Se você está acompanhando a minha série de post sobre o Qatar, deve ter notado como eu cito a mistura e passado com o futuro que podemos testemunhar em Doha. E se existe um lugar que une tudo isso é o Corniche.
O grande calçadão a beira mar – em uma cidade que não é muito amiga do pedestre – faz a ponte perfeita entre o passado e o futuro do Qatar. Em uma das extremidades do Corniche temos o fantástico Museu Nacional do Qatar e na outra ponta toda a modernidade do skyline de West Bay.
Ao longo dessa área muito agradável de Doha, temos ainda o igualmente fantástico Museu de Arte Islâmica e um pouco mais adiante o Souq Waqif, dois lugares imperdíveis de Doha.
Com seus 7 km de extensão, toda essa área da cidade foi aterrada nos anos 70 criando a avenida a beira mar. Antes o mar chegava até o Souq Waqif e daí que vem o nome, onde “Waqif” significa “em pé” em Árabe. Pois com o vai e vem da maré, os comerciantes trabalhavam em pé, em barracas improvisadas.
Doha soube tirar proveito do lindíssimo litoral de águas cor de esmeraldas. No fim da tarde, com a luz dourada do sol banhando os edifícios do skyline, cria uma das imagens mais bonitas da capital do Qatar.
Aproveite o fim de tarde para fazer um passeio de barco pela baía nos tradicionais dhows – barquinhos que antigamente eram usados na colheita das pérolas. E se você pensa que o passeio de barco é algo bem turistão, se engana. Não vai ser difícil ver famílias inteiras, principalmente nas sextas-feiras – alugando os barcos para suas celebrações com muita música, dança e zero álcool.
Como visitar o Corniche
O Corniche começa em frente ao Museu Nacional do Qatar, mas a parte mais bacana do passeio começa no Museu de Arte Islâmica, que é de onde já temos a linda vista do skyline.
O bacana é ficar hospedado nesta região de Doha, mas chegar lá é muito fácil caso você não esteja hospedado nas proximidades. Em breve o acesso será muito simples pela Estação Souq Waqif do novíssimo metrô de Doha.
O passeio de barco pode ser contratado na hora, o preço médio é de 50 rials por pessoa pelo passeio de 1 hora. Mas você pode reservar os passeios nos links no fim desse post.
A melhor hora para fazer o passeio no Corniche é no fim da tarde, quando a temperatura fica mais amena, especialmente nos meses mais quentes.
Vídeo
Confiram o nosso vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.