Eu estava devendo para vocês um post detalhado explicando onde ficar em Berlim. Pois bem, estou aqui para pagar a minha dívida e te ajudar muito na hora de escolher onde ficar na capital da Alemanha.
Berlim é uma cidade fascinante, uma das minhas favoritas na Europa, um lugar onde a gente praticamente caminha na história recente do nosso mundo. Aqui no blog tem vários posts sobre Berlim e um guia super completo:
Lá tem dois roteiros completos, posts sobre os pontos turísticos mais procurados, como usar o metrô de Berlim, quando visitar e muito mais. Vale a leitura.
Onde ficar em Berlim
Berlim tem uma rede metroviária e ferroviária incrível, que chega a todos os pontos da cidade e ajuda muito na locomoção. Por isso, a primeira regra para escolher onde ficar em Berlim, é perto de alguma estação de metrô (U-Bahn) ou trem (S-Bahn).
Mas vale ficar ligado para não se hospedar muito distante também e gastar muito tempo indo e vindo todos os dias do seu hotel ou hostel.
Duas regiões que eu adoro em Berlim é Mitte e Tiergarten. São áreas mais centrais em relação aos pontos turísticos. Tem abundância de transporte público e dá para fazer muitos passeios a pé.
É nessa região também que fica a Hauptbahnhof, a estação central de trens de Berlim. De onde chegam os trens vindos de outras cidades da Alemanha e de outros países, além dos trens que vem do aeroporto Schoenefeld. A estação é nova e moderna, parece com um imenso shopping e tem ótima conexão com o trem e o metrô.
Como eu chegaria a Berlim e também partiria por essa estação, eu me hospedei no Meininger Hotel Berlin Hauptbahnhof, do lado da estação e pertinho do Portão de Brandemburgo e do Reichstag. O quarto não muito grande, mas era super confortável, com um bom banheiro e um excelente café da manhã.
Nessa mesma região, tem outros bons hotéis que eu conheço e recomendo. E todos são muito bem localizados:
Meliá Berlin
Arte Luise Kunsthotel
Hotel Augustinenhof
Outros bairros bacanas e que tem hotéis mais baratos são Prenzauler Berg (veja a lista de hotéis aqui) e Charllottenburg (veja a lista de hotéis aqui). Prenzauler Berg tem muitos bares, restaurantes e fácil acesso ao metrô, assim como Charllottenburg.
Ambos não ficam longe das áreas turísticas e tem opções mais econômicas de hospedagem.
Veja mais opções de hospedagem em Berlim
Ou encontre ofertas na caixa abaixo:
Reserve aqui seus passeios em Berlim
Chegando em Berlim pelo Aeroporto Shonefeld
Como usar o metrô de Berlim
Qual é a melhor época para visitar Berlim
Quantos dias ficar em Berlim
Onde ficar em Berlim
O que fazer em Berlim (roteiro de 3 ou 4 dias)
A Ilha dos Museus em Berlim
Como visitar o Muro de BerlimComo é a visita ao Check Point Charlie
Roteiro do Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
Roteiro em Berlim Oriental
Muro de Berlim e a East Side Gallery
Tempelhof: o aeroporto de Hitler que virou parque
Tiergarten: uma ilha verde no coração de Berlim
Reservando um serviço com um dos parceiros do blog, você ajuda o Vou na Janela a produzir mais conteúdo e não paga nada a mais por isso. O Vou na Janela só recomenda empresas e serviços em que confia.
Com certeza Berlim é um dos lugares mais incríveis que já fui. Uma cidade de mente aberta, artística, preocupada com o meio ambiente e muito livre. A cidade é linda, mas sem parecer “de brinquedo”.
Se me permite, colocaria mais dois bairros ótimos para hospedar (com bons hostels, Airnbnbs e hotéis pequenos): Kreuzberg – bem localizado, moderninho, hipster (leia-se gentrificado) e Neukolln (mais distante, porém bem autêntico e com ótimos pubs).