Na minha primeira viagem para a Polônia eu visitei Varsóvia, a capital polonesa. Gostei tanto do país que eu voltei para fazer um roteiro na Polônia, incluindo as principais cidades. Em 10 dias eu passei por Cracóvia, Wroclaw, Poznan e Varsóvia.
***
A Polônia foi um dos lugares mais castigados durante a Segunda Guerra Mundial e com o fim do conflito, o país caiu nas mãos dos Russos. A Polônia foi controlada pela antiga União Soviética até o começo dos anos 90. Desde que o país se tornou independente, eles se abriram para o turismo revelando cidades históricas belíssimas e muita cultura.
E viajar pela Polônia é muito barato, um dos países mais baratos em que eu já estive. Além de ser muito fácil de visitar.
Como fazer o roteiro na Polônia?
Antes de mais nada, existem duas maneiras de fazer o roteiro na Polônia: a primeira é começando por Varsóvia e seguindo para Poznan, Wroclaw e Cracóvia. Ou o trajeto inverso, começando por Cracóvia e terminando em Varsóvia. Este foi o roteiro que eu fiz e acredito que seja a opção mais interessante.
Cracóvia tem um ótimo aeroporto que recebe voos de diversas cidades européias, a cidade também tem um grande centro rodoviário e ferroviário de onde chegam trens de vários cantos da Europa. Eu cheguei em Cracóvia vindo de Copenhagen e deixei o país por Varsóvia indo para Frankfurt na Alemanha.
O roteiro pode ser feito de carro, trem ou ônibus. Eu fiz todo o roteiro de ônibus com a Flixbus e gostei muito. Eu escolhi o ônibus pois tinham melhores horários que o trem. A Flixbus oferece um ótimo serviço com preços bem mais em conta que o trem. E os trechos são curtos, a viagem mais longa foi de Poznan até Varsóvia, um trajeto de 4 horas.
As passagens de trem podem ser compradas no site da Polish Trains e todas as estações de trem são bem localizadas. Em Cracóvia, Wroclaw e Poznan as estações de trem são integradas com as rodoviárias, já em Varsóvia elas ficam mais distantes.
Distâncias e valores das passagens de ônibus
Conforme coloquei abaixo, as distâncias entre as cidades e o tempo de deslocamento entre elas é relativamente curto. Considerando que o trajeto seja feito de ônibus e os valores que eu paguei nas passagens. Mas eventualmente vocês façam esse roteiro de outras formas.
- Cracóvia x Wroclaw: 272 km | Tempo de viagem: 3h00 – Preço: 6 euros
- Wroclaw x Poznan: 180 km | Tempo de viagem: 2h00 – Preço: 4 euros
- Poznan x Varsóvia: 311 km | Tempo de viagem: 4h00 – Preço: 8 euros
Quantos dias ficar na Polônia
Eu fiz esse roteiro em 10 dias e dividi assim: 3 dias em Cracóvia, 2 dias em Wroclaw, 2 dias em Poznan e 3 dias em Varsóvia. Mas dá para fazer em menos tempo, talvez 2 dias em cada cidade completando o roteiro na Polônia em 8 dias.
Como os trajetos são relativamente curtos, eu recomendaria sair cedo de uma cidade para a outra. Assim, é possível aproveitar bem os dias mesmo que vocês tenham menos de 10 dias para fazer o roteiro.
Cidades polonesas
Cracóvia
Cracóvia é a cidade mais visitada da Polônia e o que atrai tanta gente é o seu centro histórico ricamente preservado, as igrejas belíssimas, castelos e o antigo campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau.
Eu não quis visitar Auschwitz-Birkenau, acho pesado demais esse tipo de “passeio”, eu já visitei o antigo Campo de Concentração de Dachau na Alemanha e foi bem marcante. Mas Cracóvia tem muito o que ver e fazer para quem quiser deixar Auschwitz fora do roteiro.
Leia mais:
Como ir do aeroporto de Cracóvia até o centro da cidade
O que fazer em Cracóvia em 3 ou 4 dias
Onde ficar em Cracóvia
O bairro judeu de Cracóvia
Confiram o vídeo com 10 coisas para fazer em Cracóvia.
Wroclaw
Wroclaw ou Breslávia, foi uma das cidades que eu mais gostei. A cidade que surgiu em um conjunto de ilhotas do Rio Odra, hoje é conhecida como a “Veneza da Polônia”. Wroclaw renasceu depois de ser parcialmente destruída no fim da Segunda Guerra Mundial, já foi uma das sedes da Eurocopa de 2012, Capital Europeia da Cultura e recebeu o prêmio de Melhor Destino Europeu de 2018.
Leia mais:
O que fazer em Wroclaw em 2 dias
Os gnomos de Wroclaw
Poznan
Poznan tem um dos centros históricos mais bonitos de toda a Polônia. Localizado no coração do centro histórico, a antiga Praça do Mercado (Stary Rynek), é a parte mais bonita de Poznan com dezenas de casinhas e predinhos coloridos germinados rodeando a imensa praça.
Só para exemplificar mais, a cidade tem também lindas igrejas, parques e até um lago, que se transforma em praia dos poloneses no verão.
Leia mais:
O que fazer em Poznan em 2 dias
Varsóvia
Na minha primeira viagem para a Polônia eu só visitei Varsóvia. Cheguei lá sem pretensões e me surpreendi demais com uma cidade belíssima e bem cuidada. Como eu disse acima, gostei tanto que foi por causa de Varsóvia que eu voltei para fazer o meu roteiro na Polônia.
Destruída parcialmente durante a guerra, Varsóvia foi reconstruída pelos soviéticos no pós-guerra. Aliás, é por conta disso a cidade é uma mistura da tradicional arquitetura polonesa com construções soviéticas e prédios modernos.
Leia mais:
O que fazer em Varsóvia em 3 dias
Vídeo com o que fazer em Varsóvia
Onde ficar em Varsóvia
Dicas para visitar a Polônia
- Moeda: a moeda da Polônia é o Zloty e ela tem a mesma cotação do nosso Real. Isto é, 1 para 1. Mas a melhor moeda para levar para o seu roteiro na Polônia é o Euro e fazer o câmbio assim que chegar no país.
- Custos: a Polônia é um país bem barato, algo que me surpreendeu muito desde a primeira viagem. Dá para se divertir muito sem gastar rios de dinheiro.
- Internet: durante uma boa parte da viagem eu usei o chip da Yes Brasil e depois que a franquia de dados acabou eu comprei um chip da Orange pelo equivalente a 5 reais para 10 gigas de dados 4G. Isso mesmo, você não leu errado, nunca paguei tão pouco em internet.
- Visto: brasileiros não precisam de visto para entrar na Polônia, o país faz parte da União Européia e sendo um país Schengen, o visto de entrada vale para a visitar o país e os países membros por 90 dias.
- Quando ir: a Polônia é gelada no outono e inverno e faz um calor na primavera e verão. Claro, os melhores meses são os mais quentes mas dá para visitar a Polônia em qualquer época do ano.
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Olá Fabrício , adorei este e todos os posts com o roteiro detalhado de cada cidade. Em uma delas vou poder ficar apenas 1 dia, nas outras vou conseguir ficar 2, em qual vc me recomenda ficar menos tempo.
Obrigada
Yrlla
Olá! Fique mais tempo em Cracóvia, é a cidade mais interessante de todas.