Eu preciso confessar que estava devendo para vocês um post com o que fazer em Füssen na Alemanha. Essa pequena cidade é uma das mais bonitas e importantes da famosa Rota Romântica.
Quem já leu o meu post sobre a Rota Romântica no sul da Alemanha, certamente se encantou com Füssen. Apesar de ser uma cidade pequena e muito procurada por quem deseja visitar o magnífico Castelo de Neuschwanstein, Füssen têm muito a oferecer.
Neste post, eu vou te dar todas as dicas com o que fazer em Füssen, tanto para quem deseja fazer um bate-volta, ou para quem pretende passar pelo menos dois dias na cidade.
Leia mais:
Como chegar em Füssen
O que fazer em Munique
Rota Romântica: roteiro completo
Chegando em Munique: imigração, conexão e transporte
O que fazer em Füssen
Centro histórico
Füssen tem um centro histórico pequeno e charmoso, como a maioria das cidades da Bavária. Ruas de pedras com casinhas e lojas que parecem ter saído de algum conto de fadas. Muitas delas abriram restaurantes charmosos, cafés e lojas de souvenir. E no fim do dia tudo fica ainda mais bonito com a iluminação das ruas.
Hohes Schloss
Esse castelo fica coladinho no centro histórico de Füssen, dá para emendar o passeio e conhecer a pé. O Hohes Schloss ou “castelo alto”, fica em uma colina coladinha na margem do Rio Lech e começou a ser construído em 1291 pelo Duque Ludwig.
Hoje o castelo é o lar de uma imensa galeria de arte da Bayerische Staatsgemäldesammlungen (que nome é esse, gente?) e da Städtische Galerie. Além de lindo, o castelo tem mirantes de onde a gente tem uma vista linda de Füssen.
Castelo de Neuschwanstein
Todo mundo que visita Füssen vai em busca do famoso Castelo de Neuschwanstein. Ele é um dos mais famosos cartões postais da Alemanha e um dos castelos mais visitados da Europa.
O Castelo Neuschwanstein surgiu dos sonhos megalomaníacos do Rei Ludwig II, que morreu antes e ver a sua obra máxima concluída. O nome é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, da ópera Lohengrin, de Richard Wagner. Mas o que ajudou a tornar o castelo ainda mais famoso é que ele serviu de inspiração para Walt Disney fazer o castelo da Cinderela. Notou a semelhança?
Leia o post completo sobre o castelo e como fazer a sua visita aqui
Castelo de Hohenschwangau
O castelo é outro importante ponto turístico de Füssen, porém, bem mais vazio que o vizinho famoso, o Castelo de Neuschwanstein. Ele fica no alto da colina da pequena vila Hohenschwangau, distante 4 quilômetros do centro de Füssen.
Além de lindo, a experiência ao visitar o castelo é bem mais abrangente do que o Neuschwanstein, pois aqui a gente consegue visitar os aposentos reais e salas e salões da imensa construção. E o que mais impressiona é o nível de conservação dos móveis e de quase uma centena de murais que foram pintados a partir de 1835 e que contam lendas germânicas.
Geralmente a visita ao Castelo de Hohenschwangau é combinada com o Castelo Neuschwanstein, já que um fica praticamente ao lado do outro e o ingresso para os dois castelos é mais barato.
Mais informações no site oficial
Sugestão de roteiro
Se você pretende fazer um bate-volta, tente chegar cedo em Füssen. Vá direto para o Castelo Neuschwanstein, a visita é demorada pois o lugar é grande. Vale a pena focar nele ao invés de tentar conhecer mais de um castelo. Antes de ir embora, recomendo uma visita rápida ao centro histórico de Füssen.
Se você pretende ficar pelo menos uma noite na cidade, recomendo conhecer Füssen no primeiro dia, incluindo o Hohes Schloss. No segundo saia bem cedo para conhecer o Castelo Neuschwanstein e depois o Castelo de Hohenschwangau.
Eu recomendo muito que vocês fiquem pelo menos uma noite em Füssen para conhecer tudo em dois dias.
Como chegar em Füssen
A maioria das pessoas que visitam Füssen saem de Munique, distante 130 km, é a maior e mais procurada cidade da região e o melhor ponto de partida para conhecer a cidade.
Você pode alugar um carro, é um boa opção para que viaja em família e quer ter um pouco mais de mobilidade para fazer paradas nas pequenas vilas a longo do caminho. E dirigir na Alemanha é ótimo, as estradas são uma das melhores do mundo.
Você pode também contratar um tour saindo de Munique ou usar o transporte público, que é extremamente eficiente e a melhor opção é ir de trem, além de ser mais barato.
Os trens até Füssen saem de hora em hora da estação central de trens de Munique (Hauptbahnhof), a viagem dura em média 2 horas e é bem tranquila e confortável.
Cada trecho varia entre 20 e 30 euros, dependendo do horário e podem ser comprados no site da Deutsche Bahn.
Aqui no blog tem um post onde eu explico como comprar direto no site da DB:
Como comprar passagens na Alemanha no site da DB
Você também pode comprar a passagem direto nas máquinas de autoatendimento na estação. O procedimento é simples, as máquinas possuem vários idiomas disponíveis: inglês, espanhol, francês, italiano, turco e claro, alemão.
Depois de selecionar o idioma, basta escolher o tipo de bilhete: ponto a ponto (ideal para viagens dentro da cidade) ou “all offers” para escolher por outro tipo de bilhete mais adequado.
Eu recomendo comprar o Bayern Ticket, que permite diversas viagens de trem e alguns ônibus pela Bavária com um único passe, e que pode ser até 50% mais econômico que comprar a viagem trecho a trecho.
Depois de comprar o bilhete, basta verificar nos vários painéis da estação em qual plataforma o próximo trem partirá, tente chegar uns 20 minutos antes para pegar um bom lugar, as poltronas não são numeradas.
A melhor região de Füssen para se hospedar é no centro histórico ou no entorno dele.
No centro da cidade eu recomendo o Luitpoldpark-Hotel, fica pertinho de tudo. Dá para ir a pé até a estação de trens. Também recomendo o Hotel Hirsch, super confortável e com um ótimo custo-benefício.
Para quem não quiser arriscar ou prefere hotéis de rede, no centro de Füssen fica o Best Western Plus Hotel Füssen.
Saindo um pouco do centro, existem hotéis super charmosos e mais baratos. Mas é uma opção melhor para quem está de carro, mas nada impede também de usar um táxi ou Uber, não é?
Nesta região fica o sensacional Hotel Maximilian, pertinho do Lago Forggensee, um dos lugares mais lindos de Füssen.
Neste link você pode consultar todos os hotéis da região
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Fabricio, boa tarde. Curtindo muito suas dicas.
Queria te fazer uma pergunta. Estamos vinda de carro de Lucerna e optei em ficar em Fussen para não dirigir mais 130 km no mesmo dia.
Reservei 3 dias no Best Western, conforme sua sugestão e faremos um Bate volta num dos dias até Munique.
O que você acha, melhor ficar em Munique e fazer bate volta a Fussen ou como estamos fazendo, base em Fussen neste 3 dias .
Obrigada
Luisa Belazi
Oi Luisa, tudo bem? Eu acho melhor ficar em Munique e fazer um bate-volta até Fussen. Pois Munique tem bem mais coisas pra ver do que Fussen. Por outro lado, Fussen é uma cidade bem mais tranquilo pra ficar, se você busca tranquilidade, pode ser uma boa opção.