Doha no Qatar foi uma das cidades mais interessantes e surpreendentes que eu conheci nos últimos anos. Um lugar em que a tradição e modernidade caminham juntos. De prédios espelhados a barquinhos históricos navegando em frente ao Corniche, Doha me surpreendeu do começo ao fim. Neste post eu trago todas as dicas de Doha para que você que está pensando em viajar para o Qatar.
***
Dicas de Doha para planejar a sua viagem para o Qatar
Onde fica
O Qatar é um pequeno país localizado no Golfo Pérsico, pertinho de Dubai e Abu Dhabi. O Qatar ocupa uma área de pouco mais de 11 mil quilômetros quadrados e tem uma população de 2 milhões e meio de habitantes.
O Qatar é um país desértico, envolvido pelo mar do Golfo Pérsico e tendo apenas a Arábia Saudita como única fronteira terrestre. Fronteira esta que está fechada desde 2017, já que os países vizinhos romperam as relações com o Qatar. Vou falar mais disso adiante neste post
Como chegar em Doha
A melhor forma de chegar em Doha é voando com a Qatar Airways. A Qatar opera um voo diário e direto entre São Paulo e Doha. Eu já fiz essa rota algumas vezes e já publiquei aqui no blog as resenhas desse voo na classe econômica e também na executiva. Uma viagem longa que leva em média 16 horas, entretanto, a Qatar é a melhor companhia aérea do mundo. O que faz com que seja uma viagem muito agradável.
Outras opções para chegar em Doha é voando via Istambul com a Turkish Airlines, via Londres com a British Airways ou via Etiópia com a Ethiopian Airlines.
Apesar da proximidade com Dubai, nem adianta tentar viajar para o Qatar via Emirados Árabes com a Emirates, já que não existem voos entre os dois países.
Visto e imigração
Desde 2017 os brasileiros e cidadãos de mais de 80 nacionalidades estão isentos do visto de turismo para visitar o Qatar. O país sede da Copa do Mundo de 2022 quer facilitar a entrada dos visitantes. Mesmo se você não for para a Copa, o Qatar é um país belíssimo e Doha um importante ponto de conexão para quem viaja para a Ásia. Por tanto, com a isenção do visto, ficou mais interessante aproveitar a conexão ou alguns dias para conhecer um pouco de Doha.
Atualização: A partir de janeiro de 2020 cidadãos de brasileiros poderão permanecer até 90 dias no Qatar a cada 12 meses sem a necessidade de visto. Bastando apresentar um passaporte válido por um período de 6 meses.
A imigração em Doha é muito simples, não precisa preencher nenhum formulário. Os documentos necessários são a passagem de saída do Qatar, comprovante de hospedagem e em alguns casos, perguntam quanto dinheiro você tem em mãos, além de cartões de crédito.
Como eu voei de classe executiva, o procedimento para quem viaja em cabine superior é um pouco diferente. Chegando na área de imigração eu segui para o Arrival Lounge. Um lounge da Qatar onde é feita a imigração dos passageiros viajando em Business ou First Class. Confesso que é algo que eu nunca vi na vida. Um funcionário pegou meu passaporte e fez a imigração. Só colheu a minha digital de modo eletrônico e não perguntou absolutamente nada.
O carimbo no passaporte vale para uma permanência de 30 dias. Em seguida um funcionário passou a minha mochila no raio-x e pegou a minha mala na esteira. Pronto! Já tinha passado pela imigração em Doha e nem tinha percebido.
Leia o post completo sobre como é passar pela imigração em Doha
Faz calor no Qatar?
O Qatar é um país quente, muito quente na maior parte do ano. Com temperaturas que podem chegar a 50 graus. Quando eu estive em Doha em Setembro, a temperatura sempre ficou acima dos 30 graus, até durante as madrugadas.
No dia mais quente a temperatura foi de 42 graus com sensação de 48 graus. Nunca senti tanto calor na vida, nem no Camboja ou na Tailândia.
