A notícia de que alguns estados e cidades americanas oferecerão a vacina contra o Covid-19 de forma gratuita para os turistas é no mínimo tentadora. Mas como tomar a vacina nos Estados Unidos e como tudo isso vai funcionar?
***
Por mais tentadora que seja esta notícia, a gente sabe que não estamos no momento ideal para fazer viagens internacionais. Inclusive, muitos países no mundo continuam fechados para brasileiros. Além de que, viajar para fazer turismo e tomar a vacina nos Estados Unidos não é algo tão simples e tão pouco barato, além dos dilemas éticos.
O turismo de vacina já era uma tendência apontada ainda em 2020. Tal prática está sendo condenada por entidades internacionais e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pois enquanto alguns países têm vacinas sobrando, outros ainda não conseguiram sequer vacinar as suas populações mais vulneráveis.
Entretanto, os Estados Unidos vêm sendo vistos pelos latinos como uma espécie de oásis da vacina. Basta chegar, tomar a sua vacina e pronto. E o que permite ao país vacinar os visitantes, é que o governo americano adquiriu quase três vezes o número necessário de doses para imunizar a sua população. E vacinar os visitantes é uma maneira de aquecer a indústria do turismo. Não tem cafezinho grátis não, minha gente.
E se você não vê dilemas éticos, está disposto a gastar uma bela quantia em dólares e quer saber como tomar a vacina nos Estados Unidos, eu vou te explicar.
Como tomar a vacina nos Estados Unidos
Primeiramente, você vai precisar de visto para entrar nos Estados Unidos (veja como eu emiti o meu). O ponto é que, a emissão de novos vistos está suspensa desde os primeiros meses da pandemia. Portanto, caso você não tenha o visto americano, pode esquecer a ideia de tomar a vacina nos Estados Unidos.
Outro ponto que não custa lembrar, é que você precisa ter o passaporte válido. Se o seu passaporte estiver vencido ou deve vencer nos próximos 6 meses, ele precisa ser renovado.
Contudo, a entrada de passageiros vindos do Brasil segue proibida nos Estados Unidos. Dessa forma, quem deseja viajar para o país, precisa fazer uma quarentena de 2 semanas em outro país que permita a entrada em território americano. E neste caso, o mais indicado é o México.
Depois de permanecer duas semanas em território Mexicano, é preciso fazer um teste do tipo RT-PCR na véspera da viagem, pois ele será exigido na entrada nos Estados Unidos. Obviamente que o teste tem que dar resultado negativo para a Covid-19.
Onde tomar a vacina?
Os estados da Flórida e da Califórnia estão vacinando sem pedir comprovante de residência nos Estados Unidos. Entretanto, é a cidade de Nova York que vem atraindo os olhares e o interesse das pessoas.
Recentemente, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse em entrevista à GloboNews que a cidade está pronta para vacinar os turistas, inclusive os brasileiros. O plano do prefeito é espalhar postos de vacinação pelos pontos turísticos mais famosos da cidade, como o Central Park, o Empire State Building, Times Square, Brooklyn Bridge, entre outros.
Porém, antes mesmo desses postos entrarem em funcionamento, já é possível tomar a vacina em uma ampla rede de farmácias, supermercados, estações de trem e metrô e até em lojas de departamento. Basta instalar em seu telefone celular o app da prefeitura de Nova York e verificar o ponto de vacinação mais próximo e agendar a visita no mesmo dia.
A vacina em questão será a da Janssen – desenvolvida pela Johnson & Johnson – e que é administrada em apenas uma dose. Ou seja, o turista não precisará permanecer em território americano para tomar a segunda dose.
***
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Ótimas informações.
Gostaria de saber se a vacinação para turistas brasileiros é possível em farmácias ou pontos de vacinação em Seattle?
Desde já, agradeço.
Em Seattle não tem um plano de vacinação para turistas como em NY, mas eles estão vacinando independente da nacionalidade ou se a pessoa é residente ou não. Então, acho que você consegue sim. >> Will I be asked about my immigration status to receive the vaccine?
No. In Washington state, all eligible residents are able to receive a vaccine, regardless of your immigration and citizenship status. Vaccine providers should not be asking about your immigration status. The Biden/Harris administration has declared that all vaccine sites are sensitive locations and immigration enforcement agencies will not carry out operations at or near such facilities, which also include health care facilities and hospitals.