A Patagônia Chilena e o Parque Nacional Torres del Paine são um dos lugares mais bonitos do mundo, isso não resta dúvidas. Não é tão longe do Brasil, volta e meia tem promoção de passagens aéreas para o Chile e por isso, resolvi fazer esse roteiro na Patagônia chilena de Punta Arenas até Torres del Paine, passando pela pequena Puerto Natales.
Como chegar
Para explorar essa parte da Patagônia, a melhor maneira é começar pela cidade Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Não existem vôos diretos do Brasil até lá, a viagem é via Santiago e a LAN tem várias frequências diárias entre a capital do Chile e Punta Arenas.
Na minha viagem eu comprei todos os vôos no site da TAM e todos foram operados pela LAN, que como todo mundo sabe, estão se fundindo para formar uma única empresa, a LATAM Airlines.
A Sky Airline também tem vários vôos diários entre Santiago e Punta Arenas e dependendo das tarifas, pode ser uma boa opção.
A viagem do Brasil até Punta Arenas dura em média 8 a 9 horas considerando o tempo de conexão em Santiago, por isso, vale a pena ficar um dia na cidade para descansar antes de seguir viagem até o parque.
Roteiro na Patagônia
Dia 1: Punta Arenas
Punta é a última cidade chilena antes da Antártica, é um lugar de passagem mas mesmo assim, tem algumas boas atrações e a cidade é bem pequena, dá para fazer tudo a pé. É o lugar ideal para começar esse roteiro na Patagônia.
Comece o dia visitando o Mirante do Cerro de La Cruz, um dos pontos mais altos da cidade e de onde a gente tem uma ótima vista da cidade e do litoral. Observe os lindos telhados coloridos das casinhas, os moradores pintam assim para dar uma alegrada durante o rigoroso inverno quando tudo fica coberto de neve.
Desça o mirante a siga em frente pela Calle Monseñor Jose Fagnano e passe pela Plaza Muñoz Gamero, onde sempre tem uma feirinha de artesanato. Ali do lado fica a Catedral de Punta Arenas e o Palácio Sarah Braun, a mansão mais luxuosa da cidade e que hoje funciona como museu.
Aproveite para almoçar na Calle Gobernador Carlos Boires, ali tem restaurantes para todos os gostos e bolsos. De comida típica até restaurantes asiáticos.
Depois do almoço siga pela Calle Julio Roca em direção ao mar, a costanera. Desse ponto, seguindo pela direita não tem muita coisa para ver, mas pela esquerda tem um longo calçadão que segue a costa ao longo do mar do Estreito de Magalhães.
Aqui você vai ver alguns piers antigos abandonados que hoje servem de lar para várias aves marinhas. Com a maré baixa, o legal do passeio é seguir pela praia, que aqui não tem areia, só pedras. Dica importante: use calçados confortáveis.
No fim da tarde a maré começa subir, faça a volta pelo calçadão e aproveite um dos muitos bancos e cadeiras para relaxar e apreciar o por do sol.
Dia 2: Puerto Natales
A melhor maneira de ir de Punta Arenas até Puerto Natales é de ônibus, Três empresas fazem a rota, a Bus Sur, Buses Pacheco e a Buses Fernandes, todas cobram os mesmos preços, 6.000 pesos o trecho ou 11.000 pesos ida e volta. Procure sair o mais cedo de Punta Arenas para aproveitar o resto do dia em Puerto Natales, a viagem dura cerca de 3 horas.
Puerto Natales é uma cidade pequena, bem menor que Punta Arenas e dá para fazer tudo a pé, inclusive o caminho da rodoviária até o seu hotel ou hostel. Também não tem muito o que fazer, a não ser apreciar o belo litoral.
A Calle Manuel Bulnes é a principal rua da cidade, aproveite para almoçar por ali, já que seu ônibus deve chegar a cidade por volta do horário do almoço. Nesta rua também tem várias pequenas agências que vendem o passeio até o Parque Nacional Torres del Paine, e se você não reservou pela internet, vale comprar de uma vez.
É a maneira mais cômoda de conhecer o parque é fazer um tour de 1 dia, como eu fiz. Todas agências tem praticamente o mesmo preço, 25.000 pesos pelo tour, além dos 18.000 para entrar no parque. As empresas pegam os passageiros nos respetivos hotéis e os levam de volta no fim do dia.