O lado bom é que nos meses de inverno (dezembro e janeiro), a temperatura fica bem mais amena, chegando a fazer frio. Por essa razão que a Copa do Mundo de 2022 será em dezembro.
Qual é a moeda do Qatar?
A moeda do Qatar é o Rial Catariano e 1 Rial vale aproximadamente 1 Real. O que facilita demais na hora de fazer a conversão.
Não é possível encontrar Rials no Brasil, sendo assim, a melhor moeda para levar para o Qatar é o Euro em primeiro lugar, seguido do Dólar Americano.
Existem casas de câmbio em muitos lugares de Doha, inclusive no aeroporto. Eu achei a cotação bem favorável no aeroporto. Mas no Souq Waqif era ligeiramente melhor. Tenha o seu passaporte em mãos na hora de trocar dinheiro no Qatar.
Alguns lugares aceitam cartões de crédito, principalmente nos shoppings e em alguns restaurantes.
O Qatar é um país caro?
Surpreendentemente não! Claro, não é um país baratinho, mas eu achei que Doha fosse mais cara do que realmente é. Especialmente para quem mora em grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e São Paulo.
Quer um exemplo? Doha tem bons hotéis para todos os bolsos, alguns hotéis bem localizados são mais barato que hostels em cidades como Londres ou Nova York. Mais abaixo eu dou dicas de onde ficar em Doha.
Comer também não é tão caro, eu jantei algumas vezes no Souq Waqif por 50 rials. Ou em um restaurante mais chiquezinho como o Damasca por 80 rials.
Um Uber do Aeroporto de Doha até o centro vai custar aproximadamente 50 rials. Só para te dar alguns exemplos.
Onde ficar em Doha
Antes de decidir onde ficar em Doha, é importante dizer que o Airbnb não é legalizado no Qatar. Pelo menos até o momento não, portanto, você não encontrará nenhuma oferta desse tipo de hospedagem. Caso encontre, talvez seja irregular e eu recomendo que você evite.
Quando eu procurava onde ficar em Doha, percebi que o melhor lugar era no Souq Waqif ou o mais próximo dele. Consultei um amigo que morou em Doha e ele confirmou que essa é a melhor região. E a razão é que fica perto da maioria dos pontos turísticos, dá pra fazer muita coisa a pé.
Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização.
Nos arredores do Souq existem outros hotéis excelentes e com preços bem mais atraentes. Como o Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu fiquei. E o hotel me surpreendeu bastante.
Outro hotel bacana nesta mesma região é o Horizon Manor Hotel, que fica coladinho no fantástico Museu de Arte Islâmica e no Corniche. Assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha, mas estes já ficam um pouco mais afastados do Souq, mas não é longe, uma caminhadinha de uns 10 minutos.
Leia o post completo com dicas de hospedagem em Doha
O que fazer em Doha
Doha tem muitas coisas para ver e fazer, museus fantásticos, passeios culturais e naturais. Como o Souq Waqif, o Museu de Arte Islâmica, Museu Nacional do Qatar, passear pelo Corniche, fazer um passeio de barco nos tradicionais Dhows. Parques lindos, como o MIA Park, se encantar com o Skyline em Westbay, mergulhar na cultura Catari no Katara Cultural Center ou na Grande Mesquita.
Leia mais: Roteiro de 3 dias em Doha
Confiram o nosso vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:
Recomendo ler os posts abaixo com lugares e passeios para fazer em Doha
- Museu de Arte Islâmica
- Museu Nacional do Qatar
- Souq Waqif
- Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
- Biblioteca Nacional do Qatar
Como andar em Doha
Doha tem metrô, mas ele ainda está em fase de conclusão. Já existe uma linha operando, entretanto, nem todas as linhas e estações estão finalizadas. Algo que certamente estará pronto em breve.
De qualquer forma, o Uber funciona muito bem em Doha, além de ser mais barato que o táxi. Falando nisso, tenha muita atenção ao pegar um táxi, especialmente na hora de pagar e receber o troco de volta. Não quero generalizar, mas os taxistas indianos são bem safadinhos.
