Depois de muita pressão dos Estados Unidos, o México voltou a exigir visto dos brasileiros na tentativa de evitar a imigração ilegal para aquele país. Anteriormente nós não precisávamos do visto e ainda tínhamos a permissão para permanecer até 6 meses em território mexicano. Neste post eu vou explicar como tirar o Visto para o México, quem precisa tirar, quem está isento e claro, se vale a pena tirar o visto mexicano? Vocês vão entender tudo aqui.
***
Desde dezembro de 2021 o México passou a exigir o visto de entrada para brasileiros e até então, a autorização eletrônica de viagem poderia ser emitida pela internet. Porém, o governo mexicano vai voltar a exigir o visto físico a partir de 18 de agosto de 2022, com emissão através dos consulados aqui no Brasil e com uma taxa de 48 USD.
Atualmente, se você tem viagem ou deseja viajar para o México, a autorização eletrônica de viagem é o que você precisa para entrar no país mas ainda não está claro para quem já emitiu a autorização e vai embarcar depois do dia 18 de agosto.
Todo o processo de solicitação do visto agora deverá ser feito através dos consulados. Mas se você vai embarcar antes do dia 18 de agosto, ainda poderá fazer o processo pelo site e solicitar a autorização eletrônica de viagem.
Como emitir a autorização eletrônica de viagem para o México
O procedimento é bem simples e quase instantâneo. Basta entrar na página no Instituto Nacional de Migración e preencher um formulário simples que já está em português para facilitar a vida.
O preenchimento deve ser feito a partir de 30 dias que antecedem a sua viagem. Todavia, nunca deixe para preencher em cima da hora pois volta e meia o sistema fica fora do ar. Às vezes por dias e muita gente tem deixado de embarcar por causa disso.
O formulário pede todos os seus dados pessoais e tem perguntas de praxe, como data e motivo da viagem, se a pessoa tem antecedentes criminais, se já esteve no México e se já foi expulso do país.
Quem está isento do novo do visto para o México?
Existem alguns casos de isenção, tanto da autorização eletrônica de viagem, quanto do novo visto físico:
- Quem possui residência nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Irlanda do Norte e países do tratado de Schengen (países da europa continental como França, Espanha, Alemanha, Portugal, Itália, etc). Veja quais são os países aqui.
- Quem tiver visto válido para os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda do Norte, Países Schengen ou Japão.
Como solicitar o novo visto para o México, vale a pena?
O processo para solicitar o novo visto mexicado é bem semelhante ao pedido de visto para os Estados Unidos. Como agendamento de horário e entrevista em um dos consulados, que hoje estão presentes apenas em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Todo o procedimento de agendamento e documentação deve ser feito pelo site do Ministério das Relações Exteriores do México. O custo é de 48 USD.
Estariam isentos do visto físico os brasileiros que já possuem o visto válido para os Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Japão. Além, claro, dos brasileiros que possuam passaporte europeu válido.
Como o visto mexicano deverá ser tão complexo de obter como o americano, e caro também, vale mais a pena você fazer um esforço a mais e tentar conseguir o visto para os Estados Unidos e assim poder viajar para o México, além de ter a entrada facilitada no Canadá e claro, os Estados Unidos.
***
Aqui no Vou na Janela tem um post super completo com dicas de onde ficar na Cidade do México. Recomendo a leitura, mas você pode conferir as principais dicas aqui embaixo:
Eu me hospedei no hotel One Ciudad de Mexico Alameda. É uma rede e para quem não conhece, é tipo um Ibis melhorado, vale super a pena. O quarto tinha um bom tamanho, cama confortável, bom banheiro. O café da manhã é simples, mas atendia bem.
Nesta mesma região, outro hotel muito bem recomendado é o NH Mexico City Centro Historico. O hotel oferece restaurante, academia, bar e lounge. O NH Mexico City Centro Historico é o tipo de hotel para você não ter dor de cabeça.
Quem busca uma excelente opção no coração do cetro histórica da Cidade do México, a minha dica é Santo Domingo Hotel Boutique. O hotel funciona em um casarão antigo que foi revitalizado.
O Hilton Mexico City Reforma é ideal para quem busca conforto, busca uma hospedagem na região do centro histórico e pode pode investir um pouco mais em hospedagem.
Agora, quem busca hospedagem confortável e com preços baixos, o City Express Ciudad de Mexico Alameda é uma excelente opção.
Se você procura luxo, mas em quebrar o cofrinho, O St.Regis Mexico City é uma excelente opção. Conhecido como um dos melhores hotéis da Cidade do México, o St.Regis Mexico City tem quartos grandes e confortáveis, 3 restaurantes, piscina, academia e amenidades de luxo.
O Mexico City Marriott Reforma Hotel é uma excelente opção de hospedagem na Cidade do México da região da Reforma.
10 coisas que você precisa saber antes de visitar o México
Quanto custa viajar para o México
Como é passar pela imigração Mexicana
Como ir do Aeroporto da Cidade do México ao centro
Dicas de onde se hospedar na Cidade do México
Como usar o metrô da Cidade do México
Dica de chip e internet no México
30 coisas para fazer na Cidade do México
Como é a visita às pirâmides de Teotihuacan
Museu Frida Kahlo
Museu Nacional de Antropologia
Monumento e Museu da Revolução Mexicana
O Museu Memória e Tolerância na Cidade do México
Bosque e Castelo de Chapultepec
Como chegar e como é o passeio a Xochimilco
Um passeio pelo Zócalo, o Centro Histórico da Cidade do México