Primeiramente, a Ponte Gálata não é uma ponte bonita, entretanto é a ponte mais famosa de Istambul e neste post eu explico o porquê dessa fama e te darei boas razões para passar um tempinho visitando a Ponte Gálata.
***
A versão atual da ponte é nova, foi construída em 1992 para substituir a antiga ponte de 1912 que pegou fogo e teve a sua estrutura comprometida. Contudo, esta é a quinta versão da ponte, que teve a primeira versão ligando os dois lados de Istambul em 1845.
A Ponte Gálata, ao contrário do que muita gente imagina, não liga a parte européia do lado asiático de Istambul, mas as duas partes européias da cidade. Cruzando o Chifre de Ouro, o famoso estuário do Estreito do Bósforo, é a ponte mais movimentada da cidade.
Leia mais:
Dicas de Istambul para a sua primeira viagem
Chegando em Istambul: visto, imigração e transporte
Como ir do novo aeroporto até o centro da cidade
Onde se hospedar em Istambul
O que faz da Ponte Gálata tão famosa?
Primeiramente, como disse acima, a ponte conecta duas partes importantes da cidade. Só por essa razão já a faria bem famosa. Mas é da Ponte Gálata que temos umas das mais belas vistas de Istambul, especialmente no fim do dia.
Na minha modesta opinião, o melhor lugar para ver o pôr do sol em Istambul é a Torre Gálata, logo ali ao lado. Entretanto, certamente o segundo melhor lugar é na Ponte Gálata.
A ponte possui dois níveis, por cima passam veículos, uma linha do tram de Istambul e pedestres. No nível inferior, existem vários restaurantes e cafés. Sendo um bom lugar para comer peixe fresco ou tomar um belo café turco.
Além disso, existem quatro mirantes de onde temos uma bela vista de Istambul e do vai e vem dos barcos que navegam pelo Estreito do Bósforo, das mesquitas e o vai e vem no porto de Istambul.
Como visitar a ponte
A ponte fica ao lado do píer de onde partem os barcos que fazem os passeios pelo Bósforo, o acesso é feito pela Estação Eminönü do tram. Contudo, se você estiver hospedado na região do Sultanahmet, poderá ir a pé até lá (veja aqui dicas de hospedagem em Istambul).
Veja os meus Stories em Istambul
***
Se você estiver procurando onde ficar em Istambul, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Veja aqui.
Veja também onde se hospedar perto do Novo Aeroporto de Istambul.
Na minha última passagem por Istambul eu fiquei no Dosso Dossi Hotels Old City. O Hotel fica no Sultanahmet, colado na Mesquita Azul e na Hagia Sofia. O hotel tem um café da manhã fantástico, além de alguns mimos como chá da tarde e sopa no fim da noite como cortesia.
Na minha primeira viagem eu fiquei em Yenikapi, e essa região é cheia de boas opções de hospedagem e eu escolhi o Marmara Place Old City Hotel e gostei muito desse hotel. A localização era perfeita, a poucos metros do metrô e apenas 2 quadras curtas do ponto de onde passam os trams em direção ao centro histórico.
Pertinho dele, e ainda mais perto do ponto dos trams, tem o Eskar Hotel, que falaram super bem dele pra mim e também é uma ótima opção de hospedagem em Istambul.
Outro hotel nessa região que estava entre os meus favoritos era o Eternity Hotel, com decoração super clean e vista incrível do salão de onde é servido o café da manhã.
Quer ficar hospedado em um hotel no melhor estilo palácio vitoriano e pagando pouco? A dica é o Deluxe Golden Horn Sultanahmet Hotel e como o nome diz, ele fica no Sultanahmet, colado nas grandes atrações de Istambul.
Agora, se você não quer arriscar e prefere ser conservador na hora de escolher onde ficar em Istambul, a dica é o Eurostars Hotel Old City. Ele fica pertinho da Ponte Galata e do Sultanahment.
Outras opções no Sultanahmet, dá uma olhada no Optmist Hotel, que tem uma vista linda da Mesquita Azul, o principal ponto turístico de Istambul. Outro hotel lindinho é o Coliseum, que fica praticamente dentro do Hipódromo e com uma vista perfeita da Mesquita Azul, Hagia Sofia e do Bósforo.
Dicas da Turquia para organizar a sua viagem
Como ir do novo aeroporto de Istambul até a cidade
Com ir do aeroporto Sabiha Gökçen até o centro de Istambul
Como usar a rede de metrô e bondes de Istambul
Imigração em Istambul
Golpes na Turquia
O que fazer em Istambul
Como visitar a Mesquita Azul
Hagia Sophia
Torre Gálata
Os bazares de Istambul
Passeio de barco pelo Estreito do Bósforo
Cisterna da Basílica
Ponte Gálata
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.