E Doha não é uma cidade amiga do pedestre, e a gente compreende isso quando sente na pele o calorão da cidade. É tão quente na maior parte do ano que as pessoas só saem de carro com o ar condicionado no máximo. Por conta disso, Doha não tem muitas calçadas e vias para pedestres.
E falando nisso, é curioso que observar que por volta do meio dia e até às 15h, as ruas ficam desertas, pois é o auge do calor e as pessoas ficam nos lugares com ar condicionado. Depois das 15h a gente começa ver as pessoas aparecendo nas ruas, caminhando pelo Corniche no fim de tarde e circulando pelo Souq Waqif.
Bebidas alcóolicas no Qatar e mais regras
Por ser um país muçulmano, existem algumas regras que as pessoas precisam seguir no Qatar. Mas eu preciso confessar que achava que o Qatar fosse mais rígido. Eu fui até convidado para entrar na parte fechada da principal mesquita do Qatar.
O consumo de bebidas alcóolicas que é proibido em Doha. Nem na sala VIP da Qatar Airways no Aeroporto Hamad em Doha existe bebidas alcóolicas. Para a Copa do Mundo de 2022, existe a expectativa de que alguns lugares a bebida seja liberada, como nas Fan Fests da FIFA. Quem reside em Doha possui um cadastro que permite a compra de bebidas, dentro de uma cota mensal.
Andar de mãos dadas, trocar carinhos e beijos em público entre casais héteros não é bem visto. Homossexualidade é proibida pelo Islã, isso é bem triste.
Para as mulheres, blusas decotadas, que mostram os ombros e roupas curtas em geral devem ser evitadas. Não precisa usar lenço cobrindo a cabeça. Homens podem usar bermuda na altura do joelho (eu usei todos os dias), mas nada de regatas mostrando os ombros e peitoral.
O Qatar é um país seguro?
Sim, o Qatar é um país seguro e a gente pode andar por Doha sem medo de sofrer qualquer tipo e violência. Isso me agradou bastante, inclusive, é um lugar que eu não senti assédio com os turistas. Até mesmo no Souq Waqif, muito diferente de alguns Souqs que eu visitei no Marrocos e fiquei apavorado com o assédio.
Relações com os países vizinhos
Em 2017 vários países vizinhos romperam as relações com o Qatar, entre eles a Arábia Saudita, Egito, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Iêmen. Inclusive, fechando a única fronteira terrestre do país.
Apesar da briga com os “brimos”, o Qatar fez desse limão uma ótima limonada – um lemon & mint – bebida muito consumida em Doha. O país passou a produzir tudo o que dependia. Leite? Vamos importar vacas e criar fazendas produtoras! Simples assim, o país mais rico do mundo deu a volta por cima.
No começo de 2021, os países que formam o Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar e Omã), assinaram um tratado suspendendo o bloqueio que havia sido imposto ao Qatar em 2017.
Desta forma, a Qatar Airways pode retomar os seus voos para os Emirados Árabes Unidos e também para a Arábia Saudita. Assim como a Emirates poderá voar novamente de Dubai para Doha e a Etihad poderá ligar novamente Abu Dhabi com a capital do Qatar. A notícia é ótima, seja pela opção de viajar com mais facilidade entre os dois países, mas também pela diminuição do tempo de voo entre Doha e São Paulo.
***
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Oi Fabricio!
Adorei seu post e quero uma dica ou uma opinião.
Estou indo para Ásia, via Qatar. Então gostaria de ficar uns 3 dias em Doha para aproveitar um pouquinho o lugar. Sou mulher e estarei indo sozinha. Você recomenda? Obrigada! Camila
Oi Camila, tudo bem? Obrigado! Olha, o povo lá é muito respeitoso, ninguém assedia ninguém e eu vi várias moças viajando sozinhas. O ponto chave é se vestir da maneira que eles consideram adequadas, como não mostrar os ombros e nem usar roupas curtas. Uma dica, para você ir se familiarizando, é fazer um passeio de um dia com um guia, recomendo a Luci do DohaExperience, tem informações dela no post.
