Localizada a uma curta distância de Lisboa, a vila de Óbidos é uma das mais bem preservadas jóias portuguesas. A cidade medieval é cercada por uma extensa muralha que desperta o fascínio de quem a visita. Óbidos foi a minha primeira parada depois de Lisboa no meu roteiro de trem por Portugal e neste post eu compartilho com vocês, o que fazer em Óbidos.

***

Óbidos tem uma história muito peculiar, ela é considerada a vila medieval mais bem preservada de Portugal. Ao atravessar os portões de entrada na cidade, pisamos em um universo à parte, muito diferente da agitação de Lisboa, Coimbra ou do Porto.

Leia mais:
O que fazer em Lisboa em 3, 4 ou 5 dias
Onde se hospedar em Lisboa
Como comprar passagens de trem em Portugal


A curiosa história de Óbidos


Óbidos tem uma história bem curiosa, a vila foi fundada pelos romanos no século I a.C. Contudo, no período medieval, a vila foi tomada pelos Mouros, que construíram a primeira versão das muralhas e transformando a cidade em um território islâmico. 

Em 1148 a cidade foi reconquistada pelos cristãos, liderados pelo Rei D.Afonso Henriques, que foi o primeiro rei de Portugal. A partir daí, a cidade se tornou um importante ponto de defesa do território português, por conta da sua localização estratégica em um ponto mais alto da região.

E aqui começa outra história bem curiosa. Óbidos foi dada de presente pelo Rei D.Dinis para a sua esposa, a Rainha Isabel durante a lua de mel do casal, que aconteceu em Óbidos. E durante mais de 500 anos, a cidade foi sendo passada como presente de casamento de rainha para rainha até o fim da monarquia portuguesa.

E justamente por conta dessa particularidade, que Óbidos é uma cidade medieval tão bem preservada.

O que fazer em Óbidos
Casinhas com mais de 500 anos de história

Como chegar em Óbidos


Óbidos fica distante aproximadamente 80km de Lisboa, o que faz com que a viagem de bate e volta seja possível. Entretanto, eu recomendo ficar ao menos uma noite na cidade. 

Eu cheguei em Óbidos vindo de Lisboa de trem. Os trens para Óbidos (linha de Caldas da Rainha) saem da Estação Santa Apolónia de comboios (o trem em Portugal é chamado assim).

O que fazer em Óbidos
Trem para Óbidos

A viagem dura em média 2 horas e a passagem pode ser comprada no site da CP (Comboios de Portugal) ou nas estações. Aqui eu explico como comprar a passagem e como viajar de trem pelo país.

A estação de comboios de Óbidos é pequena e não possui nenhum tipo de estrutura. Recomendo caminhar até a esquina (cerca de 100 metros) e chamar um Uber para subir a colina até a cidade. Muita gente sobe a pé, mas é uma subida puxada e impossível para quem tem problemas de mobilidade ou está com malas pesadas.

A pequena estação de comboios de Óbidos

Para chegar de ônibus é um pouco mais complicado, é preciso pegar um ônibus (os autocarros, como são chamados em Portugal) até Caldas da Rainha com a Flixbus ou Rede Expressos e de lá pegar mais um ônibus urbano até Óbidos. 

Outra opção são os passeios de bate e volta que saem de Lisboa e alguns incluem outras cidades portuguesas ao redor.

Certamente, a maneira mais cômoda para chegar em Óbidos é alugando um carro. Na entrada da cidade medieval existem grandes estacionamentos, já que dentro da cidade, só podem entrar carros de serviço e de moradoras, mas em horários específicos. 


Onde ficar em Óbidos


Se você decidir ficar em Óbidos (eu fiquei lá por duas noites), recomendo a Casa de S. Thiago do Castelo, uma casa com mais de 500 anos de idade, que é um verdadeiro museu. O atendimento é impecável e a casa fica no meio do centro histórico, dentro das muralhas. Uma experiência única que eu recomendo.

Casa de S. Thiago do Castelo
Casa de S. Thiago do Castelo

Se você busca uma experiência ainda mais única, eu recomendo ficar na Pousada do Castelo, que fica literalmente dentro do Castelo de Óbidos. Quando você teria a oportunidade de se hospedar com muito conforto dentro de um castelo medieval?

