Olá viajantes! Este post é para você que está com passagem marcada para a Grécia e ainda não sabe como ir do aeroporto de Atenas até o centro da cidade. Mas já adianto, é fácil e muito cômodo.
***
A capital grega é atendida pelo Aeroporto Internacional de Atenas Elefthérios Venizélos, que foi inaugurado em 2001 para substituir o antigo aeroporto da cidade na esteira das obras para a Olimpíada de 2004.
Apesar da distância para cidade, chegar por ele é fácil e prático. Mas antes, vamos tirar algumas dúvidas sobre a imigração?
Imigração no aeroporto de Atenas
Como o aeroporto não recebe voos vindos do Brasil, é bem provável que você não faça a sua imigração lá, já que a Grécia faz parte do Espaço Schengen e da União Europeia. Entretanto, se você estiver vindo de fora do Espaço Schengen, aí sim, terá que fazer a imigração em Atenas. Por exemplo, se você estiver voando com a British Airways (via Londres), Turkish Airlines (via Istambul), Qatar Airways (via Doha) ou Emirates (via Dubai).
Salvo esses casos, a sua chegada no Aeroporto de Atenas será considerada uma viagem doméstica, exatamente como acontece em outros países da Europa que fazem parte do Espaço Schengen.
Todavia, fazer a imigração em Atenas segue os mesmos procedimentos dos demais países europeus. Recomendo ler o meu post onde eu dou dicas para passar pela imigração na Europa.
Do aeroporto de Atenas até o centro da cidade
O Aeroporto de Atenas fica distante 30 quilômetros do centro da cidade e apesar da distância, ele é atendido pelo metrô da cidade. Uma das poucas obras do legado olímpico que beneficia os atenienses e também os visitantes.
O aeroporto é atendido pela Linha 3 – Azul do Metrô de Atenas, o ponto inicial é na estação do aeroporto, ela atravessa o centro da cidade onde se conecta com as linhas verde e vermelha, e vai até Aghia Marina.
Ao sair do desembarque, procure as placas indicando o metrô ou “trains to the city”. Atravesse a rua em frente ao aeroporto e do outro lado a escada rolante que dá acesso a estação.
A passarela atravessa uma rua e o estacionamento do aeroporto e no fim desse corredor fica a estação. Até aqui, todas as placas estão em inglês e grego.
Chegando na estação você pode comprar o bilhete do metrô nas máquinas automáticas ou nos balcões de atendimento. Eu fui direto na máquina, o procedimento é simples e o pagamento pode ser feito em dinheiro (Euros) ou cartão de crédito.
Mas aqui é preciso ficar atento pois é preciso comprar um bilhete específico para ir do aeroporto até a cidade. O custo é de 10 euros e a multa para quem comprar o bilhete mais barato é alta e varia de acordo com o trajeto percorrido. Podendo custar até 20 vezes o valor do bilhete original. Por tanto, tenha muita atenção nessa hora e na dúvida, é melhor comprar direto na bilheteria.
Depois é só descer até a plataforma. Mas aqui é preciso ter um pouco de atenção, pois na mesma plataforma funcionam dois serviços. De um lado partem os trens suburbanos e do lado oposto, o metrô.
Os trens partem do aeroporto de Atenas até o centro da cidade a cada 30 minutos, porém, em horários de pouco movimento e na baixa temporada, esse intervalo pode ser de 1 hora. Pois nem todos os trens que correm na Linha 3 seguem até o aeroporto de Atenas. E aqui fica mais uma dica, tenham atenção na hora de voltar da cidade e pegar o trem com destino ao aeroporto.
A viagem do aeroporto de Atenas até o centro leva aproximadamente 40 minutos.
Dicas e cuidados
Os vagões do metrô tem lugares para as malas, o que é muito útil pois a medida que o metrô vai parando nas estações em direção a cidade, o vagão vai enchendo. E claro, as malas podem atrapalhar o fluxo de pessoas.
Tenha muito cuidado com bolsas e carteiras no metrô, especialmente nas escadas rolantes. O bolso menor da minha mochila foi aberto nessa hora, mas não tinha nada além de papéis. Nunca deixo nada de valor nesses bolsos que podem ser abertos facilmente.
A maioria das estações tem sinalização em inglês e muitos trens contam com letreiros digitais em que podemos ir acompanhando o andamento do metrô. Mas alguns trens antigos não tem esse serviço e tão pouco sinalização em inglês, principalmente os trens das linhas verde e vermelha. Aí é preciso ter muita atenção para desembarcar no lugar correto.
***
Bom, pessoal, ir e vir do aeroporto de Atenas é muito simples e prático, basta ter atenção a estas particularidades que eu citei e aproveitar a sua estadia na cidade.
Se você estiver procurando onde ficar em Atenas, aqui no blog tem um post bem completo explicando os melhores bairros e onde você deve evitar. Mas eu deixo algumas dicas aqui embaixo:
Eu fiquei no The Stanley, um hotel quatro estrelas bem mais barato do que os hotéis das áreas mais famosas como Plaka e Monastiraki. E foi um dos hotéis mais confortáveis que eu já fiquei.
Pertinho dele tem outros ótimos hotéis, como o Wyndham Grand Athens, um luxo e na mesma faixa de preço. E ao lado dele o Wyndham Athens Residence, que é da mesma família e igualmente bom.
Para quem quer ficar bem localizado e economizar bastante, uma boa dica é o Kimon Hotel Athens. O hotel é simples, porém bem charmoso e confortável. Além de ter uma excelente vista da Acrópole e do Partenon. O Hotel Byron é outro excelente hotel com baixo custo e ótima localização. Bom para economizar com hospedagem, sem abrir mão da boa localização e do conforto.
Outro excelente hotel na mesma região é o Herodion Hotel, um quatro estrelas com excelente custo benefício. O Herodion Hotel fica pertinho do metrô, entre o Museu da Acrópole e a Acrópole.
Se você quer um pouco mais de conforto, nesta mesma região fica o AthensWas Hotel, um hotel 5 estrelas muito moderno, confortável e com excelente localização.
O Pella Inn Hostel tem um ótimo custo benefício. A localização é ótima, perto do metrô e dos pontos turísticos. Já o Adrian Hotel é um duas estrelas quase a preço de hostel, igualmente bem localizado.
O 360 Degrees é um hotel com localização excelente e muito confortável. Fica coladinho no metrô e perto do Monastiraki Flea Market e da Ágora. É o tipo de hotel que não tem como errar.
Aeroporto de Atenas: Imigração e transporte até o centro
Como usar o metrô de Atenas
Como é voar com a Olympic Air da Grécia
Uma visita a Acrópole de Atenas
Templo de Zeus Olímpico
Estádio Panatenaico
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram