Pirâmides do Egito

Conhecer o Cairo e visitar as famosas pirâmides do Egito foi a realização de um sonho da época da escola, dos livros de história e fomentados pela imagem que os filmes ajudaram a criar no nosso imaginário.

Não existem palavras para expressar a grandiosidade que são as pirâmides do Egito. São mais de 5 mil anos de história diante dos nossos olhos, mais de 2 mil anos antes de Cristo.

Se você procura mais informações para organizar a sua viagem ao Egito, como visto, transfer, questões de segurança e hospedagem, recomendo ler este post ou eu faço um resumão.

Também recomendo o vídeo abaixo, que eu publiquei no canal do Vou na Janela no YouTube.

Pirâmides do Egito
Roteiro e o que você precisa saber para visitar o Egito

As pirâmides do Egito


Oficialmente o país abriga 123 pirâmides, entretanto, quando falamos de pirâmides do Egito, estamos nos referindo às três grandes Pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos

Quéops, também conhecida como “A Grande Pirâmide”, é a principal delas. Com cerca de 140 metros de altura e 230 metros de comprimento, teria sido construída para ser o túmulo do faraó Quéops por volta de 2.560 a.C. durante a quarta dinastia egípcia. Curiosamente, ela é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda está de pé.

Completando o trio das Pirâmides de Gizé, temos Quéfren com 136 metros de altura e Miquerinos com modestos 61 metros. 

Pirâmides do Egito
As Pirâmides de Gizé

Originalmente as pirâmides eram maiores, pois possuíam um revestimento externo. A única que ainda conserva parte deste revestimento em sua ponta é Quéfren. Originalmente, Quéops possuía 146,5 metros, o que fez dela a estrutura mais alta do mundo até o século 14, com a construção da Catedral de Lincoln na Inglaterra.

Pirâmides do Egito
A esfinge

Completando o sítio arqueológico, temos algumas pequenas pirâmides (Pirâmides das Rainhas) e a famosa Esfinge de Gizé, o guardião das pirâmides. A Esfinge, com corpo de leão e cabeça de homem, representa a força do animal combinada com a sabedoria do ser humano.

Ao lado dela fica o Templo do Vale, que foi construído apenas para a mumificação do Faraó Quéops, antes de ser sepultado na Grande Pirâmide.


Onde ficam as pirâmides?


Ao contrário do que a maioria pensa, as pirâmides não ficam no Cairo, mas em Gizé. Quando olhamos o mapa da atual capital do Egito, vemos que ela é cortada pelo lendário Rio Nilo. De uma maneira resumida, de um lado fica o Cairo e na outra margem fica Gizé. 

E as pirâmides ficam na Necrópole de Gizé, distante cerca de 15 km do centro do Cairo.

Saber onde se hospedar no Cairo vai ser determinante para um melhor aproveitamento da sua viagem. Só para se ter uma ideia de como o trânsito da cidade é caótico, certo dia demoramos 2 horas de carro para percorrer os 16 km entre o Mercado Khan el Khalili no centro da cidade e as pirâmides.

Veja as dicas de hospedagem e de como se locomover no Cairo.


Como visitar as Pirâmides do Egito


A melhor maneira de conhecer as Pirâmides do Egito é contratando um guia local com transfer, para te pegar no hotel e te trazer de volta no fim do dia. Eu contratei a Luz of Egypt, que organizou tudo para mim e o preço foi excelente. A agência pertence a uma egípcia e um brasileiro. Inclusive, o pagamento foi feito via PIX com a maior comodidade. 

O guia – além de contar toda a história e te levar nos pontos mais importantes – ele vai te “blindar” dos golpistas, e são muitos! 

Em torno das pirâmides, você vai ver uma infinidade de locais com camelos te chamando para tirar uma foto com o bicho. Depois da foto, ele vai te cobrar o quanto ele quiser. A extorsão é pesada e o suborno também.

A nossa guia disse o seguinte: “Para subir no camelo, não paga nada. Para descer, vai custar o quanto ele quiser te cobrar.”

Pirâmides do Egito
Show de luzes nas pirâmides

Por conta própria

Visitar as pirâmides com um guia é o recomendado, mas nada impede que você faça a visita por conta própria.

Para chegar à Necrópole de Gizé você pode pegar um táxi, e tomar muito cuidado pois os golpes são frequentes Como os carros não possuem taxímetro, tem que negociar muito bem o valor antes de entrar no carro e mesmo assim é bem comum os taxistas mudarem o valor da corrida ao chegar ao seu destino.

O Uber é uma opção, mas são poucos carros e uma dificuldade é identificar as placas pois elas estão escritas em árabe.

Futuramente vai ser possível chegar lá de metrô, existe uma linha em construção mas ainda não sabemos quando ficará pronta.

A entrada para visitar o complexo custa 250 libras egípcias (cerca de 50 reais) e para ver o show de luzes nas pirâmides custa 370 libras (aproximadamente 78 reais). Os ingressos para entrar nas pirâmides são vendidos separadamente e não vale a pena, não tem nada lá dentro. Você pode comprar a entrada na hora, quanto mais cedo chegar, melhor. Preferencialmente antes da quantidade enorme de ônibus de turismo.

O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Uma vez que você estiver dentro do complexo, a primeira parada é na Grande Pirâmide de Quéops. Entre uma pirâmide e outra, você pode andar a pé tranquilamente. Mas leve em consideração que no verão a temperatura pode chegar aos 45 graus.

Pirâmides do Egito
Quéfren em primeiro plano e Quéops logo atrás

Dicas para visitar a Necrópole de Gizé


  • Contrate um guia que já inclua o transfer ida e volta e os ingressos. Assim, você não perderá tempo na bilheteria.
  • Se possível, visite no fim do outono ou inverno (novembro a fevereiro), quando as temperaturas são bem mais agradáveis. No verão, o calor é insuportável.
  • Chegue bem cedo (antes das 7h)  para evitar os ônibus de turistas, mas se não puder, escolha entre 10h e 12h, que costuma ser mais tranquilo.
  • Comece a visita pela pirâmide de Quéops, siga para Quéfren e Miquerinos. Passe pelas pirâmides das rainhas, desça até o Templo do Vale ao lado da Esfinge.
  • Se possível, veja o show de luzes à noite. Não é nada super tecnológico mas é lindo ver as pirâmides iluminadas.
  • Nunca aceite nenhuma cortesia ou nenhum presentinho, pois nada é de graça.
  • Leve água, não existe onde comprar comida ou bebida lá dentro.
  • Use roupas e calçados confortáveis, as pirâmides ficam no deserto, é areia e terra para todos os lados.
  • Não leve drones, eles são proibidos no Egito e você pode ser preso.

Reserve aqui os seus passeios



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.