Veja como funciona a conexão em Lima voando com a Latam para outro destino internacional ou como funciona a conexão doméstica.

Uma das bases internacionais da Latam fica em Lima, no Peru, por tanto, é bem comum passageiros saírem do Brasil com destino a outros países e fazer uma conexão em Lima voando com a Latam. Neste post eu explico como funciona a conexão internacional em Lima e também a caótica conexão doméstica.

***

O hub da Latam no Peru fica no Aeroporto Jorge Chávez, o principal aeroporto do país. De lá, a Latam peruana voa para Madri (Espanha), Nova York, Atlanta, Miami e Los Angeles (Estados Unidos), Cidade do México e Cancun (México), além de destinos na América Latina.

Portanto, é bem comum passageiros saírem do Brasil e conectarem em Lima para outros lugares na América Latina e também para os Estados Unidos. E aí, é natural surgirem dúvidas sobre a conexão em Lima voando com a Latam.

Leia mais sobre Machu Picchu e como organizar a sua viagem:
O que fazer em Cusco
Como é visitar Machu Picchu
Como organizar a sua visita a Machu Picchu

Conexão em Lima
Boeing 787 da Latam em Lima

Como funciona a conexão em Lima (voos internacionais)


Se você vai conectar em Lima para qualquer destino internacional citado acima, você basicamente sairá do avião, passará novamente pelo controle de segurança (raio-x) e seguirá as placas indicando “conexión ou connection” e retornará para a sala de embarque de onde sairá o seu próximo embarque. Entretanto, em voos para os Estados Unidos, acontece mais uma revista no portão de embarque, procedimento este que é padrão.

Pontos importantes que sempre geram dúvidas:

  • Você já sairá do Brasil com o cartão de embarque para o seu próximo voo, sendo assim, não será necessário fazer o check-in novamente.
  • A sua bagagem também seguirá até o destino final, não sendo necessário retirar a bagagem e despachar novamente no Peru.
  • Não precisa fazer a imigração. Só faz a imigração quem for entrar no Peru. Caso você queira aproveitar uma conexão longa para conhecer um pouco de Lima, aí sim precisará fazer a imigração. E mesmo se você for sair do aeroporto, não precisa retirar a mala, ok?!
  • Não precisa de nenhum documento além do passaporte (ou RG caso você esteja indo para algum país que aceite este documento). Veja aqui a lista de países que aceitam o documento de identidade de brasileiros.
  • Também não é necessário preencher nenhum formulário ou certificado de vacinação (febre amarela ou covid). A não ser que este documento seja obrigatório em seu destino final.
Conexão em Lima
Sala de embarque internacional de Lima

Como funciona a conexão doméstica em Lima (voo internacional para voo doméstico)


Contudo, se você vai ficar no Peru, os procedimentos mudam. Ao chegar do seu voo internacional, você seguirá as placas indicando “migraciones” ou “immigration” ou até mesmo as placas “baggage claim” ou “retiro de equipaje”.

Em seguida fará o controle de imigração de entrada no Peru, caso tenha malas despachadas, deverá retirar as malas nas esteiras e por fim, passar pela alfândega. 

Na imigração eles costumam perguntar o tempo de permanência no Peru e o endereço do primeiro hotel da viagem. Ah, e não carimbam mais o passaporte.

O próximo passo é sair na área aberta do aeroporto, procure pelas placas indicando “exit” ou “salida”. Os setores de desembarque, check-in e despacho de bagagens, ficam localizados no mesmo piso do aeroporto de Lima, basta seguir as placas indicativas.

Caso tenha mala despachada, deverá despachar novamente no balcão da Latam antes de retornar para o setor de embarque. Para chegar ao setor de embarque, basta pegar a escada rolante no fim do terminal (ou o único elevador disponível) e seguir para a fila do “embarque domestico”. Será necessário fazer o controle de segurança (raio-x) mais uma vez.

Pontos importantes que sempre geram dúvidas:

  • Você já sairá do Brasil com o cartão de embarque para o seu próximo voo, sendo assim, não será necessário fazer o check-in novamente. E caso tenha mala para despachar novamente, é só apresentar a mala e o cartão de embarque da conexão no balcão de despacho de bagagens ou o documento de identificação.
  • Mesmo se a mala estiver etiquetada até o destino final dentro do Peru, ela precisa ser retirada e despachada novamente. Essa é a regra e às vezes os atendentes no Brasil a desconhecem.
  • Para entrar no Peru, o único documento necessário é o passaporte válido ou o RG, com menos de 10 anos desde a emissão. Veja aqui a lista de outros países que aceitam o documento de identidade brasileiro.
  • Não precisa preencher nenhum formulário ou certificado de vacinação (febre amarela ou covid).

