz com que esse segunda parte do passeio seja completamente diferente da primeira. O vale é cheio de pequenos vilarejos com casinhas em enxaimel, aquelas bem típicas da Alemanha.

Forbach
Forbach

Paramos na belíssima Forbach, parece aquele lugar que saiu de um conto de fadas, ou uma cidade de casinhas de bonecas e uma ponte coberta de mais de 200 anos e que ainda é usada. Pausa para uma bela cerveja local e apreciar alguns relógio cuco, pois comprar já é uma outra história. Um modelo mais simples custa em torno de 200 euros e a cotação da época não permitia nem em sonho. Fiquei com um ímã de geladeira que eu amo.

No comecinho da noite já estávamos de volta a Baden-Baden a tempo de dar mais um passeio pela cidade antes de pegar o trem de volta para Munique.

Cenário típico
Cenário típico

Dicas úteis:
– A melhor época para visitar é no fim do verão e meio do outono.
– Leve uma capa de chuva. A qualquer momento pode chover.
– Use calçados confortáveis e antiderrapantes, a trilha escorrega um bocado.
– Leve um lanchinho na bolsa, passamos por cidades que fecham os restaurantes depois do almoço.

Atenção: O Seguro viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Faça seu seguro viagem aqui com desconto.

Leia também:
Como é viajar de trem pela Alemanha
Como comprar passagens de trem na Alemanha no site da DB
Todos os posts sobre a Alemanha


Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram


 

26 thoughts on “Floresta Negra: como visitar esse pedacinho da Alemanha

  1. Oi Fabricio, tudo bem? Estarei na Alemanha no meio do mês de setembro e terei apenas um dia livre. Gostaria de fazer um bate-volta pra Floresta Negra, li seu post e gostei bastante. Estou precisando de duas dicas: é necessário comprar um passeio como o que vc fez com antecedência? Vc lembra o nome da empresa que você fez o seu passeio?

    Muito obrigada e parabéns pelo post.

    Patrícia

  2. Olá Fabricio muito obrigada pelas suas dicas ! Estarei em Freiburg agora em dezembro . Você acha possível fazer um bate-volta a partir desta cidade para a Floresta Negra. Também terei apenas 1 dia antes de seguir viagem . Muito obrigada !

    1. Oi Patricia, tudo bem? Dá sim, tem tours de 1 dia, claro, não vai dar pra ver a floresta toda, mas mesmo assim será uma boa experiência. O problema é que em dezembro é muito frio e neva constantemente, fica lindo, mas pode prejudicar o seu passeio.

  3. Oi Fabricio! Obrigada pelas dicas de passeio pela floresta negra. Fizemos de carro agora no inverno e a paisagem fica tambem muito bonita!

  4. Olá Fabricio, vc acha que 1 dia na Floresta tá bom? e qtos em Munique e Konstanz? Vou ter 1 semana e estava pensando em ir até Munique e voltar pelos lagos. Obrigado,

    1. OLha, 1 dia dá, foi isso que eu fiz, mas o legal é pelo menos 2 dias. Em Munique uns 3 dias tá de bom tamanho.

  5. Hola Fabricio, eu vou desde Amsterdan direçao Constanza, mas quero conhecer tudo que esta por caminho, incluindo europa parque e floresta negra me podes dar alguma dica do que se pode ver de bonito e divertido? obrigada

      1. Oi Fabrício, tudo bem?
        Estou pensando em ir amanhã para Baden Baden e fazer esse mesmo passeio.
        Qual empresa te indicaram? Que horas começa o passeio?
        Obrigada!

    1. Oi Vania, tudo bem? Eu fiz o passeio por Baden-Baden, mas um dos pontos de entrada da Floresta Negra é justamente em Freiburg. Mas qual estrada pegar, eu não sei te dizer, vale se informar lá.

  6. Oi Fabrício, tudo bem? Dia 28/01 estou indo de Frankfurt para Baden-Baden para conhecer alguma coisa da Floresta Negra, tenho somente 1 dia, então resolvi fazer o tour q vc sugeriu. A ideia é chegar logo cedo e voltar a noite, pois vou a trabalho e sigo para Waldorf na segunda. Quanto tempo dura esse tour lá? Obrigada.

  7. Oi, Fabrício, tudo bem? Encontrei uma passagem de trem de Munique para Baden-Baden, com chegada às 9:15. É o mais cedo que dá pra chegar. O link que você compartilhou não abre mais. Sabe informar se tem outro modo de comprar essa excursão de meio dia à Floresta Negra?

  8. Olá Fabrício , boa noite! Muito bacana suas informações que contribuem muito. Vou a Alemanha em agosto/setembro e pretendo conhecer Floresta Negra. Estou indo com minha esposa e filha de 2 anos e gostaria de saber sua opinião sobre uma criança fazer este passeio, pois ficou a impressão que é meio cansativo esse dia de caminhada. Desde ja agradeço. Abraços.

    1. Oi Marcelo, tudo bem? Obrigado pela mensagem. É tranquilo, o passeio todo é feito de carro com as paradas nos lugares mais importantes. Não precisa se preocupar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.