Depois do almoço, siga pela Calle Manuel Bulnes em direção ao mar, chegue pela costanera, ela reserva um dos trechos mais bonitos do litoral chileno. Faça o passeio pela costa de ponta a ponta, dá para visitar o pier da Marinha do Chile e chegar bem pertinho de alguns navios de guerra da Armada Chilena.
Aproveite para apreciar o por do sol, que dependendo da época do ano acontece bem tarde, por volta das 22h.
Dia 3: Torres del Paine
Os tours para o Parque Nacional Torres del Paine saem bem cedo de Puerto Natales, por volta das 8h da manhã os ônibus já passam na porta do hotel.
O passeio dura todo o dia e começa com a visita a Caverna do Milodón que fica na estrada entre a cidade e a entrada do parque. O tour segue pela estrada de terra e para no mirante do Lago Toro, em seguida é feito um passeio pelo Lago e Geleira Grey, com uma longa caminhada pela praia de pedras e uma trilha morro acima até o mirante de onde podemos ver um iceberg e a geleira grey ao fundo.
Depois o passeio segue por estradas sinuosas emolduradas por lagos de água azul turquesa antes da parada para o almoço em um camping onde existe um restaurante, bem caro por sinal.
Após o almoço o tour faz uma parada no Salto Grande, uma queda d’agua que fica perto do maciço do Torres del Paine, passamos por mais um mirante e damos a volta nas torres, visitamos o vale dos Guanacos e saímos do parque. O passeio ainda vai até a fronteira com a Argentina onde paramos em um restaurante para lanche.
Post completo sobre como é o passeio aqui:
Torres del Paine: como chegar e como é a visita
Saindo de Puerto Natales existem vários ônibus que vão até Rio Galegos, El Calafate e até Ushuaia na Argentina. Você pode combinar a sua viagem com algum destino na Argentina antes de voltar, eu recomendaria muito ir até El Calafate e fazer outro roteiro na Patagônia, opções não faltam.
Passeios em Torres del Paine
Punta Arenas:
Em Punta Arenas eu fiquei no Hotel José Nogueira. A localização dele era excelente, na rua principal da cidade e de onde eu conseguia fazer tudo a pé.
Puerto Natales:
Em Natales eu me hospedei no Wild Hostel. Eu particularmente não gosto de hostels, por conta da falta de privacidade, entre outros pontos. Mas eu fiquei nesse pois como eu visitei a região na altíssima temporada, foi a hospedagem que estava disponível.
Dentro do parque e arredores:
No caminho para o parque fica a Posada 3 Pasos, num lugar lindo! O preço dele é algo intermediário, mais barato que os hotéis que ficam dentro do parque.
Mais adiante fica o Hotel Estancia El Ovejero Patagónico, mais perto da entrada do parque e também com preço bem mais em conta.
Dentro do parque tem o Hotel Rio Serrano, que fica em um dos lugares mais lindos de Torres del Paine e tem uma vista mais que privilegiada das Torres que dão nome ao parque.
Mais no coração do parque fica o Hotel Lago Grey, que fica do lado do lago de mesmo nome e tem uma vista lateral das torres e ao fundo a Geleira Grey, um dos cenários mais bonitos do parque.
Do lado oposto a estes hotéis acima, ou seja, do outro lado das torres fica o Hotel Las Torres Patagonia e claro, tem outra vista sensacional do parque.
Outro hotel que fica um pouco mais afastado desses, mas que também tem uma bela vista é a Hostería Tercera Barranca. O bacana dele é a localização no meio dos campos da Patagônia.
Como chegar no parque Torres del Paine
Quanto custa viajar para Torres del Paine
Como é passar pela imigração no Chile
Onde ficar em Torres del Paine
Como é a visita a Torres del Paine
Roteiro na Patagônia: Punta Arenas e Torres del Paine
Punta Arenas e a estrada para o fim do mundo
O seguro viagem não é obrigatório para visitar o Chile, no entanto, é recomendável que você tenha essa proteção. Faça aqui o seu seguro com descontos especiais. Use o cupom de desconto de 5% para os leitores: VOUNAJANELA5.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.