Como funciona a conexão doméstica (voo doméstico para voo doméstico)


Ao desembarcar de um voo doméstico, para pegar outro voo doméstico, prepare-se para o caos. Na maioria dos lugares mundo afora, em conexões domésticas, basta sair de um avião e permanecer na sala de embarque esperando pelo próximo voo.

Contudo, no Peru as coisas são um pouco diferentes. Você vai precisar desembarcar, seguir para a área aberta do aeroporto como se fosse ficar em Lima, se a fila estiver grande você terá que passar pela calçada do aeroporto, para depois subir as escadas rolantes de volta para o setor de embarque.  Será necessário fazer o controle de segurança (raio-x) mais uma vez, antes de embarcar no seu próximo voo.

Em conexões com menos de uma hora, as chances de perder o seu voo são reais, pois é um sistema de conexão burro e burocrático.

Pontos importantes que sempre geram dúvidas:

  • Você já sairá do seu destino já com o cartão de embarque para o seu próximo voo, sendo assim, não será necessário fazer o check-in novamente.
  • A sua bagagem também seguirá até o destino final, não sendo necessário retirar a bagagem e despachar novamente em Lima.
  • Não precisa fazer a imigração, trata-se de uma conexão doméstica.

Não precisa de nenhum documento além do passaporte (ou RG caso você esteja indo para algum país que aceite este documento). Veja aqui a lista de países que aceitam o documento de identidade de brasileiros.

Dica: se você precisar de transfer do aeroporto para Lima, recomendo reservar através destes links.


26 thoughts on “Como funciona a conexão em Lima voando com a Latam

  1. Boa noite. Uma conexão de 1:55h em Lima, sendo o voo de Guarulhos para Cartagena, é o suficiente? Teria algum risco de perder o voo?

  2. Olá! Obrigada pelas suas valiosas dicas!
    Quero comprar voo de Brasília para Cusco. Vai parar em Lima com conexão de 1H55.
    É tempo suficiente para imigração? Não vou despachar bagagem.

  3. Ja vi que 1hr15min layover que a Latam oferece do Galeão para JFK vai ser arriscado- não entendo a companhia se expõe a isso! Se perder o voo (12pm horario de saida de Lima), existem outras opções de voos no mesmo dia para NY? Desde ja agradeço pelas informações

  4. Uma vez eu estava com uma conexão de 12h em Lima e sai para conhecer a cidade. Eu estava com destino o México.. Porém, ao retornar ao aeroporto, levei um sermão e me fizeram pagar 30 dólares por ter saído do aeroporto para poder entrar novamente. Eu sempre sai do aeroporto em conexões longas em mais de 10 países e isso nunca ocorreu. Alguém sabe dizer se isso realmente acontece? Caso não, onde posso buscar no aeroporto informações para que isso não volte a acontecer.

    1. Que eu saiba isso é ilegal! Conheço várias pessoas que saíram para passear em conexões internacionais sem o menor problema.

      1. em 2019 eu tinha um voo de Lima para Bogotá com conexão de 7 horas mas tive que passar dentro do aeroporto pois se saísse teria que pagar uma taxa em do lares, portanto essa taxa já é cobrada faz um tempo.

  5. Vou ter um voo internacional e depois uma conexao tambem internacional com intervalo de 1:40. Vou precisar fazer a imigração 2 x ou no terminal internacional é só eu buscar meu próximo voo?

  6. Oi! Tudo bem? Meu voo é SSA X BRASILIA (conexão de 1h35min), BRASILIA x LIMA (conexão de 1h15min) para seguir para Bogotá. Você acha que dá tranquilo? Na conexão em Brasília precisamos pegar outra fila para ir para Lima? E a de Lima? É preciso pegar fila de imigração e do raio-x?

  7. Ola,

    Voo de Vancouver pra Mexico, mexico pra Lima e depois Brasil, 1h30 para troca de voo no aeroporto de Lima. Segue o mesmo procedimento, da tempo ou risco perder o o voo:

    Thank you

  8. Vou fazer um voo de Cusco para Lima e de Lima para São Paulo com 1h55 de tempo para a conexão, mas terei que passar pela imigração. Dá tempo? Caso perca o voo por atrasos, a companhia remarca? Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.