Chegando em Berlim

O Aeroporto de Berlim-Schönefeld é um dos dois aeroportos que atendem a capital da Alemanha, ao lado do Tegel, que fica dentro da cidade. Schönefeld fica distante 22 quilômetros do centro da cidade, mas diferente do Tegel, ele é atendido por uma estação de trem que o conecta às principais estações da cidade, incluindo a estação central, a Hauptbanhof. Chegando em Berlim por Schönefeld é sempre uma boa opção.

Schönefeld é incrivelmente pequeno, deve ter ⅓ do tamanho de Congonhas e ele fica ao lado do que será o novo aeroporto de Berlim, o Brandenburgo. Eu cheguei em Berlim em um vôo vindo de Lisboa, nós pousamos já na pista do novo aeroporto e taxiamos até o velho, pequeno e ultrapassado terminal de Schönefeld.


Chegando em Berlim pelo aeroporto Schönefeld


O saguão minúsculo
O saguão minúsculo

Esse aeroporto foi construído em 1934 e depois da Segunda Guerra Mundial, ele passou a ser o aeroporto dos soviéticos durante a época da Guerra Fria e do Muro de Berlim. Desde a queda do muro, Schönefeld não sofreu grandes mudanças. Andar por Schönefeld é como uma viagem no tempo.

A melhor maneira de ir do aeroporto até Berlim é de trem, existem ônibus que cobrem o trajeto, mas é uma viagem longa e demorada. De trem, você não gastará mais de 30 minutos até a estação central de Berlim.

Passarela de uns 400 metros até a estação de trem.
Passarela de uns 400 metros até a estação de trem.

Saindo do aeroporto, existem uma longa calçada coberta que leva até a estação de onde partem os trens. Ao longo dessa passarela existem algumas telas que mostram as próximas saídas. No fim da passarela, tem uma parte subterrânea que passa por baixo de uma rodovia, nesse túnel existem algumas máquinas de venda de bilhetes. O lugar é um pouco estranho, eu evitaria a noite se estivesse sozinho.

Uma dica importante: tenha moedas ou notas. Essas máquinas em particular não aceitam cartões de crédito, o procedimento de compra é bem simples e intuitivo, as máquinas tem alguns idiomas como opção, incluindo o inglês.

Passo 1: escolha o idioma
Passo 1: escolha o idioma
Passo 2: escolha o tipo de bilhete
Passo 2: escolha o tipo de bilhete
Passo 3: Faça o pagamento e pronto
Passo 3: Faça o pagamento e pronto

Compre o bilhete para as zonas “A, B e C” por 6,90 euros. A melhor opção de trem até Berlim é a linha RB19 (S-Bahn), pois você não precisará fazer nenhuma baldeação até a Hauptbanhof e de lá, você pode pegar outro trem ou metrô até qualquer parte da cidade.

Geralmente esse trem parte da plataforma 4, “Gleis” em alemão, mas basta conferir em uma das muitas telas o horário e a plataforma da próxima partida. Nunca se esqueça de validar o bilhete nas maquininhas vermelhas da estação antes de embarcar. Durante a viagem uma fiscal passa conferindo os bilhetes e você pode ganhar uma multa pesada se não validar o bilhete.

O trem na plataforma
O trem na plataforma

Um site ótimo para consultar os horários dos trens e que serve também para você planejar as suas viagens de trem (S-Bahn) ou metrô (U-Bahn) pela cidade é o VBB.de (Verkehrsverbund Berlin-Brandenburg), tem versão em inglês e você precisa colocar esse site nos seus favoritos.


Reserve um passeio em Berlim



Chegando em Berlim pelo Aeroporto Shonefeld
Como usar o metrô de Berlim
Qual é a melhor época para visitar Berlim
Quantos dias ficar em Berlim
Onde ficar em Berlim


O que fazer em Berlim (roteiro de 3 ou 4 dias)
A Ilha dos Museus em Berlim
Como visitar o Muro de Berlim
Como é a visita ao Check Point Charlie
Roteiro do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
Roteiro em Berlim Oriental
Muro de Berlim e a East Side Gallery
Tempelhof: o aeroporto de Hitler que virou parque
Tiergarten: uma ilha verde no coração de Berlim


Escolher uma boa localização para se hospedar é um ponto essencial para garantir uma boa experiência em qualquer cidade. Quer mais dicas de hospedagem? Confira a nossa nosso post com todas as dicas.

Algumas dicas:

Como eu chegaria a Berlim e também partiria por essa estação, eu me hospedei no Meininger Hotel Berlin Hauptbahnhof, do lado da estação e pertinho do Portão de Brandemburgo e do Reichstag. O quarto não muito grande, mas era super confortável, com um bom banheiro e um excelente café da manhã.

Nessa mesma região, tem outros bons hotéis que eu conheço e recomendo. E todos são muito bem localizados:

Meliá Berlin
Arte Luise Kunsthotel
Hotel Augustinenhof

Veja mais hotéis nessa região

Outros bairros bacanas e que tem hotéis mais baratos são Prenzauler Berg (veja a lista de hotéis aqui) e Charllottenburg (veja a lista de hotéis aqui). Prenzauler Berg tem muitos bares, restaurantes e fácil acesso ao metrô, assim como Charllottenburg.

Ambos não ficam longe das áreas turísticas e tem opções mais econômicas de hospedagem.

Veja mais opções de hospedagem em Berlim










Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.