Hoje eu trago um post novo de como é voar na classe econômica da Qatar Airways. Fazia tempo que eu não voava na econômica deles e foi bacana para documentar as mudanças no serviço de bordo desde a última viagem que eu fiz nessa cabine.
***
Primeiramente, quero deixar aqui o link com todos os posts que eu já fiz sobre a Qatar de outras viagens, tanto em classe econômica quanto em classe executiva em diversos modelos de aeronaves. Recomendo a leitura para vocês conhecerem melhor o premiado serviço da Qatar.
Destaque para os voos de São Paulo até Doha na executiva, a Qsuite e a mesma viagem, porém na classe econômica.
A Qatar Airways voa diariamente de Doha para São Paulo com continuação até Buenos Aires. Sendo uma ótima opção para chegar tanto na Argentina, como na Ásia, Oceania, África e Oriente Médio.
***
Como é voar na classe econômica da Qatar
Check-in
O voo partiu do Novo Aeroporto Internacional de Istambul, distante 40km da cidade, ele substituiu o antigo aeroporto Ataturk que foi desativado. O trajeto da cidade até o aeroporto é feito de ônibus. Existe o projeto de construção de uma linha de trem até o aeroporto, mas ainda não existe previsão de abertura.
Eu não consegui fazer o check-in online, algo envolvendo os procedimentos de segurança da Turquia. Falando nisso, os procedimentos de segurança nos aeroportos turcos são bem rígidos. Só para vocês terem uma ideia, a gente precisa fazer o raio-x para entrar no área aberta do aeroporto. Depois o raio-x mais uma vez antes de passar pelo controle de passaporte e alguns passageiros ainda são “sorteados” para fazer o procedimento mais uma vez.
Eu fiz o check-in no balcão, procedimento bem lento que levou uns 8 minutos para cada passageiro. Dali eu segui para a minha maratona de raio-x e controle de passaporte.
Vale um parágrafo aqui pra destacar a obra sensacional que ficou o Novo Aeroporto Internacional de Istambul, que é o hub da Turkish Airlines. Além de lindo e gigante, o terminal é muito moderno e funcional.
A classe econômica da Qatar
Como disse acima, eu voei na classe econômica da Qatar de Istambul na Turquia até Doha. O voo QR240 foi operado pelo Airbus A330-300. Quando eu emiti essa passagem, estava escalado um Boeing 777-300ER, que posteriormente foi alterado para um Boeing 787-8 Dreamliner e por fim, quem voou a rota foi um A330-300. Curiosamente eu voei nessa mesma aeronave de Varsóvia para Doha na executiva.
O A330 que cumpriu o voo foi entregue novo em 2008 para a Qatar. A sua classe executiva foi atualizada, entretanto a econômica está bem desatualizada em relação às aeronaves mais novas da frota da companhia.
Esses A330 estão configurados com 30 lugares na business distribuídos no layout 2-2-2 e 275 poltronas na classe econômica distribuídos no layout 2-4-2.
Todas as poltronas são equipados com monitores individuais com o sistema de entretenimento da Qatar, o OryxOne. Entretanto, no A330 as telas não são touchscreen e tem péssima resolução. Nos voos que saem do Brasil para Doha a qualidade é bem superior. No braço das poltronas fica um compartimento com o controle remoto para acessar o sistema.
Em todas as poltronas tinham um kit com mantas, travesseiros e fones de ouvido de boa qualidade.
O espaço entre as poltronas é bom, mas embaixo das poltronas da janela fica a caixa com os componentes do sistema de entretenimento. A bendita caixa metálica compromete um pouco o espaço para as pernas. Por sorte o voo não estava cheio e não tinha ninguém do meu lado.
Como é um voo de curta distância (cerca de 4 horas de viagem), a Qatar não distribui seus amenity kits na classe econômica. Nos voos do Brasil para Doha esses kits são distribuídos e vem com meia, máscara de dormir, escova de dentes e creme dental, protetor de ouvido e lip-balm. Aqui embaixo vocês podem ver como é esse kit que eu ganhei em outro voo na classe econômica da Qatar.
Voo e serviço de bordo
Logo após o embarque a tripulação distribuiu toalhas refrescantes para a higiene das mãos e o menu com o serviço de bordo. Note que tinha três opções de prato principal, além de uma infinidade de opções de bebidas e drinks na classe econômica da Qatar.
Aproximadamente 40 minutos depois da decolagem a tripulação começou o serviço de bordo. Eu escolhi a carne e estava sensacional! Lembrava uma carne de panela com cebolas e cenoura. Veio acompanhada de Spatzle de espinafre, um prato alemão, basicamente uma massa à base de farinha e ovos.
De acompanhamentos tinha uma salada, pão tipo focaccia e um mousse de café de sobremesa. Para beber eu pedi vinho, que agora vem nesses copos em formato de taça. Vale destacar que os talheres são de metal e de boa qualidade. Um tempo depois eles serviram mais bebidas, eu pedi uma gin tônica e eles também e distribuíram garrafas de água
Depois do almoço a tripulação veio servindo café ou chá, acompanhado de um chocolatino Godiva.
Depois do almoço eu assisti um filme, mesmo com a resolução ruim da tela e pouco depois já iniciamos os procedimentos para o pouso no Aeroporto Internacional Hamad em Doha, hub da Qatar Airways. Um voo muito tranquilo e sem turbulências.
***
O serviço da Qatar na classe executiva é o melhor do mundo, mas mesmo na econômica, o serviço é bom e consistente, não deixando nada a desejar. A tripulação da Qatar é uma das mais gentis e cordiais, independente se você está voando em uma classe superior ou na econômica. O que torna ótima a experiência de voar com eles.
Assista o vídeo da viagem
***
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.