Olá, viajantes! Neste post eu vou contar para vocês como foi passar pela imigração em Doha no Qatar. País sede da próxima Copa e ponto de conexão para quem voa com a Qatar Airways.
***
Desde 2017 os brasileiros e cidadãos de mais de 80 nacionalidades estão isentos do visto de turismo para visitar o Qatar. O país sede da Copa do Mundo de 2022 quer facilitar a entrada dos visitantes.
Atualização: A partir de janeiro de 2020 cidadãos de brasileiros poderão permanecer até 90 dias no Qatar a cada 12 meses sem a necessidade de visto. Bastando apresentar um passaporte válido por um período de 6 meses.
Mesmo se você não for para a Copa, o Qatar é um país belíssimo e Doha um importante ponto de conexão para quem viaja para a Ásia. Por tanto, com a isenção do visto, ficou mais interessante aproveitar a conexão ou alguns dias para conhecer um pouco de Doha.
Eu voei de São Paulo para Doha com a Qatar Airways e fiquei 5 noites. Tempo suficiente para conhecer a cidade. Eu sei que nem todo mundo tem esse tempo todo disponível, mas como disse acima, vale aproveitar o stopover para conhecer um pouco da cidade.
Um detalhe curioso é que no check-in no Brasil o funcionário da Qatar Airways perguntou pelo meu visto. Não sei se ele é novo, mas eu tive que explicar para ele que desde 2017 o visto não é mais necessário. Ele respondeu com um “se você está dizendo…”. Achei de um despreparo imenso, imagina só um funcionário da Qatar falando isso?
Como é passar pela imigração em Doha
Após desembarcar em Doha, basta seguir as placas indicando “Immigration” ou “Baggage Claim”. Tome cuidado ao seguir a multidão pois muitas pessoas seguem para a conexão e poucas ficam em Doha. Siga sempre as placas e na dúvida, pergunte para algum funcionário. Existem muitos no aeroporto para orientar os passageiros.
Após descer uma escada rolante, a gente já vê a distância os balcões de imigração. Não precisa preencher nenhum formulário. Os documentos necessários são a passagem de saída do Qatar, comprovante de hospedagem e em alguns casos, perguntam quanto dinheiro você tem em mãos, além de cartões de crédito.
Como eu voei de classe executiva, o procedimento para quem viaja em cabine superior é um pouco diferente. Chegando na área de imigração eu virei a esquerda e segui para o Arrival Lounge. Um lounge da Qatar onde é feita a imigração dos passageiros viajando em Business ou First Class.
Confesso que é algo que eu nunca vi na vida. Um funcionário pegou meu passaporte e fez a imigração. Só colheu a minha digital de modo eletrônico e não perguntou absolutamente nada. O carimbo no passaporte vale para uma permanência de 30 dias.
Em seguida um funcionário passou a minha mochila no raio-x e pegou a minha mala na esteira. Pronto! Já tinha passado pela imigração em Doha e nem tinha percebido.
Para quem viaja de econômica, o procedimento é diferente. Tudo é feito nos balcões como nos demais aeroportos. As digitais também são colhidas e logo depois vem o raio-x da bagagem de mão, e as esteiras de bagagem.
Depois eu segui para o desembarque e já encontrei o funcionário do hotel que estava me esperando.
Confesso que foi bem mais fácil e simples do que eu imaginava, o fato de estar voando de Business tornou a experiência ainda melhor, mas a isenção de visto facilita demais as coisas.
Para quem tem pouco tempo em Doha, recomendo muito o serviços da Doha Experience. A Luci é uma guia brasileira baseada em Doha e me mostrou a cidade de modo muito especial. Confesso que sem ela a minha experiência não teria sido nem a metade do que foi. Recomendo muito o trabalho dela.
Vídeo
Confiram o nosso vídeo com 10 coisas para fazer em Doha:
Eu escrevi um post super detalhado com dicas de onde ficar em Doha e também onde evitar. Recomendo a leitura.
A melhor região para ficar em Doha é no Souq Waqif, ou ao redor dele. Dentro do Souq existem alguns hotéis excelentes, como o Souq Waqif Boutique Hotels da Tivoli que tem uma localização excelente. Ou o Al Najada Doha Hotel, que também é da Tivoli e fica em frente ao Souq, assim como o Al Najada Doha Hotel Apartments by Oaks que é um aparthotel.
Outra opção é o Alwadi Hotel Doha MGallery, que fica em um dos outros lados do Souq e com excelente localização. O Kingsgate Hotel Doha, que foi onde eu já fiquei duas vezes e me agradou bastante.
Outras opções na mesma região, temos o Horizon Manor Hotel, ao lado do Museu de Arte Islâmica, assim como Saraya Corniche Hotel e o Best Western Plus Doha.
Dicas para organizar a sua viagem
Quanto custa viajar para o Qatar
Como é passar pela imigração em Doha
Como se vestir no Qatar
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Executiva
Voando para Doha com a Qatar Airways em Classe Econômica
Roteiro completo em Doha em 3 dias
O que fazer em Doha em uma conexão
Museu de Arte Islâmica
Museu Nacional do Qatar
Souq Waqif
Corniche e passeios de barco pelo mar de Doha
Biblioteca Nacional do Qatar
Mesquita Nacional do Qatar
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Excelente dica para conhecer Doha e sua riqueza cultural e material. Agradeço pelo seu trabalho e por compartilhar seus conhecimentos
Sou apaixonado por Doha, um dos lugares que mais me surpreendeu no ano passado.