Depois de se tornar o epicentro da pandemia do Covid-19 na Europa, a Itália prepara a sua reabertura para o próximo mês.
***
O primeiro ministro Giuseppe Conte disse neste fim de semana que o país vai começar o processo de reabertura no próximo dia 3 de junho. A partir desta data, as viagens dentro do território italiano – que até agora estão restritas – serão permitidas. Além disso, as viagens de e para a Itália também serão permitidas.
Mas isso não quer dizer que está tudo bem e que a pandemia de Coronavírus já acabou e que você poderá viajar. Em um primeiro momento, somente os visitantes dos países que compõem a União Europeia e do o Espaço Schengen, poderão entrar na Itália sem passar por uma quarentena de 14 dias. Não ficou claro se o Reino Unido será incluso na lista.
Enquanto isso, estabelecimentos comerciais como lojas, restaurantes e igrejas serão reabertas a partir de hoje (18 de maio), com uma série de regras para manter o distanciamento social.
A Itália, assim como a Alemanha e a Espanha, buscam voltar a uma certa normalidade, mesmo com alguns especialistas dizendo talvez seja um movimento prematuro. Não custa lembrar que a epidemia do Covid-19 ainda não foi disseminada na Europa, muito longe disso.
E neste momento você pode estar pensando nas suas férias de julho na Toscana, não é mesmo? Bom, não se esqueça que hoje o Brasil já superou a Itália em número de casos (fora a subnotificação) e que é bem provável que a gente seja proibido de entrar em outros países por muito tempo.
Além disso, não é o momento de pensar em viajar, o Brasil caminha a passos largos para se tornar o próximo epicentro da pandemia. Só o estado de São Paulo já tem mais vítimas que o México inteiro.
Mas para jogar um pouco de luz nos seus planos, recomendo ler o post onde eu falo sobre esse assunto. Quando será seguro viajar? E também outro posto sobre tudo o que vai mudar nas viagens aéreas com o fim da pandemia.