Uma das coisas que mais me impressionou em Doha foi a maneira como o passado, presente e o futuro convivem harmonicamente. E nada representa melhor a história do Qatar do que o Souq Waqif, o antigo e ainda pulsante mercado de Doha.
Para contextualizar, Souqs são mercados tradicionais encontrados na maioria das cidades árabes, especialmente no norte da África e nos países da região do Golfo Pérsico.
Coração cultural e social do Qatar, o Souq Waqif é um antigo mercado onde beduínos traziam suas mercadorias – como ovelhas, cabras e lãs – para trocar por itens essenciais. Até a década de 1970, antes da construção do Corniche, o calçadão a beira mar e uma das áreas mais agradáveis da cidade, as águas do Golfo Pérsico chegavam até o Souq.
E como o mercado costumava ser inundado com o vai e vem da maré, os comerciantes trabalhavam em pé, em barracas improvisadas. Daí o nome Souq Waqif, onde “Waqif” significa “em pé” em Árabe.
Leia mais:
Regras atualizadas para entrar no Qatar
Onde ficar em Doha
O que fazer em Doha em 3 ou 4 dias
Entretanto, o mais expoente ícone da tradição qatari caiu em declínio nos anos 90 com a necessidade de modernização do Qatar movida a petrodólares. Os shoppings com ar condicionado floresceram em Doha e o Souq Waqif perdeu seu brilho. Até que após um incêndio em 2003, o governo colocou em prática um plano de reconstrução do Souq Waqif e restauração de construções históricas.
As lojas de paredes de barro e com as vigas de madeira exposta, nos transporta para um autêntico Souq do século 19. Mas não se engane com a rusticidade, logo abaixo do Souq Waqif há um grande e moderno estacionamento dotado de um potente ar condicionado.
E se alguma vez você já esteve em um Souq, esqueça completamente a sua experiência. Primeiramente, em Doha não há assédio com os visitantes e em segundo lugar, o Souq Waqif é perfumado, limpo e agradável.
O Souq Waqif é um excelente lugar para fazer compras, desde nozes e frutas secas até as roupas mais tradicionais bordadas com fios de ouro e até mesmo algumas quinquilharias made in China. Não tem jeito, os chineses estão em todas as partes. O Souq também é um ótimo lugar para comer.
Dos mais tradicionais aos restaurantes típicos de outras partes do mundo. Lugares baratos e também sofisticados, como o Parisa, um restaurante iraniano que já foi frequentado pela monarquia qatari e que vale a visita apenas para admirar a decoração. Porém, se você quer comer bem, sem voltar mais pobre para o Brasil, recomendo o Damasca. A comida é incrível e a atmosfera do lugar é única.
E já que estamos em um lugar tão tradicional, a falcoaria – o esporte mais tradicional do Qatar – ocupa uma grande área do Souq Waqif. Entre nas lojas para conhecer um pouco mais da falcoaria. A maioria dos animais ficam encapuzados, imóveis e tranquilos livres dos estímulos sensoriais embaixo da proteção de couro. E se as aves impressionam, você ficará surpreso ao descobrir que dentro do Souq existe um hospital completo para os falcões, o Souq Waqif Falcon Hospital atende a todas as necessidades das aves e dos seus donos ricos.
Desde cirurgias, check-ups e até um banco de penas. Se um falcão perdeu uma de suas penas em uma disputa, isso não é um problema.
Se por um lado os falcões do Qatar tem tratamento super vip, outros animais não têm tanta sorte. Foi caminhando por uma das vielas do Souq Waqif que eu cheguei a uma área de venda de animais. Centenas de bichos em gaiolas apertadas a uma temperatura sempre em torno dos 40 graus. Cães, gatos, muitos pássaros, coelhos e até mesmo tartarugas. É o lado triste do Souq Waqif, algo muito comum nesse tipo de mercado e que tirou um pouco do brilho da experiência. Mesmo sendo um dos meus lugares favoritos em Doha.
Como visitar o Souq Waqif
O Souq Waqif fica no coração de Doha, pertinho do MIA – Museu de Arte Islâmica. Em breve o acesso será muito simples pela Estação Souq Waqif do novíssimo metrô de Doha.
As lojas do Souq começam a abrir por volta das 8h da manhã. Muitas fecham lá pelas 13h e reabrem às 16h. A melhor hora para visitar o lugar é no fim da tarde e começo da noite, quando a temperatura está mais baixa e a visita fica mais agradável.
Na minha primeira visita ao Souq eu fui com a Luci da Doha Experience, uma guia brasileira que me mostrou Doha de uma maneira única. Além de me mostrar curiosidades e lugares únicos do Souq Waqif que só quem é guia poderia conhecer. Recomendo muito o trabalho dela.
Vídeo
Confiram o nosso vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.