Eu estava bem curioso para saber como é voar com a Norwegian Air, uma das companhias aéreas do segmento low-cost mais famosas do mundo e que opera no Rio de Janeiro e também na Argentina.
***
A Norwegian é a terceira maior low-cost da Europa. Também foi premiada como a melhor low cost mundo em voos de longa distância pelo ranking da Skytrax. Ela opera voos de curta e média distância dentro da Europa como Norwegian Air Shuttle e também voos de longa distância de várias cidades européias para diversos cantos do mundo como Norwegian Air International.
Falando no braço de longa distância, o grosso da malha são os voos entre Europa e Estados Unidos, mas a empresa também voa para Dubai, Bangkok, Buenos Aires – onde possui uma filial que opera voos na Argentina – e recentemente começou a voar de Londres para o Rio de Janeiro.
A frota deles é composta de Boeings 737-800 para os voos de curta e média distância e os Boeings 787 Dreamliner das séries -8 e -9 para os voos de longa duração. Para o Rio de Janeiro eles voam desde o aeroporto de Gatwick em Londres com o 787-9 Dreamliner.
Eu voei com eles de Copenhagen na Dinamarca para Cracóvia na Polônia, uma viagem curta de aproximadamente 1h30 que eu vou contar como foi.
Leia outras avaliações aqui
Como é voar com a Norwegian Air
Compra da passagem
Eu comprei a passagem direto no site deles, que tem uma versão em português do Brasil. O site é simples e fácil de usar. Entretanto, quando falamos de companhias aéreas low-cost, precisamos ficar atentos a muitos detalhes. Pois tudo que eles consideram como “extra” é cobrado a parte. Eu expliquei como essas empresas funcionam em um post aqui no blog que eu recomendo a leitura.
Ainda que muitos serviços como refeições, marcação de poltronas e despacho de bagagens seja cobrado separadamente, a companhia tem preços muito atraentes. Eu paguei 28 Euros no trecho de Copenhagen para Cracóvia na tarifa mais barata, sem despacho de bagagem ou marcação de poltrona. No fim das contas, valeu a pena.
Check-in e embarque
Eu fiz o check-in online usando o app da Norwegian. Eu não pude escolher onde sentar já que a minha tarifa era a mais barata, o app designou uma poltrona que por sorte era no corredor. Não gosto de me sentar no meio quando estou viajando sozinho, acho que ninguém gosta, não é mesmo?
Eu cheguei no aeroporto de Copenhagen faltando 2h30 para a partida. Como não tinha mala para despachar, segui direto para o controle de segurança. Como este é um voo dentro do Espaço Schengen, eu não precisei fazer a imigração nem na saída da Dinamarca nem na entrada na Polônia.
O embarque começou pontualmente, os passageiros foram separados em grupos. Foram usadas as duas portas de embarque da aeronave. Mas como só havia uma ponte de embarque, os passageiros do fundo do avião tinham que descer por uma escada, passar por fora do avião e entrar por uma escada pela porta traseira. Achei estranho, mas com isso o embarque foi rápido.
A aeronave
O voo foi operado por um Boeing 737-800 configurado com 186 poltronas no layout 3-3. Eu achei a poltrona bem apertadinha, só para servir de comparação, alguns 737-800 da Gol são equipados com 178 poltronas e outros com 183. Daí você pode imaginar o aperto.
O voo D83560 foi operado com a aeronave prefixo EI-FHD, entregue novo para a Norwegian em 2012 e estava limpo, mas com alguns sinais de desgaste das poltronas.
Como em todas as low-cost, não existe nenhum item de conforto a bordo. Eles possuem um sistema de entretenimento acessado por dispositivos mobile. Os filmes custam 5 euros cada e o acesso a internet também é cobrado. Entretanto, algumas séries são gratuitas, assim como o mapa de navegação e informações sobre o voo.
O ponto negativo é que nas poltronas não tem tomadas ou portas USB para recarregar os dispositivos.
Voo e serviço de bordo
O voo partiu na hora certa, logo após a decolagem a tripulação começou o serviço de bordo, que é pago. Mas achei os preços bons, inferiores ao que encontramos nos aeroportos. Durante o voo eu naveguei pelo sistema de entretenimento, vou deixar os prints aqui embaixo.
Achei a tripulação da Norwegian bem simpática e atenciosa, muito diferente de algumas empresas que parece que eles estão fazendo um favor para o passageiro.
No mais, o voo foi tranquilo e chegamos em Cracóvia na hora. O desembarque foi na posição remota e em questão de minutos já estávamos no desembarque do Aeroporto João Paulo II.
Conclusão
O preço é bom, o serviço é eficiente, mas não tem segredo, é uma low-cost. Eu voltaria a voar com eles desde que o preço fosse igualmente bom. Mas não sei se eu toparia um voo de longa distância como do Rio até Londres.
Reserve a sua hospedagem aqui
Resolva a sua viagem
Reserve a sua hospedagem pelo Booking.com
Faça aqui o seu seguro viagem internacional
Compre aqui os ingressos para os seus passeios
Consultoria de viagens e roteiros personalizados
Sigam o Vou na Janela no Facebook e no Instagram