O que fazer em Óbidos
Que tal se hospedar dentro do castelo?

Outra opção incrível é a Casa Senhoras Rainhas, uma pousada padrão 4 estrelas que funciona em um casarão histórico dentro das muralhas de Óbidos.


O que fazer em Óbidos


A cidadela

Se você procura o que fazer em Óbidos, a melhor atração é a cidade em si. Andar por Óbidos é o mais bacana. Explorar cada cantinho e cada ruazinha da vila. Curiosamente, Óbidos significa “cidadela” ou “cidade fortificada”, que era a natureza da cidade.

A vila tem duas ruas principais que se estendem por dentro das muralhas, a Rua Direita e a Rua Josefa de Óbidos. Ambas as ruas começam logo após a Porta da Vila, a entrada principal da cidade murada.

O que fazer em Óbidos
Ponto de partida das duas ruas principais da cidade

E para se ter ideia de como Óbidos é pequena, de um ponto ao outro da muralha, são cerca de 650 metros de distância.

Estas são as ruas mais charmosas da cidade, com calçamento de pedras e sobradinhos brancos com flores nas janelas. Aqui ficam a maioria dos restaurantes, lojinhas, cafés e algumas pousadas. 

Rua Direita

Aproveite para provar a famosa ginjinha de Óbidos, um licor muito tradicional em Portugal feito a partir da ginja, uma espécie de cereja. O licor é servido em um copinho de chocolate, comido após degustar a bebida.

Igreja de Santa Maria
O que fazer em Óbidos
Casas típicas portuguesas
Entrada da vila

Porta da Vila

A vila tem duas entradas principais, uma que fica ao lado do Castelo de Óbidos e a entrada principal, a Porta da Vila, que fica na outra extremidade da cidade.

A Porta da Vila é uma pequena capela, construída em 1640 e integrada às muralhas. O grande destaque é a beleza dos azulejos portugueses que têm a Paixão de Cristo como tema. 

Porta da Vila

Muralhas

O grande destaque de Óbidos são as suas muralhas centenárias e um dos passeios mais legais é justamente explorar as muralhas. Confesso que não é o passeio mais seguro, já que os muros são altos e não possuem nenhum equipamento de segurança como corrimões e grades. Alguns pontos da muralha tem mais de 10 metros de altura.

As muralhas que cercam a cidade

As muralhas foram construídas pelos Mouros, entretanto, foram refeitas após a conquista do território pelo rei D.Afonso Henriques. Hoje as muralhas estão todas restauradas e a partir delas, temos as melhores vistas da cidade e dos arredores.

O que fazer em Óbidos
Óbidos cresceu dentro das muralhas
O que fazer em Óbidos
As muralhas e a cidade que cresceu do lado de fora delas

Castelo de Óbidos

O Castelo de Óbidos fica em uma das extremidades da muralha, foi construído originalmente pelos Mouros, porém, remodelado após a reconquista do território em 1148. 

Na parte interna do castelo existe um pátio central com várias estruturas bem preservadas. Entre elas a Torre de Menagem, que servia como uma fortaleza defensiva. Dentro do castelo também fica a Capela de São Martinho.

O que fazer em Óbidos
O Castelo de Óbidos

Não existe uma data exata da construção do castelo, porém, os primeiros registros são da remodelagem dele após a reconquista da cidadela.

Infelizmente só é possível visitar a parte externa do castelo, já que hoje ele funciona como hotel. Mas conforme eu coloquei acima, é possível se hospedar na Pousada do Castelo, que fica literalmente dentro dele.

Aos pés do castelo
O que fazer em Óbidos
Igreja de São Thiago, coladinha no castelo

Vale a pena ficar em Óbidos?


Como puderam ver, a cidade é bem pequena e não tem muita coisa pra fazer e justamente por isso que muita gente faz a viagem de bate e volta. Eu fiquei duas noites na cidade e não me arrependi, pois eu pude aproveitar Óbidos vazia, sem a multidão de visitantes.

O movimento de visitantes em Óbidos começa após às 10h da manhã e termina por volta das 16h. Antes do grande movimento, a cidade fica calma e vazia, ideal para passear e fazer boas imagens sem a multidão de visitantes.

A cidade vazia ao anoitecer

Reserve aqui os seus passeios



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.