Olá Fabrício. Ótimo relato. Em outro blog eu li que mulheres tinham dificuldades de visto e incluise para ficar no mesmo quarto só parentes e, por exemplo, casais teriam que usar o mesmo nome e se não tivessem, teriam que apresentar certidão de casimento. Pelo visto isso não procede (ou não mais).
Oi Pablo, não é mais assim, isso ficou no passado. Mas até Dubai já foi assim também.
Olá, Fabrício, tudo bem?
Eu tenho algumas perguntas:
a) dá para virar somente com inglês por lá?
b) é possível como bem e barato comendo em fast food, restaurantes populares e comprando em supermercados?
c) eu adoro fotografar e filmar, é verdade que não é permitido fotografar construções públicas?
d) Apesar da proibição legal de AirBnB, há diversas opções no site, você tem conhecimento de alguém que usou AirBnB e teve problemas legais por lá?
e) Eu sempre viajo por cerca de duas semanas para qualquer destino, eu gosto muito de museus, arquitetura e passear a esmo, você acha que duas semanas por lá é muito? (irei em janeiro)
Obrigado!
Oi Enaldo, tudo bem? Vamos lá:
a) Sim, traquilamente.
b) Sim, totalmente. No Souq mesmo tem restaurantes baratinhos e dos mais caros.
c) Mentira, pode fotografar livremente. A única ressalva é que as mulheres não gostam de serem fotografadas.
d) Sim, dá problemas já na imigração pois eles pedem pra ver o comprovante de hospedagem sempre.
e) Duas semanas é muito tempo para Doha, no máximo 5 dias. Combine com outro país, como Omã, por exemplo.
Olá Fabrício! Tudo bem? Ótimo post!
Tenho viagem marcada para Doha em setembro e tenho algumas dúvidas, veja se pode me ajudar!
É possível ir de Doha a Dubai de carro? Consegue-se passar pela Arábia Saudita? Ou tem outra opção? Encontrei voos, mas caríssimos!
Muito obrigada
Oi Gabriela, tudo bem? Obrigado pela mensagem. Infelizmente não dá pra ir de Doha para Dubai de carro por conta dos embargo da Arábia Saudita e dos Emirados contra o Qatar desde 2017. Ninguém cruza a fronteira entre o Qatar e a Arábia Saudita desde então. O que muita gente faz é voar de Doha para o Kuwait e de lá para Dubai, é mais caro e um pouco mais demorado, mas é a saída mais próxima enquanto eles não se entendem. Há quem diga que até 2022 tudo isso será resolvido por conta da Copa, já que é interesse dos países vizinhos.
Fabrício. Primeiro PARABÉNS pelo post. Aqui, posso te mandar msg no Instagram. Queria tirar umas dúvidas sobre Qatar no privado. Obrigada. Jussara
Olá! Obrigado pela mensagem, pode sim!
Olá Fabrício! Tudo bem? Ótimo post!
Tenho viagem marcada para Doha para Copa Catar 2022 e tenho algumas dúvidas, veja se pode me ajudar!
É possível nos dar algumas dicas ou macetes como conseguir PATROCÍNIO PARA IR PARA O CATAR.VEJA A NOSSA CARTA EM ANEXO.
Muito obrigado.
Olá, tudo bem? Todos os contatos de patrocínio precisam ser feitos com o Órgão de Turismo do Qatar (Visit Qatar) em inglês. Mas veja bem, o Qatar e um país 100% muçulmano e eles tem muito orgulho disso e são muito respeitosos com as demais religiões, mas lá, só existe a religião deles. Se você falar em “evangelizar esse lindo país” no seu contato, conforme está no seu email, eles nem permitirão a sua entrada no país. Sério, não faça isso!
Ola Fabricio,
Primeiro quero parabenizar pelo esclarecedor post.
Estou indo para copa do mundo e estarei em Bahrein , vc sabe se posso atravessar de carro ate o Qatar?
Oi Flávia! Atualmente não é possível pois a fronteira terrestre do Qatar com a Arábia Saudita segue fechada. Não sei se até a Copa ela será reaberta.